Durante esse período, algumas pessoas costumam pensar que psiquiatras e psicólogos têm a mesma profissão. Embora ambos ajudem a lidar com os problemas mentais que você está enfrentando, os psiquiatras e psicólogos têm diferentes papéis e maneiras de lidar com a saúde mental. Então, quando você deve ir ao psiquiatra e quando você deve ir ao psicólogo?
Qual é a diferença entre um psicólogo e um psiquiatra?
Psicólogos e psiquiatras têm a mesma tarefa, que é ajudar a superar problemas de saúde mental. Por trás das semelhanças entre os dois, psicólogos e psiquiatras têm muitas diferenças. O psiquiatra é um especialista em saúde mental que fornece serviços de terapia e aconselhamento. Enquanto isso, os psicólogos são graduados em psicologia que fornecem aconselhamento e terapia para ajudar a superar problemas de saúde mental. Geralmente, os psiquiatras tratam pacientes de saúde mental que precisam de tratamento adicional. O tratamento consiste em antidepressivos, estabilizadores de humor, medicamentos antipsicóticos e sedativos. Os psicólogos não têm permissão para prescrever medicamentos e geralmente só ajudam a resolver os problemas de saúde mental do paciente com psicoterapia. Além disso, os psicólogos também não podem encaminhar os pacientes para hospitais como os psiquiatras.Quando consultar um psiquiatra?
Os psiquiatras tratam de pacientes com problemas mentais que precisam de tratamento adicional. Algumas condições que exigem que você consulte um psiquiatra incluem:- Esquizofrenia
- Depressão maior
- Transtorno bipolar
- Transtornos de ansiedade
- PTSD (transtorno de estresse pós-traumático)
- TDAH (um problema de saúde mental que torna difícil se concentrar, hiperativo e se comportar impulsivamente)