7 causas do estômago Estômago, como superá-lo?

Quase todo mundo pode ter experimentado um estômago inchado. Essa condição ocorre quando muito ar é engolido ou gás é formado durante a digestão dos alimentos. Além disso, comer demais também pode deixar o estômago cheio. Geralmente, essa condição não é um problema sério, mas pode causar desconforto. No entanto, se ocorrer continuamente ou for muito doloroso, pode ser um sinal de um problema perigoso.

Causas de um estômago inchado

O inchaço é geralmente descrito como sensação de plenitude, tensão, distensão, rigidez ou dor no abdômen. Essa condição também costuma ser acompanhada por outros sintomas, como ronco estomacal, arrotos frequentes e peidos excessivos. O inchaço do estômago pode ocorrer tanto em crianças quanto em adultos. As causas do estômago inchado, incluindo:

1. Acúmulo de gás

O acúmulo de gases no trato digestivo é uma das causas mais comuns de distensão abdominal. O gás é formado quando seu trato digestivo processa alimentos ou você engole mais ar. Pode ser desencadeada por comer e beber muito rápido, mascar chicletes, fumar, usar dentaduras soltas e segurar peidos.

2. Dispepsia

A dispepsia é uma condição que causa desconforto ou dor abdominal. Essa condição geralmente dura pouco tempo. Os gatilhos para a dispepsia incluem comer demais, beber muito álcool, tomar medicamentos que irritam o estômago (ibuprofeno) e comer alimentos picantes ou ácidos.

3. Constipação

A constipação ou prisão de ventre também pode causar um estômago inchado devido ao acúmulo de sujeira e gases no trato digestivo. A constipação ocorre quando você não evacua há 3 dias ou tem dificuldade para evacuar. Essa condição pode ser desencadeada por não consumir fibras suficientes, desidratação, distúrbios intestinais, deficiências nutricionais como magnésio, certos medicamentos e gravidez.

4. Intolerância alimentar

Pessoas com intolerâncias alimentares também podem sentir inchaço após comer certos alimentos. Por exemplo, pessoas que são intolerantes à lactose ou alérgicas ao glúten. Geralmente, essa condição também pode ser acompanhada por dor abdominal e diarreia.

5. Infecções gastrointestinais

O inchaço do estômago também pode ser causado por infecções digestivas devido a infecções bacterianas, como Escherichia coli ou Helicobacter pylori, e infecções virais, como norovírus ou rotavírus. Essa condição pode ser acompanhada por diarreia, náuseas, vômitos e dor abdominal. Em casos graves, ocorrem febre e fezes com sangue.

6. Indigestão crônica

Os distúrbios digestivos crônicos, como a síndrome do intestino irritável (SII) e a doença de Crohn, podem causar inchaço no estômago. Essa condição pode causar inflamação no trato digestivo. Além de gases estomacais, distúrbios intestinais crônicos também podem desencadear diarreia, vômitos e perda súbita de peso.

7. Distúrbios ginecológicos

Alguns distúrbios ginecológicos podem causar problemas estomacais. Algumas mulheres que sofrem de endometriose se queixam de cólicas e inchaço. Isso ocorre quando o revestimento do útero se fixa ao estômago ou aos intestinos. Várias outras condições, como gastroparesia, cálculos biliares e câncer de cólon, também podem fazer o estômago se sentir cheio. [[Artigo relacionado]]

Como lidar com um estômago inchado

Em muitos casos, o inchaço do estômago pode desaparecer apenas com um tratamento caseiro. Existem várias maneiras de lidar com um estômago inchado que você pode tentar, a saber:
  • Tomar medicamentos de venda livre, como antiácidos ou salicilato de bismuto
  • Aplicando bálsamo no estômago
  • Beba água morna
  • Comer hortelã-pimenta
  • Tome laxantes para aliviar a constipação
Além disso, você também pode fazer uma massagem abdominal suave para empurrar para fora o gás preso no trato digestivo. Faça isso por 15 minutos aproximadamente duas vezes ao dia até que a dor desapareça. No entanto, se depois de fazer os métodos acima a sensação de inchaço não passar ou piorar, você deve consultar um médico. O médico fará um diagnóstico e determinará o tratamento certo para as queixas que você sente.