Farinha de tapioca, é saudável consumir?

À primeira vista não parece diferente da maioria das farinhas, a farinha de tapioca é um extrato de tubérculos de mandioca. Quando comparada à farinha de trigo, a textura da farinha de tapioca é mais escorregadia nas mãos. Infelizmente, o conteúdo nutricional da farinha de tapioca é baixo. Geralmente a farinha de tapioca é usada para engrossar os pratos. Quando aquecida, a farinha de tapioca fica mais espessa e com uma cor mais clara. Além disso, a farinha de tapioca também está se tornando cada vez mais popular como alternativa sem trigo glúten.

A farinha de tapioca é saudável?

A maior parte do conteúdo da farinha de tapioca é composta por carboidratos. Há muito pouca proteína, gordura e fibra nele. Os nutrientes também são muito baixos, apenas cerca de 0,1% da recomendação diária. É por isso que muitos se referem à farinha de tapioca como calorias vazias. É verdade que o teor de carboidratos pode ser uma fonte de energia, mas não contém nutrientes essenciais. Mesmo que não seja processada adequadamente, a farinha de tapioca pode ser prejudicial à saúde porque:
  • Causar envenenamento

Mandioca como ingrediente básico da farinha de tapioca Os tubérculos de mandioca como ingrediente básico da farinha de tapioca contêm uma substância chamada linamarin. Quando entra no corpo, Linamarin pode se transformar em cianeto de hidrogênio, que pode causar envenenamento por cianeto. Isso equivale à ausência dos benefícios da mandioca crua, que pode causar envenenamento, paralisia e até a morte. Essa condição ocorre com frequência em países africanos quando há epidemias da doença de Konzo. Muitos africanos sofrem de paralisia devido ao consumo da mandioca crua.
  • Alergia

Além da intoxicação, uma pessoa também pode ter alergias ao consumir farinha de tapioca. Isso ocorre quando o corpo confunde uma substância da mandioca com um alérgeno. O termo médico para esta condição é síndrome do látex do fruto.
  • Nutrição baixa

Para as pessoas cujo alimento básico é a mandioca, existe o risco de sofrer de desnutrição ou desnutrição. Casos desse tipo são comuns em países pobres ou em desenvolvimento. A tapioca é muito escolhida porque pode ser comida e o preço é acessível. No entanto, o conteúdo protéico e nutricional não atende aos padrões exigidos pelo corpo. [[Artigo relacionado]]

Benefícios da farinha de tapioca

Pode ser uma alternativa ao pão de trigo integral. Além de alguns dos riscos de consumir farinha de tapioca, o benefício que muitas pessoas sentem é o seu conteúdo gratuito glúten e também grãos. Isso significa que a farinha de tapioca pode ser um substituto para produtos que usam trigo ou milho como ingredientes principais. Alguns dos usos da farinha de tapioca incluem:
  • Pão grátis glúten e grão
  • Pudins, sobremesas, chá de bolhas
  • Espessante de sopa, molho ou massa
  • adicionado a hambúrgueres, pepitas, ou massa de farinha para manter a textura da massa em borracha
Diferentes usos, também serão diferentes formas de processamento da farinha de tapioca. Por exemplo, quando usada para engrossar pratos ou fazer bolos, a farinha de tapioca tende a aderir melhor. Normalmente, o uso da farinha de tapioca é combinado com outras farinhas para aumentar a nutrição e melhorar a textura. É importante verificar se o processamento da farinha de tapioca está realmente cozido e correto. Se você não tiver certeza, comprar um produto comercial de farinha de tapioca é mais seguro porque não contém mais a substância Linamarin muito alto. Além disso, por ser rica em carboidratos, a farinha de tapioca não é adequada para o consumo de diabéticos. Principalmente farinha de tapioca para chá de bolhas feito de farinha preta com adoçante adicionado. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Para adicionar nutrientes à farinha de tapioca, você pode fazer isso misturando-a com uma farinha mais nutritiva, como a farinha de soja. Se você usar apenas farinha de tapioca, o conteúdo nutricional tende a ser baixo e não tem impacto significativo na saúde.