L-carnitina totalmente descascada: quais são os benefícios e qual é a dosagem segura?

A L-carnitina é um aminoácido produzido naturalmente pelo corpo, mas também está disponível na forma de suplemento. A L-carnitina desempenha um papel importante na conversão de gordura em energia para suas atividades. Além disso, a L-carnitina também é capaz de manter o coração, o cérebro e os movimentos musculares saudáveis. Não é de admirar que muitas pessoas tomem suplementos de L-carnitina antes de se exercitarem. No entanto, as várias alegações sobre os benefícios dos suplementos de L-carnitina são apoiadas por fortes evidências? Antes de consumir, conheça os seguintes produtos diversos da L-carnitina.

L-carnitina, o que é?

A L-carnitina é um aminoácido que pode ser obtido por meio de suplementos ou fontes naturais. Sua função de converter gordura em energia é, obviamente, muito necessária ao corpo para as atividades diárias. Para converter gordura em energia, a L-carnitina requer a ajuda de células mitocondriais, que atuam como "motores" para queimar gordura em energia para o corpo. Cerca de 98% da L-carnitina está "aninhada" nos músculos, enquanto 2% da L-carnitina pode ser encontrada no sangue e no fígado. A L-carnitina é produzida através dos aminoácidos lisina e metionina. No entanto, o corpo também precisa de vitamina C para apoiar o processo de produção de L-carnitina.

Vários tipos de L-carnitina

A L-carnitina não é o único tipo de carnitina encontrada no corpo, nos alimentos e em suplementos. Ainda existem muitos tipos de carnitina, como os seguintes:
  • D-carnitina

Diferente da L-carnitina, a D-carnitina é a forma inativa da carnitina. Na verdade, a D-carnitina pode causar deficiência de L-carnitina no corpo, porque interfere com outros processos de absorção da carnitina.
  • Acetil-L-carnitina

Comumente chamada de ALCAR, a acetil-L-carnitina é a forma de carnitina de que o cérebro mais precisa. Vários estudos mostraram que o ALCAR é muito benéfico para doenças neurodegenerativas.
  • L-carnitina L-tartarato

Este tipo de carnitina é mais freqüentemente encontrado em suplementos para exercícios e é facilmente absorvido pelo corpo. Acredita-se que L-carnitina L-tartarato seja capaz de aliviar a dor muscular após o exercício.
  • Propionil-L-carnitina

Propionil-L-carnitina é um tipo de carnitina usado para tratar problemas circulatórios, como hipertensão arterial e doenças vasculares periféricas. Este tipo de carnitina é capaz de aumentar a produção de óxido nítrico que pode aumentar o fluxo sanguíneo. Dos quatro tipos mais comuns de carnitina acima, acredita-se que acetil-L-carnitina e L-carnitina sejam os mais eficazes para o uso diário. No entanto, você ainda é aconselhado a escolher um suplemento de carnitina que seja adequado para suas atividades diárias e ainda consultar seu médico antes de tomá-lo.

Os suplementos de L-carnitina podem ajudá-lo a perder peso?

A L-carnitina é um aminoácido importante. A L-carnitina tem a função principal, que é ajudar a queimar gordura para que se torne energia para o corpo. Portanto, muitas pessoas pensam que a L-carnitina pode ajudar na perda de peso. No entanto, a forma como o corpo humano funciona não é tão simples. Os resultados das pesquisas sobre os benefícios dos suplementos de L-carnitina na perda de peso também são complexos. Por exemplo, em um estudo com 38 participantes do sexo feminino que se exercitavam quatro vezes por semana, não houve diferença na perda de peso entre aquelas que tomaram suplementos de L-carnitina e aquelas que não o fizeram. Além disso, cinco dos participantes experimentaram efeitos colaterais na forma de náuseas e diarreia. Além disso, outro estudo sobre L-carnitina também não encontrou queima significativa de gordura em participantes que pedalaram por 90 minutos e tomaram suplementos de L-carnitina por quatro semanas. No entanto, em pesquisas envolvendo participantes obesos e idosos (idosos), o consumo de L-carnitina provou ser capaz de perder 1,3 kg de peso corporal. É por isso que mais pesquisas sobre participantes mais jovens e ativos são necessárias para provar os benefícios da L-carnitina na perda de peso.

Outros benefícios da L-carnitina

Além de ser considerado eficaz na perda de peso, há muitas reivindicações dos benefícios da L-carnitina que são úteis para outras partes do corpo, incluindo:
  • Melhorar a saúde do cérebro

Vários estudos em humanos mostraram que consumir carnitina do tipo acetil-L-carnitina todos os dias pode prevenir a doença de Alzheimer e outras doenças cerebrais. Na verdade, acredita-se que este tipo de carnitina previne danos às células cerebrais. Os entrevistados alcoólatras que consumiram 2 gramas de acetil-L-carnitina por 90 dias, experimentaram melhorias significativas na função cerebral. No entanto, mais pesquisas ainda são necessárias para provar os benefícios da carnitina.
  • Melhore a saúde do coração

Em um estudo, tomar 2 gramas de acetil-L-carnitina diariamente foi capaz de reduzir a pressão arterial sistólica em até 10 mmHg, evitando doenças cardíacas. A L-carnitina também demonstrou sua capacidade de melhorar a saúde de pacientes com doenças coronárias e insuficiência cardíaca crônica. Um estudo que durou um ano também mostrou uma diminuição na proporção de insuficiência cardíaca e morte em participantes que tomaram L-carnitina.
  • Melhore o desempenho esportivo

Os benefícios da L-carnitina na melhoria do desempenho esportivo ainda requerem evidências mais fortes. Porque os benefícios da L-carnitina na melhoria do desempenho esportivo não podem ser sentidos imediatamente e leva semanas para ver sua eficácia.
  • Controle do diabetes tipo 2

Acredita-se também que a L-carnitina seja capaz de aliviar os sintomas do diabetes tipo 2 e os vários riscos que podem surgir da doença. Um estudo em pacientes com diabetes tipo 2 mostrou que os suplementos de carnitina foram capazes de reduzir os níveis de açúcar no sangue. Suplementos de carnitina também são considerados capazes de superar o diabetes, desencadeando a produção da enzima AMPK (uma enzima que aumenta a capacidade do corpo de usar carboidratos). Alguns dos benefícios dos suplementos de L-carnitina e outros tipos de carnitina acima ainda requerem mais pesquisas. É aconselhável não consumir antes de consultar um médico.

Dosagem segura de suplementos de L-carnitina

Uma dose segura de suplementos é a chave para obter os benefícios. Os suplementos de L-carnitina e outros tipos de carnitina também têm dosagens que precisam ser seguidas, como segue.
  • L-carnitina: 500-2.000 miligramas por dia
  • Acetil-L-carnitina: 600-2.500 miligramas por dia
  • L-carnitina L-tartarato: 1.000-4.000 miligramas por dia
  • Propionil-L-carnitina: 400-1.000 miligramas por dia.
Consumir 2.000 miligramas de carnitina por dia é considerado seguro para o corpo. No entanto, pergunte ao seu médico sobre a dose recomendada para você. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ:

Observe que tomar L-carnitina pode causar efeitos colaterais leves, como diarréia e náuseas. Por isso, é aconselhável consultar seu médico antes de escolher qualquer tipo de suplemento de carnitina.