Torus Palatinus é um pedaço de osso no céu da boca. Quais são as causas e os sintomas?

Torus palatinus é uma protuberância no céu da boca devido ao crescimento excessivo do osso. A questão é: o torus palatinus é perigoso? Saiba mais sobre o toro palatino, a partir das causas, sintomas e tratamento abaixo.

Torus palatinus é causado por quê?

Na verdade, o toro palatino tende a não causar dor ou sintomas físicos visíveis. Mas, ainda assim, para descobrir como tratá-lo, é claro que primeiro devemos identificar a causa desse toro palatino. Na verdade, os pesquisadores ainda não sabem exatamente o que causa o toro palatino. No entanto, eles suspeitam de fatores genéticos como "os culpados". Não é de admirar que o toro palatino possa ser transmitido de pai para filho. Além disso, existem várias causas do toro palatino que também podem resultar no aparecimento de protuberâncias ósseas no céu da boca:
  • Hábito alimentar

Os pesquisadores descobriram que o torus palatinus era mais freqüentemente sentido por pessoas que gostam de comer grandes quantidades de peixes marinhos, como os do Japão, Croácia e Noruega. Porque o peixe marinho contém muita vitamina D e gorduras insaturadas. Ambos são componentes importantes necessários ao crescimento ósseo.
  • Hábito de ranger os dentes

Alguns pesquisadores acreditam que o toro palatino é causado pelo hábito de ranger os dentes. No entanto, nem todos os pesquisadores acreditam que esse hábito pode causar toro palatino. Portanto, mais pesquisas ainda são necessárias.
  • Aumento da densidade óssea

A próxima causa do toro palatino é um aumento na densidade óssea. Em um estudo, os pesquisadores descobriram que as mulheres que estão na fase pós-menopausa e têm toro palatino, têm maior densidade óssea. As três causas do toro palatino acima ainda precisam de mais investigações. Porque nem todos os pesquisadores concordam com as causas do toro palatino acima.

Sintomas de toro palatino

Torus palatinus não causa dor, mas torna difícil comer. O principal sintoma do toro palatino é o aparecimento de uma protuberância óssea no céu da boca. No entanto, como são as características?
  • Localizada no meio do palato
  • Os tamanhos variam, de 2 a 6 mm
  • A forma também varia, como plana, oval e até um caroço que é separado em dois
  • Cresce muito lentamente, geralmente começa a aparecer na puberdade e só será sentido na idade adulta
Com a idade, o torus palatinus também pode parar de crescer e, em alguns casos, o torus palatinus pode até desaparecer. Embora não seja perigoso, você pode consultar um médico se se sentir desconfortável com a presença desse caroço.

Quem corre risco de desenvolver torus palatinus?

De acordo com a pesquisa, o torus palatinus pode atacar qualquer pessoa, incluindo homens e mulheres. No entanto, no estudo, as mulheres eram mais propensas a ter um torus palatinus, enquanto os homens eram mais propensos a torus mandibularis (um caroço perto da língua). Torus palatinus também pode atacar qualquer faixa etária, de crianças a adultos. Mesmo assim, o crescimento do novo torus palatinus irá "amadurecer" na idade adulta.

Como diagnosticar toro palatino?

Se a protuberância do toro palatino for grande o suficiente, você mesmo pode estar ciente de sua existência. No entanto, se o nódulo for pequeno, geralmente a condição não é sentida e só será conhecida durante um exame de rotina ao dentista. Além disso, nem sempre pense no crescimento de caroços em seu corpo como um câncer. No entanto, também não o subestime. Você pode consultar um médico sobre todos os tipos de caroços que aparecem em qualquer parte do corpo.

O torus palatinus pode ser tratado?

O toro palatino pode ser tratado com cirurgia. O tratamento para o torus palatinus geralmente não é recomendado, a menos que o torus palatinus esteja interferindo em suas atividades de vida. Normalmente, a cirurgia será realizada se o toro palatino:
  • Torna difícil para você colocar dentaduras
  • Interferir na capacidade de mastigar, beber, falar
  • Tem pedaços de osso que arranham a língua quando você mastiga.
Tenha cuidado, o toro palatino não possui vasos sanguíneos, por isso o processo de cicatrização demorará muito quando houver lesão. A cirurgia será realizada sob anestesia local. O cirurgião fará uma incisão no centro do nódulo do toro palatino e removerá o osso que está causando o nódulo. O risco desta operação é muito baixo, mas existem alguns problemas que surgem, como inchaço, sangramento e infecção. O processo de cicatrização levará de 3 a 4 semanas. Para minimizar o desconforto, o cirurgião administrará analgésicos. Normalmente, você também será aconselhado a comer alimentos de textura macia e gargarejar com água salgada (para prevenir infecções).

Quando um caroço no céu da boca deve ser tratado pelo médico?

Qualquer pessoa que apresentar um toro palatino ou o aparecimento de um caroço no céu da boca deve consultar imediatamente um médico e fazer um check-out. Se os seguintes sintomas aparecerem, vá ao hospital imediatamente e informe o médico:
  • O aparecimento de um novo caroço
  • O caroço dói
  • O crescimento de um caroço no céu da boca causando dificuldade para engolir ou falar
  • Um caroço que não desaparece por várias semanas
  • Mudanças na textura e cor dos caroços no céu da boca
  • Sangrando
  • Dor na boca
  • Mal hálito
  • Dentes quebrados.
Ao conhecer os vários sintomas acima, o médico pode determinar com precisão a causa do caroço no céu da boca. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ:

O toro palatino é indolor e não maligno. Muitos pacientes ainda vivem saudáveis, apesar de sofrerem de toro palatino. Mas, se a presença dele incomoda, não custa nada vir ao médico para pedir o melhor tratamento.