Exame radiológico: definição, tipos e riscos

A radiologia é um ramo da medicina que usa tecnologia de imagem para diagnosticar ou curar uma doença. Os exames radiológicos são geralmente realizados por um especialista em radiologia (Sp.Rad). Com a radiologia, os médicos podem verificar as condições dentro do corpo sem ter que abri-lo diretamente por meio de cirurgia. Os médicos também podem usar essa tecnologia para curar doenças como o bloqueio dos vasos sanguíneos ao câncer.

Tipos e indicações de exames de radiologia diagnóstica

O exame radiológico pode ser feito como método de diagnóstico e pode ajudar:
  • Detectar sintomas mais especificamente para congelar em uma doença
  • Monitorando um tratamento
  • Detecta várias doenças que atacam órgãos internos
Enquanto isso, os tipos de exames radiológicos usados ​​para ajudar no diagnóstico da doença são:

1. Raio X

Raios-X ou exames de raio-X podem ser usados ​​para ajudar a diagnosticar várias doenças, desde cáries, abcessos e cistos nas gengivas até Covid-19 por meio de procedimentos de raios-X de tórax. O exame radiológico com o método de raios-X também é geralmente usado para ver a gravidade do trauma físico, como fraturas e danos a tecidos duros devido a traumatismo cranioencefálico.

2. Tomografia computadorizada (tomografia computadorizada)

Se uma radiografia só consegue mostrar uma imagem do corpo em duas ou três dimensões, em um exame com tomografia computadorizada, a imagem resultante pode ser muito mais detalhada. Este exame radiológico usa tecnologia de computador e uma máquina de raios-X que gira ao redor do corpo para obter uma imagem do órgão-alvo de vários lados. As tomografias computadorizadas podem tirar fotos detalhadas do interior da cabeça, coluna, coração, estômago, tórax e outros órgãos. Entre outras coisas, esta inspeção é realizada para:
  • Saber a localização do tumor ou câncer
  • Estudar a estrutura dos vasos sanguíneos do paciente
  • Diagnosticar infecções, distúrbios musculares, até fraturas
  • Ver a gravidade da doença, como hemorragia interna
  • Monitore o sucesso do tratamento ao qual o paciente foi submetido

3. Imagem por ressonância magnética (MRI)

Como o nome indica, um exame de radiologia do tipo ressonância magnética usa tecnologia de computador combinada com ímãs para criar imagens precisas de órgãos internos. Os objetivos de um exame de ressonância magnética incluem:
  • Diagnosticando aneurisma vascular cerebral
  • Vendo anomalias no olho e no ouvido interno
  • Verifique o traço
  • Diagnosticando distúrbios da medula espinhal
  • Verificando lesão cerebral devido a trauma
  • Ver distúrbios nos rins, pâncreas, próstata e outros órgãos internos
  • Diagnosticar esclerose múltipla

4. Ultra-som

O exame de ultrassom geralmente também é conhecido como ultrassom. Este método de exame usa ondas sonoras de alta frequência para criar imagens de dentro do corpo. Este exame é mais amplamente usado para verificar a condição do útero e diagnosticar distúrbios no feto e no útero da mãe.

5. Mamografia

A mamografia é um exame radiológico realizado para ver o tecido mamário com mais clareza. Este método é usado para detectar tumores ou câncer de mama.

6. Fluoroscopia

O exame radiológico por fluoroscopia é usado para ver o interior do corpo diretamente, quando o órgão está em movimento. Assim, diferente de outros métodos que produzem imagens após a realização do exame, neste método o médico verá uma "transmissão ao vivo" do interior do corpo via vídeo emitido pelo instrumento utilizado para a fluoroscopia. Esse exame pode ser feito para ver em detalhes a condição de vários órgãos do corpo, como ossos, articulações, músculos, coração, rins e pulmões.

7. Medicina nuclear

O exame radiológico também pode ser feito com energia nuclear de pequena escala. Com este método, a energia nuclear que emite ondas radioativas será disparada em certas partes do corpo cuja estrutura você deseja ver. Essas ondas farão com que o órgão fotografado emita luz que é captada pelo computador, para que possa ser exibida na forma de uma imagem. Esse método geralmente é usado para examinar a estrutura óssea, a tireoide e o coração.

8. Tomografia por Emissão de Posição (PET Scan)

PET Scan é um método bastante diferente de outros exames radiológicos. Este exame é usado para ver a estrutura e o fluxo do sangue de e para os órgãos. Em um PET scan, o oficial médico irá inserir uma substância radioativa em uma veia. A substância fluirá junto com o sangue, para que o médico possa ver os órgãos internos com mais clareza. [[Artigo relacionado]]

Exame de radiologia intervencionista

Métodos de exame radiológico, como tomografia computadorizada, ultrassom e ressonância magnética, também podem ser usados ​​para auxiliar no curso dos procedimentos de tratamento. As imagens emitidas por esses aparelhos ajudarão os médicos a enxergar o interior do corpo sem ter que abrir muito tecido. Simplesmente inserindo um dispositivo como uma câmera conectada a um dispositivo de radiologia, o médico pode realizar operações de remoção de tecido e instalação de dispositivos médicos sem ter que realizar uma grande cirurgia. Alguns procedimentos médicos que podem usar tecnologia de radiologia incluem:
  • Inserção de um cateter de acesso venoso
  • Instalação de anel de coração
  • Embolização para controle de sangramento
  • Tratamentos de câncer, como embolização de tumor
  • Ablação de tumor
  • Biópsia por agulha
  • Biópsia da mama
  • Instalação de mangueira de alimentação

Preparação antes do exame radiológico

A preparação para o exame radiológico é, na verdade, diferente em cada método. Mas, em geral, aqui estão alguns preparativos que você pode precisar fazer.
  • Informe a equipe se você estiver grávida ou amamentando. Porque as mulheres grávidas receberão equipamento de proteção individual adicional. Na verdade, a equipe médica pode cancelar o procedimento após descobrir que você está grávida ou amamentando.
  • Informe também o seu médico sobre o seu histórico médico e os medicamentos que está tomando atualmente. Pois, alguns medicamentos podem afetar o resultado do exame.
  • Se você tiver implantes no coração ou em outras partes do corpo, informe o seu médico e a equipe para que o método de exame possa ser ajustado.
  • Antes de fazer o exame, retire todas as joias utilizadas.
  • O médico também pode pedir que você remova alguns dispositivos médicos.
  • Alguns métodos exigem que você jejue por várias horas antes da realização do exame radiológico, portanto, pergunte novamente ao seu médico sobre as condições para que o exame seja realizado.
  • Enquanto isso, para outros métodos, como ultrassom, você será aconselhado a beber água antes do exame e não poderá urinar até que o procedimento seja concluído.
As preparações mencionadas acima podem ser diferentes, dependendo da política da unidade de saúde e do método usado. Certifique-se de reconfirmar com seu médico ou equipe sobre o que levar, evitar ou mesmo usar. [[Artigo relacionado]]

Efeitos colaterais do exame radiológico

Em geral, os métodos de exame radiológico são seguros. Todas as ferramentas estão dispostas de forma que os níveis de radiação não prejudiquem o corpo. Desde que seja utilizado de acordo com as normas, este exame terá um bom impacto na saúde. No entanto, se o exame radiológico não for realizado conforme recomendado, podem ocorrer efeitos colaterais. A radiação em doses muito altas pode danificar as células do corpo e causar queimaduras de sol, queda de cabelo e aumentar o risco de câncer. A exposição à radiação em baixas frequências também pode interferir no crescimento fetal. Portanto, as mulheres grávidas geralmente não são aconselhadas a se submeter a procedimentos de raios-X, a menos que seja absolutamente necessário. Para aqueles de vocês que serão submetidos a este exame, não há necessidade de se preocupar muito com os efeitos colaterais. Porque, contanto que você siga os conselhos dados por médicos e oficiais de maneira adequada, esse risco geralmente não ocorrerá.