5 causas de caroços na mama, desde cistos até câncer de mama

Quando as glândulas mamárias endurecem, então causam um caroço, não pense imediatamente que é câncer de mama ou alguma outra doença terrível. Porque existe a possibilidade de que isso seja causado por uma infecção mamária (mastite), que é comum em mães que amamentam. No entanto, para distinguir um nódulo na mastite de outros distúrbios mamários, há várias coisas às quais você deve prestar atenção.

Glândulas mamárias endurecidas, o que é um sinal de mastite?

Mamilos rachados facilitam a entrada de bactérias na mama, causando mastite. Esta condição pode tornar as mães relutantes em amamentar, fazendo com que o leite materno se acumule. O acúmulo de leite materno causa o endurecimento das glândulas mamárias e pode causar caroços nos seios. O caroço geralmente é doloroso, mas dura pouco tempo se a amamentação for suave. Além disso, a mastite também tem outros sinais, como vermelhidão nas mamas, dor, inchaço e até dá febre. No entanto, a mastite geralmente melhora com o uso de antibióticos. Além disso, acredita-se que as compressas de água quente podem aliviar os sintomas. No entanto, se o nódulo for uma coleção de pus, deve-se aspirar.

Distinguir nódulos de mastite de outras doenças mamárias

Além da mastite, existem outros distúrbios que podem causar caroços na mama, como câncer de mama, papiloma intraductal, fibroadenomas, cistos e fibrocistos. Ao distinguir um nódulo na mastite de outras doenças mamárias, você precisa prestar atenção aos sinais.
  • Fibroadenoma

Fibroadenoma é o nódulo benigno mais comum na mama. Quando você toca nele, o caroço fica sólido, redondo e se move com facilidade. Ao contrário da mastite, que é dolorosa, os nódulos de fibroadenoma são indolores. Além disso, essa condição não afeta apenas as mães que amamentam, mas também pode afetar qualquer mulher com idade média de 20 a 30 anos. Para removê-lo, uma cirurgia pode ser realizada.
  • Cisto

Os cistos são bolsas cheias de líquido que geralmente afetam ambas as mamas. Os cistos são lisos e flexíveis e variam em tamanho. Durante o ciclo menstrual, o tamanho muda com freqüência. Alguns cistos podem ser dolorosos, enquanto outros são indolores. Os cistos podem ser tratados com a sucção do fluido do cisto ou ele pode até mesmo desaparecer por conta própria.
  • Fibrocístico

Alterações fibrocísticas na mama que ocorrem devido a alterações hormonais. Essa condição pode causar dor ou um caroço na mama. Nódulos fibrocísticos são glândulas mamárias que crescem e se expandem. Esses caroços podem ser duros ou borrachentos. Os fibrocistos geralmente ocorrem em mulheres com idade entre 35-50 anos. Mulheres na pós-menopausa têm maior probabilidade de apresentar esses tipos de alterações mamárias. Não há tratamento específico para fibrocistos, mas você pode aplicar compressas quentes nos seios ou tomar analgésicos, como ibuprofeno ou paracetamol.
  • Papiloma intraductal

Papiloma intraductal É um tumor semelhante a uma verruga que se desenvolve nos dutos mamários. Se houver apenas um, o tumor geralmente está localizado sob o mamilo e pode causar sangramento no mamilo. Mesmo assim, papiloma intraductal não associado ao risco de câncer de mama. Enquanto isso, se houver uma coleção de pequenos tumores localizados longe do mamilo, a condição pode estar associada ao risco de câncer de mama. Papiloma intraductal Geralmente ocorre em mulheres com idade entre 30-50 anos. Essa condição pode ser removida por cirurgia.
  • Câncer de mama

Em geral, os caroços do câncer de mama são duros. A forma é irregular e parece grudar no tecido da mama. O câncer de mama geralmente é indolor, especialmente nos estágios iniciais. No entanto, com o tempo, essa condição pode causar dor nas mamas, vermelhidão, inchaço, sangramento do mamilo, descamação da pele da mama ou dos mamilos, até que a forma ou o tamanho da mama mude. O tratamento do câncer de mama pode ser feito removendo a mama e vários tratamentos de câncer, como quimioterapia ou radioterapia. [[Artigo relacionado]]

O que fazer se houver um caroço na mama?

É melhor que apareça um caroço na mama que incomode, e consulte imediatamente um médico. Ao fazer um exame, o médico determinará o diagnóstico de sua condição. Seria melhor se você fizesse o exame o mais cedo possível, para poder receber imediatamente o tratamento adequado. Não deixe você concluir por si mesmo, ou mesmo ignore, até que possa fazer mal à sua saúde. Para as mulheres, não se esqueça de fazer anualmente o exame das mamas ao médico, para saber se há alterações suspeitas nas mamas. Pessoa fonte:

dr. Cindy Cicilia

Médico Responsável MCU

Hospital Brawijaya Duren Tiga