7 causas de catarro na garganta, mas não na tosse

Há catarro na garganta, mas não há tosse. É isso que você está sentindo? O aparecimento de catarro na garganta certamente o torna desconfortável. A questão é: por que a garganta está com catarro, mas não está tossindo?

O que é catarro?

Fleuma é o muco produzido pelo corpo todos os dias. A expectoração tem uma textura espessa e escorregadia e contém vários elementos, como sal, água e outras células. A expectoração serve para lubrificar a garganta e os seios da face (cavidades de ar no nariz) para que a umidade seja mantida. O aparecimento de catarro também é o mecanismo natural do corpo para repelir elementos estranhos que desencadeiam infecção ou irritação. É por isso que doenças infecciosas como a gripe fazem você ter sintomas de tosse e expectoração. [[Artigo relacionado]]

Há catarro na garganta, mas não há tosse, por quê?

Garganta com catarro, mas sem tosse, pode ser causada por uma reação alérgica. O aparecimento de catarro na garganta é normal. No entanto, há momentos em que a produção de catarro se torna excessiva. Como resultado, você continua a tossir catarro na garganta, embora não tenha os sintomas habituais de tosse. A seguir estão os motivos pelos quais você não está tossindo, mas com catarro na garganta:

1. Sinusite

A sinusite é a inflamação das cavidades dos seios da face que causa o inchaço. As infecções bacterianas e fúngicas são geralmente a causa raiz deste problema médico. A sinusite pode causar a compressão das passagens dos seios da face. Além disso, o corpo produz muco excessivo em resposta à infecção. O acúmulo de catarro na garganta em casos de sinusite vai piorar se você dormir de costas. É claro que isso o deixará desconfortável porque sua garganta dói e você tem dificuldade para dormir bem.

2. Alergias

A causa do catarro na garganta, mas nenhuma tosse subsequente, é a alergia. Alergia é uma condição em que o sistema imunológico detecta por engano substâncias ou objetos estranhos que entram no corpo. Pelo sistema imunológico, substâncias ou objetos estranhos são considerados uma ameaça, de modo que o corpo reage imediatamente de forma excessiva, liberando compostos de histamina. A histamina é o que então produz uma reação alérgica. Existem várias reações alérgicas e uma delas é o aumento da produção de catarro na garganta. Conforme relatado na página da Cleveland Clinic , As reações alérgicas na forma de produção excessiva de catarro podem ser desencadeadas por alérgenos ambientais (poeira, pólen, etc.) ou alergias alimentares.

3. Infecção

Não tosse, mas catarro na garganta também pode indicar que seu corpo está sendo infectado. A produção excessiva de catarro é o mecanismo natural do corpo para se livrar de partículas estranhas, nomeadamente bactérias ou vírus, que querem infectar o corpo.

4. Irritação da garganta

A irritação da garganta é outro motivo pelo qual a garganta apresenta catarro sem tosse. Existem vários fatores que causam irritação na garganta, incluindo:
  • Exposição à poluição de gases tóxicos.
  • Consumir laticínios.
[[Artigo relacionado]]

5. Refluxo ácido gástrico

Doença de refluxo ácido ou doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) também é a razão pela qual você não tosse, mas catarro na garganta. A DRGE é um problema crônico de saúde que ocorre quando o ácido do estômago sobe para o esôfago (esôfago) devido a uma válvula esfíncter que não está funcionando normalmente. A válvula esfincteriana é um anel de músculo que separa o esôfago (garganta) e o estômago. O aumento do ácido gástrico para o esôfago causa irritação. Essa irritação então desencadeia a produção de catarro em excesso.

6. Remédios

O efeito colateral do uso de certos medicamentos também pode desencadear a produção de catarro na garganta. Os medicamentos em questão incluem:
  • Medicamentos anti-hipertensivos
  • Drogas quimioterápicas

7. Meio ambiente e estilo de vida

O ambiente e o estilo de vida também são fatores que desencadeiam catarro na garganta, mas não tosse. Esses fatores incluem:
  • Sala seca.
  • Beba menos água.
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas, café e chá.
  • Fumaça.

Como lidar com catarro na garganta, mas sem tossir

Garganta com catarro sem sintomas de tosse geralmente não é um problema sério. Você pode tratar o catarro com medicamentos de venda livre (OTC) ou simplesmente cuidar de si mesmo em casa.

1. Drogas

Remédio para tosse com expectorante dilui catarro na garganta Os medicamentos para ajudar a eliminar catarro na garganta consistem em 2 (dois) tipos, ou seja, medicamentos sem receita e medicamentos prescritos.
  • Remédio grátis. Você pode tomar guaifenesina, que é um expectorante. Este medicamento atua afinando o catarro de modo que seja fácil de expelir.
  • Medicamentos prescritos. Em alguns casos, você pode precisar de um medicamento de prescrição do seu médico para tratar o catarro. Os medicamentos comumente prescritos são do grupo mucolítico, como solução salina hipertônica e alfa dornase. Além disso, o médico também administrará antibióticos se a expectoração for causada por uma infecção bacteriana.

2. Cuidado natural

Beber água ajuda a diminuir o catarro Enquanto isso, você também pode fazer isso sozinho como se livrar do catarro na garganta, mas não tossir em casa:
  • Gargareje com água salgada.
  • Ajuste a umidade da sala com umidificador, ou desligue o ar condicionado da sala.
  • Beba bastante água para evitar a desidratação.
  • Durma com a cabeça mais alta que o corpo
  • Evite medicamentos descongestionantes.
  • Evite fatores que desencadeiam catarro (fumaça de cigarro, poeira, perfume, etc.)
[[artigos relacionados]] Se quiser consultar mais informações sobre o tratamento de uma garganta com catarro, mas sem tosse, você pode conversar com o médico por meio do aplicativo de saúde SehatQ. Baixe Agora na App Store e no Google Play.