Procedimento de extração de dente molar e seus 5 benefícios

A extração do dente molar é realizada quando outras opções de tratamento, como obturações e tratamento de canal radicular, não estão mais disponíveis. Este procedimento também será realizado antes da instalação do aparelho ortodôntico, se houver dentes do siso inclinados e por outros motivos médicos. Ao fazer a extração do dente, a fonte de problemas na cavidade oral pode ser perdida e outro tratamento, nomeadamente a instalação de próteses ou aparelho ortodôntico, pode ser feito. A extração do dente molar é classificada em dois tipos, ou seja, extração simples e cirurgia dentária. Uma simples extração é feita quando os molares estão completamente fora da gengiva para que possam ser removidos por completo. Enquanto isso, a remoção dos molares pode ser feita por cirurgia se a condição dos dentes for mais complicada, por exemplo, as gengivas estão cobertas nos terceiros molares (dentes do siso). Qualquer que seja o procedimento de extração que você fizer, certifique-se de falar sobre os riscos e o tratamento adequado após a extração do dente.

Benefícios da remoção de molares

Os benefícios da remoção de um dente molar são variados. Fazer uma extração de um dente molar proporcionará vários benefícios para a saúde da sua cavidade oral, tais como:

1. Lançamento do tratamento de aparelho ortodôntico

Para aqueles que desejam endireitar os dentes, por exemplo, usando aparelho ortodôntico, a remoção dos pré-molares é geralmente um dos procedimentos iniciais a que você deve se submeter. Os aparelhos geralmente são feitos para endireitar os dentes apinhados. Os dentes podem ficar apinhados porque o espaço no arco da mandíbula não é grande o suficiente para acomodar todos os dentes. Assim, para que os dentes se movam na direção certa ao serem empurrados pelo arame, um deles deve ser removido.

2. Alivia a infecção dentária

A infecção dentária é basicamente um dente que apresenta cáries causadas por bactérias (não quebradas ou porosas devido a impactos ou alimentos ou substâncias químicas). Essa condição geralmente é caracterizada por cáries e danos dentais que são distribuídos uniformemente nas raízes, portanto, não podem mais ser tratados com obturações ou tratamento de canal radicular. Quando os dois tratamentos não são mais possíveis, a extração do dente é a última solução para que a infecção não continue e danifique os dentes vizinhos. A extração dentária devido a infecção é idealmente seguida por um tratamento de acompanhamento, nomeadamente a instalação de dentaduras.

3. Previna problemas devido aos dentes do siso que crescem para os lados

Os dentes do siso são os últimos dentes a irromper, geralmente entre os 17 e 21 anos. Em muitos casos, a mandíbula não tem espaço suficiente para acomodá-lo, então, quando sai, esses dentes crescerão para os lados (impactação do dente do siso). Quando isso acontece, o dente pode empurrar o dente da frente, causando dor, raspando a parte interna da bochecha, tornando mais fácil para os alimentos ficarem presos e desencadeando infecção e inflamação. Os dentistas geralmente recomendam dentes do siso que crescem lateralmente para serem extraídos, mesmo antes de os dentes causarem problemas. A extração ajudará a aliviar a dor de dente que geralmente ocorre devido ao impacto dos dentes do siso.

4. Reduzir o risco de infecção ao se submeter a certos tratamentos médicos

Quando alguém está prestes a se submeter a certos tratamentos médicos, como transplante de órgãos, o atendimento odontológico é algo que não pode ser feito sem cuidado. É necessária uma discussão mais aprofundada com a equipe de médicos que tratam sobre a condição do paciente antes de iniciar o tratamento odontológico. Porque o tratamento tem potencial para enfraquecer o sistema imunológico. Portanto, os médicos costumam aconselhar as pessoas que vão se submeter a uma cirurgia de transplante de órgãos para tratar todos os problemas dentários, incluindo a remoção dos molares, antes da operação ser realizada. Se o dente for extraído após a cirurgia de transplante, o risco de complicações e infecção pós-extração será maior.

5. Inicie o tratamento de periodontite

Mesmo que seus molares estejam bem, às vezes o tecido e o osso ao redor podem inflamar e infectar, o que é conhecido como periodontite. Essa condição pode fazer com que o tecido que sustenta os dentes, incluindo ossos e gengivas, seja seriamente danificado, deixando os dentes muito frouxos. Se o dente solto não puder mais ser recuperado por outros procedimentos, como: imobilização,Em seguida, o médico pode aconselhar o paciente a se submeter a um procedimento de extração de dente molar. Isso ajudará a agilizar o tratamento necessário para a periodontite.

Procedimento de extração de dente molar

A extração do dente molar pode ser feita de duas maneiras: o procedimento de extração do dente molar dependerá do tipo de extração a ser submetido, ou seja, extração simples do dente ou cirurgia dentária.

1. Extração simples de dente molar

Neste procedimento, você receberá uma injeção de solução de anestésico local que irá anestesiar apenas a área ao redor dos molares que serão extraídos. Não raro, antes de inserir uma seringa na gengiva, o médico aplicará uma pomada especial que irá anestesiar a gengiva. Durante esta simples extração de dente, você ainda está consciente, mas não sentirá nenhuma dor. A ferramenta de remoção utilizada pelos médicos também é muito simples, nomeadamente um elevador para esticar o dente e uma pinça para libertar o dente da raiz.

2. Cirurgia dentária

Quando o seu médico decide que você fará uma cirurgia dentária, o anestésico que será usado é uma combinação de anestesia local e intravenosa (para relaxar você). Em certas condições, o médico pode dar-lhe anestesia geral que o deixará inconsciente durante a extração dos molares. Por meio desse procedimento, suas gengivas serão removidas cirurgicamente para que o médico tenha melhor acesso aos dentes. O médico também pode remover o osso ou cortar o dente primeiro, antes de remover os molares. [[Artigo relacionado]]

É possível ter complicações após a extração do dente?

Após a remoção dos molares, existe o risco de inchaço das bochechas. É normal que você sinta um pequeno sangramento por 1 a 2 dias na área onde os molares foram removidos. Da mesma forma, se o dente estiver inchado, dolorido e você não conseguir abrir bem a boca. Normalmente, essas queixas desaparecem em 1-2 semanas. Você também pode sentir certas alterações na boca, dependendo se os molares inferiores ou superiores foram extraídos. Essas mudanças incluem:
  • Após a remoção dos molares superiores, o osso que sustenta os dentes pode rachar e sentir uma dor que não passa, portanto, você precisará consultar um cirurgião-dentista para repará-lo. No entanto, essa complicação é muito rara.
  • Depois de remover os molares inferiores, você pode sentir uma sensação de dormência, dor ou formigamento ao redor da língua, lábios e queixo. Essa queixa pode ser apenas temporária, mas também pode ser permanente porque os molares inferiores estão localizados perto de muitos nervos.
Para evitar isso, os dentistas geralmente recomendam que você faça um raio-X antes de remover seus molares, especialmente os molares inferiores. Quando o seu médico avaliar que você tem alto risco para as complicações acima, você será encaminhado a um cirurgião-dentista para uma cirurgia odontológica.