Cicatrizes de injeção de BCG causam úlceras, é normal?

Recomenda-se que as crianças na Indonésia recebam uma série de vacinas, de acordo com sua idade. Uma delas é a vacina Bacillus Calmette-Guérin, ou BCG. A vacina BCG é útil para proteger o corpo contra tuberculose grave (TB) e inflamação do cérebro devido à TB. A vacina BCG é administrada com 1 mês de idade, administração ideal aos 2 meses. Além dos benefícios, existem efeitos colaterais causados ​​pela vacina BCG. Como a imunização contra catapora, a vacina BCG deixa cicatrizes. Por que essas cicatrizes de injeção de BCG ocorrem?

A causa da vacina BCG deixa cicatrizes

Segundo o IDAI, a vacina BCG contém bactérias atenuadas. Esta bactéria é chamada Mycobacterium bovis. A entrada dessas bactérias pode desencadear a resposta do sistema imunológico do corpo a substâncias estranhas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o ponto de injeção no braço direito. A vacina BCG, que é injetada sob a pele ou por via intradérmica, costuma causar úlceras ou feridas purulentas. Inicialmente, a pele ao redor do local da injeção de BCG ficará vermelha. Em seguida, aparece uma fervura cheia de pus. Esses furúnculos vão secar e deixar tecido cicatricial ou cicatrizes, com um diâmetro de 2 a 6 mm, após 3 meses. O tamanho do tecido cicatricial, dependendo da força do sistema imunológico e da cura de cada pessoa. As cicatrizes da vacina aparecem como resultado do processo natural de cura do corpo. Quando a pele é ferida, bem como por uma injeção, o corpo responde imediatamente para reparar o tecido ferido. Esse processo causa cicatrizes. A vacina BCG pode causar cicatrizes, com textura elevada e arredondada. Essas cicatrizes são diferentes dos resultados da vacina contra a catapora, que deixa cicatrizes com uma textura que se projeta na pele. As cicatrizes causadas pela vacina BCG também variam de tamanho. Alguns são tão grandes quanto uma borracha na ponta de um lápis, embora alguns sejam maiores. Às vezes, essas cicatrizes também coçam, devido a uma reação natural ao reparo do tecido circundante.

As cicatrizes da injeção de BCG podem ser removidas?

As cicatrizes da injeção de BCG podem não ser completamente removidas. Normalmente, a ferida pode demorar até 3 meses para cicatrizar e deixa uma pequena cicatriz. Isso é uma coisa normal. Como tratar feridas após a imunização com BCG:
  • Mantenha a ferida limpa e seca. Você pode cobri-lo com uma gaze que permite que o ar entre
  • Não use gesso que grude na ferida
  • Não pressione, esfregue, massageie ou arranhe a ferida
Você também pode tentar os três seguintes, para atenuar as cicatrizes na pele.

1. Aplicar protetor solar

Aplique filtro solar regularmente nas cicatrizes causadas pela vacina BCG. Isso ocorre porque a exposição ao sol pode tornar as cicatrizes mais escuras e fazer com que a pele fique mais espessa.

2. Aplicação de hidratante

Além de protetor solar, hidratantes contendo manteiga de cacau, aloe vera e óleos naturais (óleo de coco) podem ajudar a atenuar as cicatrizes da vacina.

3. Dermoabrasão

Converse com seu médico e pergunte sobre as opções de dermoabrasão. Este procedimento médico visa remover a camada externa da pele, para acelerar a cicatrização. Porém, esse procedimento não garante o desaparecimento da cicatriz.

[[Artigo relacionado]]

É perigoso para furúnculos ou cicatrizes da vacina BCG?

Furúnculos e cicatrizes de injeções de BCG não são perigosos. Se a fervura aparecer apenas no local da injeção, você não precisa entrar em pânico. Se houver inchaço intenso, febre alta e pus excessivo (que pode ocorrer devido a agulhas não esterilizadas), consulte imediatamente um médico. Essas complicações podem ocorrer devido ao manuseio incorreto, o que pode levar a uma infecção secundária. Por exemplo, devido à aplicação de materiais não estéreis em cicatrizes de injeção. Furúnculos causados ​​pela vacina BCG, geralmente aparecem 2 a 12 semanas após a vacina BCG ser administrada. Se aparecer em menos de 1 semana, é mais provável que seu bebê ou filho tenha sido exposto aos germes da tuberculose antes de fazer exames adicionais. Esta reação é chamada de reação rápida de BCG ou reação acelerada de BCG . O aparecimento de úlceras após a imunização com BCG não é uma indicação de vacinação bem-sucedida. Sem úlceras, isso não significa que não haja imunidade à TB para os receptores da vacina BCG. Equívocos, muitos aparecem à medida que cresce a notícia da proliferação de vacinas falsas. Muitos afirmam que se a criança não desenvolver úlcera ou tecido cicatricial, significa que a vacina utilizada é falsa e deve ser vacinada novamente. Essa é uma suposição errada.