Leite pasteurizado e leite UHT, aqui estão 5 diferenças

Quando você olha as gôndolas de leite de um supermercado, já percebeu que existem tantos tipos diferentes de leite à venda? Leite pasteurizado e leite Temperatura Ultra Alta (UHT), geralmente é o tipo mais procurado. Na verdade, o que é leite pasteurizado e leite UHT? Ambos são, na verdade, leite de vaca. A diferença entre o leite UHT e o leite pasteurizado está na forma como são processados. Além disso, há também várias coisas que distinguem os dois, incluindo a temperatura do processo de aquecimento e a resistência ao armazenamento. Embora diferentes tipos, ambos são igualmente bons para o corpo,você sabe. Porque o processo de pasteurização e o processo de processamento do leite UHT têm como objetivo reduzir e matar o número de bactérias e outros patógenos que causam doenças no leite cru.

A diferença entre leite pasteurizado e leite UHT

Leite pasteurizado e leite UHT são os tipos de leite embalado mais vendidos no supermercado mais próximo. Embora à primeira vista eles pareçam iguais, ambos têm diferenças que podem ser levadas em consideração ao comprá-los, a saber:

1. Temperatura de aquecimento

Tanto o leite pasteurizado quanto o leite UHT, ambos passam por um processo de aquecimento em altas temperaturas e por um determinado período de tempo. O objetivo é eliminar a fonte da doença que pode estar presente no leite, como bactérias ou outros patógenos. No entanto, o leite pasteurizado é aquecido a uma temperatura mais baixa do que o leite UHT. O leite pasteurizado pode ser aquecido por diversos métodos, também com diferentes temperaturas e durações. Mas geralmente, o aquecimento é realizado a 72 ° C durante 15 segundos. Enquanto isso, o leite UHT é aquecido a uma temperatura muito alta de 138 ° C, por aproximadamente dois segundos.

2. Taxa de esterilização

O processamento nas altíssimas temperaturas pelas quais passa o leite UHT, torna-o mais estéril do que o leite pasteurizado. No leite UHT, quase todas as bactérias podem ser erradicadas, tornando este leite quase 100% estéril. Enquanto isso, no leite pasteurizado ainda restam algumas bactérias. No entanto, essas bactérias geralmente não são do tipo que pode causar doenças perigosas. Para evitar maior contaminação, o leite pasteurizado passará por uma etapa adicional em seu processamento. Após terminar o aquecimento a uma temperatura de cerca de 72 ° C, o leite será imediatamente resfriado a uma temperatura de cerca de 4,4 ° C.

3. Sabor de leite

O leite pasteurizado e o leite UHT têm uma aparência diferente. Por ser aquecido a uma temperatura mais elevada, o leite UHT geralmente tem um sabor mais "maduro" e tem uma cor mais marrom. Enquanto isso, o leite pasteurizado tem um sabor mais parecido com o do leite fresco e apresenta uma cor mais clara.

4. Embalagem

A embalagem de leite pasteurizado é geralmente feita de papelão ou plástico. Enquanto isso, o leite UHT é geralmente armazenado em recipientes que, embora vistos de fora, pareçam um papelão semelhante, mas por dentro há pelo menos cinco camadas adicionais ou em latas.

5. Tempo de expiração

O leite pasteurizado possui as mesmas propriedades do leite fresco. Geralmente, esse tipo de leite só pode ser armazenado por 10-21 dias na geladeira. Enquanto isso, o tempo de expiração do leite UHT é muito mais longo. O leite UHT pode ser armazenado por até 6 meses sem geladeira, desde que a embalagem não seja aberta. [[Artigo relacionado]]

Leite pasteurizado e leite UHT são melhores do que leite cru fresco

Vendo a diferença entre o leite UHT e o leite pasteurizado acima, você deve estar se perguntando, qual é o melhor? Mas, na verdade, não há uma resposta definitiva para essa pergunta. Pois, tudo depende das necessidades e preferências de cada pessoa. Uma coisa é certa, ambos são melhores do que o leite fresco que não é processado adequadamente. Pois, o leite pode conter várias bactérias prejudiciais à saúde. Com base na pesquisa de especialistas, existe uma doença especial Síndrome hemolítico-urêmica (SHU) ou síndrome hemolítica urética. Esta doença é causada por uma infecção bacterianaEscherichia Coli (E. Coli) O157 que pode levar à insuficiência renal. Também é mencionado que o consumo de leite cru e fresco pode aumentar o risco de aborto espontâneo e infecção. O leite fresco e cru pode conter bactérias como Salmonella, E.coli e outras bactérias que causam intoxicação alimentar. Essas bactérias também correm o risco de causar doenças graves em indivíduos com sistema imunológico fraco, como pessoas com HIV / AIDS, câncer e diabetes. Essas bactérias também são perigosas para grupos vulneráveis ​​de indivíduos, como crianças, idosos e mulheres grávidas. Se sentir os seguintes sintomas após consumir leite, você pode ter uma intoxicação alimentar:
  • Enjoativo
  • Jogar fora
  • Diarréia
  • Dor de estômago
  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Sentindo mal
Chame seu médico imediatamente se esses sintomas ocorrerem. O médico fornecerá o tratamento adequado para que a condição não piore. A intoxicação alimentar por leite contaminado geralmente melhora após alguns dias de tratamento. No entanto, em grupos vulneráveis ​​de indivíduos, essa condição pode se transformar em algo grave. Portanto, não o subestime.

Leite pasteurizado vs UHT, o que é melhor para crianças?

Nem leite pasteurizado, nem leite UHT, não deve ser dado a crianças menores de um ano de idade ou se a criança ainda estiver recebendo leite materno.

É importante que os pais continuem monitorando a condição de seus filhos, especialmente durante seu crescimento e desenvolvimento. Fique atento aos sintomas de intolerância à lactose em seu filho. Essa condição é de risco para bebês que nasceram prematuramente, porque a quantidade da enzima lactase não é tanto quanto a de um bebê a termo. Reconhecer os sintomas precocemente pode ajudá-lo a lidar com esse problema de saúde com mais facilidade.