O racismo é uma atitude discriminatória em relação a outras raças, qual é a razão?

Dos vários tipos de estereótipos sobre a diferença, racista é aquele que pode desencadear atritos consideráveis. O comportamento racista está enraizado na noção de que a própria raça é superior. Como consequência, surge uma atitude carregada de valores discriminatórios. O racismo assume várias formas. Começando de prejuízo contra pessoas de diferentes cores de pele, origem étnica, raça, nacionalidade e muito mais. Também é importante reconhecer que as percepções de racismo no passado podem ser diferentes das de hoje.

Por que alguém agiria como racista?

O racismo é uma forma extrema de rotular ou estereótipos para certos grupos. Não apenas causou divisões do passado, mesmo em 2020 isso ainda existirá. Veja como a morte de George Floyd em 25 de maio de 2020 gerou uma onda de protestos não apenas nos Estados Unidos, mas também em vários países. Isso é um tapa na cara da realidade incômoda, que o comportamento racista ainda está acontecendo. Algumas das razões que podem explicar porque alguém se comporta de forma discriminatória em relação a pessoas de diferentes grupos são:

1. Falta de confiança

Pessoas sem identidade e autoconfiança procuram indivíduos com características semelhantes. Depois disso, é muito provável que você se feche para os outros. Às vezes, esse ato de auto-revelação pode evoluir para uma atitude discriminatória. Além disso, quando em grupo, será muito fácil fazer a mesma percepção para atacar outros grupos. Os transtornos mentais intimamente relacionados a esse problema são a paranóia e os transtornos narcisistas.

2. Falta de empatia

A discriminação está associada à falta ou mesmo à falta de empatia. Pessoas que são racistas só terão empatia por pessoas que vêm do mesmo grupo que ele. Não há fator de proximidade que possa criar um sentimento de preocupação.

3. Medo de ameaças

O medo de ameaças pode levar uma pessoa a odiar ao extremo. Existem muitos gatilhos, que vão desde a sensação de ameaça ao medo de perder o poder. É possível que essa diferença faça alguém sentir que as pessoas que estão em um grupo diferente de si mesmas estão erradas.

4. Experiência anterior

Pessoas que na infância se sentiram excluídas ou consideradas não iguais à maioria podem ter atitudes racistas. Isso geralmente está intimamente relacionado à origem racial e étnica. Além disso, crescer em um ambiente homogêneo ou uniforme provavelmente terá uma percepção estreita de outras pessoas. Portanto, é muito possível que a mente não esteja aberta.

5. Hierarquia

Como a hierarquia formada desde o passado até agora também desempenha um papel nas atitudes discriminatórias em relação aos outros. Por exemplo, nos Estados Unidos, quase todos os grupos dominantes com todas as suas riquezas e tronos são brancos. Isso cria uma sensação de superioridade sobre outras pessoas com cores de pele diferentes. Além disso, essa condição já existe há muito tempo e é difícil mudá-la.

6. Mídia

Não se esqueça também de como o papel da mídia pode realmente perpetuar a prática do racismo. A maioria dos atores de séries de televisão e filmes são brancos. Novamente, isso aumenta a percepção de quem é dominante ou é considerado como estando de acordo com o padrão.

7. Ignorância

O desconhecimento do comportamento racista é, na verdade, o fertilizante que nutre essa atitude. A suposição de que a questão do racismo só existia no passado e não mais ocorre no presente é muito errada. Na verdade, esse sentimento de negligência faz com que os racistas não sejam mais considerados importantes. [[Artigo relacionado]]

Prevenir o racismo

O racismo não é um problema mental. No entanto, esse comportamento está intimamente relacionado ao processo de adaptação psicológica. Pessoas com atitudes racistas não conseguem pensar e considerar o que está ao seu redor antes de agir. Para evitar isso, algumas coisas que você pode fazer são:
  • Junte-se a uma comunidade onde existem pessoas de diferentes origens
  • Quando você vir ou ouvir um comportamento racista, repreenda e perceba que é uma atitude errada
  • Preste atenção às questões que envolvem o racismo e não apenas as ignore
  • Ensine a aceitar as diferenças raciais e étnicas para as crianças desde tenra idade
  • Ajude a implementar um sistema que pode mudar o comportamento das pessoas que estiveram em uma posição "dominante" para que não sejam discriminatórias
  • Tente fazer amizade com pessoas de origens diferentes para abrir uma perspectiva mais ampla
[[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

As mudanças para combater o racismo podem começar por você mesmo. Esse comportamento não é apenas um problema psicológico, mas também cultural. Se todos têm o mesmo objetivo de mudar o sistema que estava errado até agora, então a mudança definitivamente pode ser realizada. Para discutir melhor a relação entre psicologia e comportamento racista, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.