Freqüentemente usado para terapia, o que é hipnose?

Ao ouvir a palavra hipnose, muitos de nós a associamos ao modo de crime a programas de entretenimento na televisão. Em ambas as condições, a vítima ou a pessoa que é objeto de hipnose muitas vezes perde a consciência e é facilmente enganada, como se por poderes sobrenaturais. Mas você sabia que na verdade a menção de "hipnose" para isso é um erro? O próprio termo hipnotizador ou hipnoterapeuta refere-se, na verdade, a pessoas que praticam a hipnose. A verdadeira prática da hipnose não envolve nenhum elemento mágico, muito menos entretenimento. A hipnose real é feita para ajudar as pessoas a superar os problemas que estão enfrentando.

O que é hipnose?

O termo hipnose apareceu pela primeira vez por volta do início do século XIX. Quanto a quem disse isso primeiro, ainda havia uma diferença. Alguns dizem que o termo foi cunhado por um francês interessado em sugestão de pensamento e processos comportamentais chamado tienne Félix d'Henin de Cuvillers. Há também uma menção que vem do Dr. James Braid, cirurgião escocês. Basicamente, a hipnose é uma prática psicológica frequentemente usada para ajudar alguém a superar certas condições, como o vício, por exemplo. O processo envolve sugestão e indução para relaxar a mente. No momento do processo de hipnose, o hipnoterapeuta guiará a pessoa para que sua mente relaxe e alcance um estado de relaxamento transe. Quando alguém atinge a condição transe então, o hipnoterapeuta dará sugestões por meio de palavras para que você experimente mudanças. No caso do tabagismo, o hipnoterapeuta fornecerá palavras de sugestões que o ajudarão a parar de fumar. Doença transe o que se quer dizer não é um estado mágico, mas um estado em que a mente está muito relaxada. Se sua mente já se afastou enquanto lia um livro, assistia a um filme ou sonhava acordado sem prestar atenção ao que estava à sua volta, então você passou por um problema. transe a.

Como funciona a hipnose

Para que a hipnose funcione corretamente, esse processo deve ser realizado por um hipnoterapeuta experiente e certificado. Durante uma sessão de hipnose, o hipnoterapeuta guiará sua mente para se concentrar e relaxar, falando e enfatizando palavras importantes que são repetidas várias vezes. Quando você entra em um estado concentrado e relaxado, sua mente se torna mais receptiva a sugestões externas. Nesse momento, o hipnoterapeuta fornecerá sugestões de acordo com seus objetivos de terapia. As sugestões podem ser na forma de quebrar um hábito, esquecer uma memória e muito mais. Lembre-se também de que, nesse estado, você está totalmente acordado e não dormindo, como costuma ser mostrado em programas de entretenimento. Depois que o estágio de sugestão for concluído, o hipnoterapeuta irá "acordá-lo" de sua condição transe ou você pode “acordar” sozinho. Espera-se que as sugestões transmitidas possam criar raízes em sua mente, de modo que mudem seu comportamento ou pensamentos conforme desejado.

A hipnose é apenas um efeito placebo?

Embora o efeito placebo e a hipnose usem sugestões, os resultados mostram que o cérebro responde à hipnose mais fortemente do que às sugestões do placebo. Durante a hipnose, partes do cérebro associadas ao controle das ações e da consciência experimentam uma atividade significativa.

Benefícios da hipnose

Como mencionado acima, a hipnose e a hipnoterapia podem ajudar uma pessoa a lidar com vários problemas. Alguns deles são:
  • Superar transtorno de estresse pós-traumático (PTSD)
  • Insônia
  • Dor
  • Síndrome do intestino irritável

Notas de SehatQ

Embora a maioria dos médicos não recomende a hipnose ou a hipnoterapia no tratamento de vários problemas mentais, recentemente o apoio à pesquisa da hipnose para fins médicos está aumentando. E a hipnose é uma terapia psicológica real, não apenas uma ciência vazia. Se você estiver interessado em experimentá-lo, certifique-se de que seu hipnoterapeuta é experiente e certificado.