Hiperuricemia, quando o ácido úrico do corpo aumenta significativamente

A hiperuricemia ocorre quando o nível de ácido úrico no sangue está muito alto. Como resultado, várias doenças podem ocorrer, incluindo: artrite o que dói é gota. O ácido úrico alto também pode aumentar o risco de doenças cardíacas, doenças renais e diabetes. Pessoas que experimentam hiperuricemia Você tem que cuidar do que come para não causar um aumento acentuado do nível de ácido úrico. Alimentos como proteína animal e frutos do mar devem ser evitados por um tempo.

Causas da hiperuricemia

O ácido úrico aparece quando o alimento consumido contém substâncias com alto teor de purinas. Geralmente, as purinas são encontradas em alimentos como:
  • carne vermelha
  • carne de órgão
  • Frutos do mar
  • Nozes
Idealmente, o corpo excreta o excesso de ácido úrico pela urina. No entanto, a hiperuricemia ocorrerá se a produção de ácido úrico for muito alta ou se não for possível removê-lo de maneira ideal. Isso está relacionado ao desempenho dos rins. O excesso de ácido úrico no sangue causa a formação de cristais. Geralmente, esses cristais se formam ao redor das articulações e dos rins. Em resposta a isso, os glóbulos brancos, como parte do sistema imunológico, atacam os cristais. A consequência é dor e inflamação. [[Artigo relacionado]]

Sintomas de hiperuricemia

Apenas 30% das pessoas com hiperuricemia quem tem sintomas. Embora a hiperuricemia não seja uma doença, a longo prazo essa condição pode causar várias doenças, como: 1. Gota Também chamado artrite gotosa, ocorre em 20% das pessoas com hiperuricemia. Gota Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas geralmente a dor aparece primeiro no dedão do pé. Além disso, outras partes do corpo que costumam sentir dor são os pés, tornozelos, joelhos e cotovelos. Características de gota Isso ocorre de repente, especialmente à noite. A intensidade da dor aumentará em 12-14 horas. Se não for tratado, gota irá diminuir após 2 semanas. Alguns sintomas gota é:
  • As juntas ficam doloridas e rígidas
  • Dificuldade em mover as articulações
  • A área afetada parece vermelha e inchada
  • As juntas parecem mudar de forma

2. Gota tofácea

Se uma pessoa tem hiperuricemia por vários anos, os cristais de ácido úrico podem formar coágulos chamados tofos. Esses caroços aparecem sob a pele, ao redor das articulações e nas ranhuras acima das orelhas. A longo prazo, esses caroços podem piorar a dor nas articulações e pressionar os nervos ao redor. Diferente de gota, Essa condição é mais fácil de detectar devido ao aparecimento de caroços.

3. Pedras nos rins

A hiperuricemia pode causar dor nas costas. Os cristais de ácido úrico podem causar o acúmulo de cálculos nos rins. Idealmente, essas pedras são tão pequenas que podem ser excretadas na urina. No entanto, há momentos em que os cálculos renais se tornam muito grandes e bloqueiam o trato urinário. Alguns dos sintomas sentidos ao experimentar pedras nos rins incluem:
  • Dor na parte inferior das costas, abdômen e parte interna das coxas
  • Enjoativo
  • Aumento do desejo de urinar
  • Dor ao urinar
  • Sangue aparece na urina
  • Urina cheira mal
Se os rins estiverem infectados, outros sintomas que podem aparecer são febre e calafrios. Esse acúmulo de urina se torna o local favorito para as bactérias. É por isso que freqüentemente causa infecções do trato urinário ao mesmo tempo. [[Artigo relacionado]]

Sofrendo fatores de riscohiperuricemia

Qualquer pessoa pode ter hiperuricemia, mas essa condição é mais comum em homens do que mulheres. A idade também desempenha um papel em fazer com que o risco de experimentá-la aumente. Além disso, alguns outros fatores de risco associados à hiperuricemia são:
  • Consumo de álcool
  • Consumo de certos medicamentos, especialmente para doenças cardíacas
  • Exposição a pesticidas
  • Doenças dos rins
  • Pressão alta
  • Nível alto de açúcar no sangue
  • Hipotireoidismo
  • Obesidade
  • Atividade física extrema

Manejo da hiperuricemia

A hiperuricemia pode ser diagnosticada por meio de exames de sangue para diagnosticar hiperuricemia, O médico fará exames de sangue e urina. Assim, pode-se verificar se o desempenho dos rins está prejudicado, inclusive o nível de ácido úrico no sangue. Se for comprovado que há alto teor de ácido úrico, o paciente deverá evitar alimentos ricos em purinas. Em seguida, o próximo teste de urina é feito para ajudar a determinar o que causa o ácido úrico alto no sangue. Além disso, o médico também verificará se há acúmulo de líquido nas articulações. O truque é tirar uma amostra do líquido por meio de uma injeção. Se os cristais forem detectados a partir de exames em laboratório, pode ser que o paciente tenha gota. Manipulação para gota e gota topácea pode dar drogas antiinflamatórias. Se o corpo não responde bem, a alternativa é um tipo de droga colchicina. No caso de gota topácea, Se o nódulo for grande o suficiente para interferir no movimento, a cirurgia também pode ser realizada para removê-lo. Enquanto o tratamento para pedras nos rins pode ser bebendo muita água e tomando medicamentos até que as pedras possam sair do corpo. Isso pode ser feito se o tamanho do cálculo renal for menor que 5 mm. No entanto, se for maior, o médico prescreverá medicamentos como: tansulosina para deixar os músculos ao redor do trato urinário mais relaxados. Portanto, a remoção de cálculos renais pela urina será mais fácil [[artigos relacionados]]. Em outros casos, quando os cálculos renais são maiores que 10 mm, a remoção cirúrgica pode ser realizada. Se o gatilho para a hiperuricemia for a comida, os pacientes também são aconselhados a evitar cardápios que contenham altos níveis de proteína. Se você quiser saber mais sobre alimentos que causam alto ácido úrico para ser evitado, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.