6 causas dos sons do joelho e como superá-los

Você já sentiu um estalo no joelho durante as atividades? Por exemplo, ao caminhar, fazer exercícios, subir escadas ou mesmo apenas dobrar ou esticar as pernas. No mundo médico, essa condição é conhecida como crepitação ou crepitação. O rangido do joelho geralmente é inofensivo, mas alguns problemas de saúde podem causar dor no joelho quando ele range. Se a dor e o zumbido no joelho persistirem, é uma boa ideia consultar um médico imediatamente.

Causas de zumbido no joelho

A condição do joelho parece normal, não acompanhada de outras queixas no joelho. Por outro lado, existem várias causas para a dor no joelho e o zumbido frequente pode exigir cuidados e tratamentos médicos especiais.

1. Bolhas de gás

O gás pode se acumular ao redor da articulação do joelho e formar pequenas bolhas no líquido sinovial. Essas bolhas podem estourar, fazendo com que o joelho emita um som quando dobrado ou movido. No entanto, não é doloroso.

2. Alongamento de ligamentos e tendões

Os ligamentos e tendões ao redor do joelho podem ser ligeiramente alongados à medida que passam pela pequena saliência óssea. Quando o joelho é retornado à sua posição original, você pode ouvir o joelho 'estalar', mas não doer.

3. Variações na forma do joelho

Cada pessoa pode ter uma forma corporal diferente, incluindo a forma do tecido e os componentes que constituem o joelho. Essa condição pode ser congênita ou ocorrer com a idade, como trauma ou anormalidades no crescimento do joelho. Como resultado, algumas pessoas podem sentir estalos nos joelhos quando dobrados e ter um joelho mais alto do que os joelhos da maioria das pessoas.

4. Lesão

Dor no joelho e rangidos frequentes também podem ser causados ​​por trauma ou podem ser um sinal de lesão. O joelho também é uma das partes do corpo que estão sujeitas a lesões e impactos fortes ao cair. Algumas lesões que causam ruídos no joelho ou no joelho incluem rompimento do osso meniscal, condromalácia patelar e síndrome da dor na rótula (síndrome patelofemoral).

5. Artrite

A artrite é uma das causas mais comuns de crepitação no joelho. Embora geralmente afete pessoas na faixa dos 50 anos, essa condição pode realmente ser experimentada por qualquer pessoa. A artrite ocorre quando a cartilagem do joelho se desgasta com o uso. Isso causa inflamação, de modo que o joelho dói e costuma fazer barulho ao ser movido. Quem sofre de artrite pode ter dificuldade para se mover porque o joelho dói quando soa e interfere nas atividades diárias.

6. Pós-operatório

A cirurgia no joelho também pode ser uma causa de crepitação no joelho. Isso pode ocorrer quando o procedimento causa mudanças na condição do joelho, de modo que o joelho ou joelho emite um som ao ser movido após a cirurgia. [[Artigo relacionado]]

Devem ser tratados os rangidos do joelho?

Ruídos no joelho são geralmente uma condição normal que não é perigosa se não for acompanhada por vários outros sintomas. No entanto, se você também sentir que seu joelho dói quando toca, essa condição deve ser tratada imediatamente. Dor no joelho e rangidos frequentes indicam um distúrbio que pode exigir atenção médica. Seu médico fornecerá as opções de tratamento mais adequadas para sua condição. Se sentir que seus joelhos doem ao clicar, você pode prevenir o desenvolvimento de artrite fazendo algumas coisas recomendadas por especialistas.
  • Mantenha o peso corporal ideal
  • Usando compressas quentes e gelo para reduzir a inflamação
  • Fisioterapia e exercícios para fortalecer os músculos que sustentam as articulações e aumentam a amplitude de movimento
  • Pratique regularmente esportes de baixo impacto que não sobrecarreguem seus joelhos, como caminhar, nadar, andar de bicicleta, ioga ou tai chi
  • Comer alimentos saudáveis
  • Evite produtos de tabaco.
Se necessário, você pode ser aconselhado a se submeter a uma terapia cognitivo-comportamental. Os médicos também podem recomendar o uso de medicamentos e suplementos, incluindo o consumo de suplementos nutricionais nas articulações, a administração de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides e / ou medicamentos prescritos na forma de injeções de esteroides nas articulações.

O que acontece se essa condição não for tratada?

Joelhos que costumam zumbir são considerados com maior risco de desenvolver artrite. Ruídos no joelho sem dor geralmente não requerem tratamento especial. No entanto, um estudo mostra que o joelho que faz mais barulho tem um risco maior de desenvolver artrite ou artrite no futuro. Portanto, você deve sempre manter a condição de seus joelhos tomando os cuidados sugeridos acima. Você também precisa visitar um médico imediatamente se sentir sintomas de dor no joelho quando ele soa. A condição de dor no joelho e rangidos frequentes que são ignorados podem causar danos mais graves. O tratamento tardio para artrite ou outros danos na articulação do joelho pode exigir cirurgia ou substituição do joelho. Se você tiver dúvidas sobre problemas de saúde, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play.