Qual é a diferença entre ODP, PDP e Suspeito de Corona em casos COVID-19 na Indonésia?

Ler notícias sobre o desenvolvimento de casos COVID-19 na Indonésia torna você provavelmente familiarizado com os termos ODP e PDP, bem como suspeitos (suspeito) Em geral, ODP, PDP e Suspek são termos para agrupar pessoas que são suscetíveis a serem infectadas com o vírus Corona porque tiveram contato direto com pacientes positivos, retornaram recentemente de viagens entre regiões (áreas especialmente vulneráveis) ou estiveram exposto ao vírus corona de outra possibilidade. No entanto, você sabe a diferença entre ODP, PDP e suspeito?

A diferença entre ODP, PDP e suspeita de vírus corona

Antes de alguém ser declarado um paciente positivo para infecção por COVID-19, ele geralmente se enquadrará em um desses três grupos. Esses três termos foram criados para classificar o risco e o aparecimento de sintomas em pessoas que podem ou já foram expostas ao vírus Corona (SARS-CoV-2). Exemplos de pessoas que serão incluídas nesses grupos são aquelas que acabaram de retornar do exterior e que tiveram contato direto com pacientes com corona positiva. A concessão de ODP, PDP e status de suspeito é obtida a partir do processo de rastreamento realizado pelo governo, vinculando os dados existentes no campo. Os pacientes que se enquadram em um dos três grupos serão notificados pelas autoridades de saúde em questão e geralmente são instruídos a passar por uma quarentena de 14 dias. Para não ser confundido e mal compreendido, aqui estão as diferenças entre ODP, PDP e suspeita de vírus corona:

1. ODP

ODP significa Pessoas sob monitoramento. Uma pessoa pode ser classificada como ODP se tiver viajado para outro país que é o centro da propagação do vírus corona. Você também será classificado como um ODP se tiver contato direto com um paciente que é positivo para Corona. As pessoas que se enquadram neste grupo são aquelas que não mostraram sintomas de infecção por COVID-19.

2. PDP

PDP significa Pacientes sob supervisão. Isso significa que as pessoas que se enquadram nessa categoria foram tratadas por profissionais de saúde (como pacientes) e apresentam sintomas de doenças como febre, tosse, coriza e falta de ar. 3. Suspeito Um suspeito corona é uma pessoa com forte suspeita de contrair uma infecção por COVID-19 porque teve contato próximo com um paciente positivo e apresenta sintomas de infecção. As pessoas que se enquadram nesta categoria serão examinadas usando dois métodos, ou seja, Reação em Cadeia da Polimerase (PCR também conhecida).teste de cotonete) e sequenciamento do genoma. Este exame é realizado para verificar o estado da infecção corona no corpo do suspeito, se é positivo ou negativo. • Atualizações AO VIVO:Os últimos desenvolvimentos em relação à infecção pelo vírus corona na Indonésia • Guia de manuseio: Lista de hospitais na Indonésia para lidar com COVID-19 • Dicas de prevenção:O distanciamento social é eficaz para retardar a propagação da infecção pelo vírus corona

O Ministro da Saúde Terawan corrige o uso dos termos ODP e PDP

Por meio do Decreto do Ministro da Saúde número HK.01.07 / Menkes / 413/2020 referente às Diretrizes para a Prevenção e Controle da Doença por Coronavírus 2019 (Covid-19) que foi assinado em 13 de julho de 2020 ontem, o Ministro Terawan corrigiu oficialmente o termo pessoa sob monitoramento (ODP), pacientes em vigilância (PDP) e pessoas assintomáticas (OTG) com uma nova definição. Terawan agora define o termo ODP como pessoas com "contato próximo", PDP como "casos suspeitos" e OTG como casos confirmados assintomáticos. Ao lançar o Kompas, o seguinte é uma explicação de cada um dos significados dos novos termos:

1. Caso suspeito (antigo PDP)

Um caso suspeito é uma nova definição que substitui o termo PDP. Ou seja, um caso suspeito (anteriormente conhecido como PDP) é alguém que tem um dos seguintes critérios:
  • Pessoas com infecções respiratórias agudas (IRA) e nos últimos 14 dias antes do aparecimento dos sintomas têm uma história de viajar ou viver no país / território da Indonésia, onde a disseminação local foi registrada.
  • Pessoas com um dos sintomas / sinais de IRA e nos últimos 14 dias antes do aparecimento dos sintomas tinham um histórico de contato com casos confirmados /provável Covid19.
  • Pessoas com IRA / pneumonia grave que requerem hospitalização e nenhuma outra causa com base em características clínicas convincentes.
Caso provável os mencionados acima são casos suspeitos com IRA grave / morreu com sintomas clínicos convincentes de COVID-19 e nenhum resultado de exame de PCR em tempo real do laboratório.

2. Confirmação de caso

O significado deste termo é uma pessoa cujo teste foi positivo para o vírus Covid-19 após ser comprovado por um exame de PCR / PCR.teste de cotonete no laboratório tempo real. Os casos de confirmação dividem-se em dois, nomeadamente a confirmação com sintomas (casos sintomáticos) e a confirmação sem sintomas (casos assintomáticos).

3. Fechar contato (anteriormente ODP)

O significado deste novo termo como um substituto para ODP é uma pessoa que tem um histórico de contato com pessoas na categoria de caso provável ou confirmação do COVID-19. O histórico de contato em questão é:
  • Contato cara a cara / perto do caso provável ou casos confirmados dentro de um raio de 1 metro e dentro de 15 minutos ou mais.
  • Contato físico direto com o caso provável ou confirme. Por exemplo, toque próximo e direto na pele, como aperto de mão, mãos dadas, abraços e outros.
  • Pessoas que prestam atendimento direto para casos provável ou confirme sem usar EPI de acordo com o padrão.
  • Outras situações que sinalizam contato são baseadas em uma avaliação de risco local estabelecida pela equipe da força-tarefa epidemiológica local.
No caso de provável ou confirmação sintomática (sintomática), o contato próximo foi contado desde dois dias antes do caso desenvolver os sintomas e até 14 dias após o caso desenvolver os sintomas. Em casos confirmados assintomáticos, o período de contato próximo foi calculado a partir de dois dias antes e 14 dias após a data da coleta da amostra do caso confirmado. Além dos três novos termos que substituem ODP, PDP e suspeito, conforme descrito acima, Terawan também classifica vários novos grupos cujos critérios são:
  • Viajante: pessoas que viajaram de dentro ou de fora do país nos últimos 14 dias.
  • Descartado: é uma pessoa com estatuto de caso suspeito com 2 resultados negativos de RT-PCR durante dois dias consecutivos com intervalo superior a 24 horas. Isso inclui uma pessoa com status de contato próximo que concluiu um período de quarentena de 14 dias.
  • Isolamento acabado: Casos confirmados assintomáticos ou sintomáticos que completaram a auto-quarentena e não mostram mais sintomas de febre e dificuldade respiratória.
    • Casos confirmados assintomáticos que não foram submetidos a acompanhamento por RT-PCR com mais 10 dias de auto-isolamento desde a retirada da amostra de diagnóstico.
    • Caso provável ou casos confirmados sintomáticos (sintomáticos) que não foram submetidos a um exame de RT-PCR de acompanhamento contados 10 dias a partir da data de início mais um mínimo de três dias de isolamento após não apresentar mais sintomas de febre e problemas respiratórios.
    • Caso provávelou casos de confirmação sintomáticos que mostram os resultados do exame acompanhamento RT-PCR 1 vez negativo, mais um mínimo de três dias de isolamento após não apresentar mais sintomas de febre e problemas respiratórios.
  • Morte: Pessoas na categoria de casos confirmados ouprovável COVID-19 que morreu.

Se não for um dos três, o que fazer durante a pandemia corona?

O Ministério da Saúde da República da Indonésia emitiu um protocolo de saúde que você pode seguir para antecipar a disseminação da infecção pelo vírus corona. Portanto, mesmo se você não for um ODP, PDP, suspeito ou pertencer à nova categoria acima, aqui estão as etapas para evitar a propagação do vírus corona que podem ser aplicadas:

• Se você se sentir doente

Para aqueles de vocês que não se sentem bem e têm febre de 38 ° C e tosse ou rinorreia, descanse o suficiente em casa e, se necessário, tome remédios. Se as queixas não diminuírem e começarem a parecer falta de ar, procure imediatamente tratamento no posto de saúde mais próximo. Quando for às unidades de saúde, você deve seguir as etapas abaixo para evitar a propagação da doença.
  • Use uma máscara durante a viagem e enquanto espera a sua vez de ser examinado por um médico.
  • Se você não tem uma máscara, siga a etiqueta apropriada para tossir e espirrar, ou seja, não cobrindo a boca com as palmas das mãos, mas com a parte interna dos cotovelos.
  • Tente não usar transporte público.
Após o exame, se for constatado que você não atende aos critérios de suspeito COVID-19, você será tratado de acordo com o estado da doença. Enquanto isso, se você atender aos critérios para entrar como suspeito COVID-19, o oficial irá encaminhá-lo a um hospital de referência que foi nomeado pelo governo e a sequência de etapas de tratamento é a seguinte.
  • O suspeito COVID-19 será transferido para um hospital de referência usando uma ambulância da unidade de saúde relacionada, acompanhada por policiais usando equipamento de proteção individual (EPI).
  • No hospital de referência, os policiais irão colher amostras para exames laboratoriais e realizar o isolamento.
  • A amostra será enviada ao laboratório e o resultado sairá 24 horas após a realização do exame.
Se o resultado for positivo, você será declarado um paciente com COVID-19. Então, durante o tratamento, as amostras serão coletadas todos os dias. Você será declarado curado se os resultados do teste forem negativos por duas vezes consecutivas. Se o resultado for negativo, você será tratado de acordo com a causa da doença.

• Se não doer

Se você se sente saudável, mas viajou para um país com um grande número de pessoas infectadas com COVID-19 ou sente que esteve em contato com um paciente positivo para COVID-19, ligue imediatamente para a linha direta da corona em 119 ramal.9 para mais informações instruções. ODP, PDP e suspeito são os status obtidos após o rastreamento. No entanto, como comunidade, devemos sempre nos verificar ativamente e relatar se sentirmos sintomas de COVID-19.

Assintomático ainda tem que estar vigilante

Mesmo que não sejamos ODP, PDP ou suspeitos, não vamos nos tornar operadora (portadores individuais do vírus) que infectam pessoas sem perceber. A conscientização de continuar a manter a limpeza lavando as mãos com diligência e não tocando o rosto, mesmo que pareça simples, é um passo importante para que a propagação da doença seja suprimida.