Unhas encravadas graves, esta é a forma correta de tratamento

A unha encravada não é uma doença com risco de vida, mas deve ser tratada imediatamente para que não se torne uma unha encravada grave. O que é uma unha encravada severa e como você trata uma unha encravada severa? Graves unhas encravadas são inflamação da pele ao redor das unhas dos pés e das mãos. As causas variam, desde infecções bacterianas (Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes, Pseudomonas, etc.), vírus (Herpes simplex), para fermento (Candida albicans) Bactérias, vírus e leveduras podem entrar entre as unhas quando você sofre uma lesão, por exemplo, depois de cortá-las (incluindo manicure / pedicure) de maneira inadequada. Essa condição também pode ocorrer em pessoas que têm o hábito de roer a ponta das unhas ou a pele ao redor das unhas, ou em crianças que chupam o dedo com frequência. Graves unhas encravadas também podem aparecer devido ao crescimento de uma unha perfurando a pele (unhas encravadas) ou instalação inadequada de pregos artificiais. O uso de certos medicamentos, como retinóides orais (acitretina e isotretinoína), também pode causar essa infecção.

Sinais de unha encravada severa

O surgimento de uma dor como formigamento ao redor da unha que surge repentinamente pode ser um sintoma precoce de que você tem unhas encravadas intensamente. Além disso, você também pode sentir outros sintomas, como:
  • A pele ao redor da unha fica vermelha e dolorida
  • Há uma bolsa de pus ao redor da unha
  • Mudanças na forma, cor e textura das unhas
  • Se for muito grave, a unha pode separar-se da pele.
Unhas encravadas graves podem aparecer repentinamente (agudas), mas podem se desenvolver lentamente (crônicas). A dor nas unhas encravadas é geralmente intensa, ocorre repentinamente e afeta apenas uma unha. Enquanto isso, a dor nas unhas encravadas crônicas não é tão dolorosa quanto nas unhas encravadas. No entanto, você também pode encontrar a cutícula (pele fina na base da unha) descascando, a unha parece macia ou ondulada e aparece em várias unhas ao mesmo tempo.

Como tratar unhas encravadas graves

O tratamento de uma unha encravada grave dependerá da extensão da infecção, da sua causa e do tipo de unha encravada aguda ou crônica. Quando a unha encravada não é grave (por exemplo, não há bolsa de pus), você pode simplesmente mergulhar o dedo afetado em água morna 3-4 vezes ao dia. No entanto, em casos graves de unha encravada, pode não ser mais eficaz. Portanto, você pode fazer tratamentos como:
  • Usar antibióticos tópicos, como dicloxacilina ou clundamicina, se a unha encravada grave for causada por uma infecção bacteriana.
  • Usar medicamentos antifúngicos, como clotrimazol ou cetoconazol, se a unha encravada grave for causada por infecção por fungos.
Se uma bolsa de pus se formou na unha encravada, o médico pode limpá-la antes de aplicar o medicamento em questão. A limpeza desse pus pode ser feita com a injeção de um anestésico local primeiro; em seguida, sua pele será cortada para que todo o pus possa sair. Se sua unha encravada grave for crônica, o tratamento pode levar semanas ou até meses. Durante o período de tratamento, é muito importante que você mantenha suas unhas limpas e secas e higiênicas. [[Artigo relacionado]]

As unhas encravadas graves podem ser evitadas?

As unhas encravadas graves podem ser curadas, mesmo que demore muito tempo. Essa condição também raramente ocorre repetidamente com recaída de alias, especialmente se você fizer as seguintes ações preventivas:
  • Não corte as cutículas ao aparar as unhas
  • Evite cortar unhas muito curtas
  • Não roa as unhas
  • Mantenha suas unhas secas e limpas
  • Aplique hidratante na unha se suas unhas parecerem secas e rachadas
  • Controlar os níveis de açúcar no sangue (em pacientes com indigestão crônica devido ao diabetes).
Se sua unha encravada grave não desaparecer após os tratamentos acima, verifique com seu médico para obter o tratamento correto.