O que é homofobia? Conheça essas dicas para reduzir o ódio

Tópicos relacionados a LGBT e orientação sexual nunca foram discutidos pelas pessoas. Ao assistir ao debate online sobre o assunto, você pode ter ouvido o termo homofobia. Na verdade, o que é homofobia?

Saiba o que é homofobia

Homofobia é uma forma de ódio, medo e desconforto em pessoas homossexuais ou gays e mulheres lésbicas. A homofobia é manifestada por atitudes negativas em relação aos grupos homossexuais que ocorrem nos níveis pessoal, cultural e institucional. A homofobia pode ser expressa de muitas formas. Essas atitudes e comportamentos podem estar enraizados em ódio irracional e mal-entendido. Algumas pessoas correm o risco de ter um comportamento homofóbico devido a vários fatores, incluindo crenças religiosas e ensinamentos da família ou dos pais. Na prática, as pessoas com homofobia costumam usar linguagem abusiva ao falar com pessoas homossexuais ou ao falar sobre gays e lésbicas. Em um nível extremo, a homofobia pode ser expressa por: valentão ou intimidação, assédio e violência contra pessoas homossexuais (e bissexuais).

Tipos de homofobia

O comportamento homofóbico começou a ser estudado por muitos especialistas e identificado por diversos tipos. Existem vários tipos de homofobia, a saber:

1. A homofobia é internalizada

A homofobia internalizada pode ser definida como homofobia autodirigida. Essa homofobia pode ocorrer em alguém que se identifica como homossexual, mas sente vergonha de sua orientação sexual. A homofobia internalizada também pode ocorrer em pessoas que tentam suprimir a atração sexual pelo mesmo sexo.

2. Homofobia interpessoal

Como o nome indica, a homofobia interpessoal é a homofobia dirigida a outras pessoas em um nível individual. O comportamento homofóbico pode ser demonstrado por meio de discriminação no trabalho por colegas de trabalho, bullying na escola e discriminações sutis por indivíduos heterossexuais contra seus amigos homossexuais.

3. Homofobia institucional

Homofobia institucional é a homofobia perpetrada pela pessoa responsável por uma instituição, organização, agência governamental ou empresa. A homofobia nesse nível é demonstrada por meio de políticas que discriminam e prejudicam indivíduos não heterossexuais.

4. Homofobia cultural

Finalmente, a homofobia também pode ter eco na cultura popular e na mídia de entretenimento. A homofobia pode ser vista em programas de televisão, revistas, histórias em vários tipos de filmes.

Homofobia e ódio de grupos específicos

Biphobia é o ódio de grupos bissexuais. No início, a homofobia se referia a comportamento de ódio e discriminação contra grupos homossexuais. Mas, na verdade, esse termo também pode ser usado para descrever o ódio e o medo irracional de grupos bissexuais e transgêneros. O ódio contra grupos bissexuais, transgêneros e lésbicas também possui termos específicos, a saber:
  • Lesbofobia, ou seja, ódio e medo irracional de grupos de lésbicas (mulheres que gostam do mesmo sexo)
  • Bifobia, ou seja, ódio e medo irracional de grupos bissexuais (indivíduos que gostam de homens e mulheres)
  • Transfobia, que é o ódio irracional e o medo dirigido a grupos transgêneros e transexuais

Dicas para reduzir a homofobia em relação aos seus colegas

Embora possa não ser o ideal, algumas pessoas tentaram reduzir a homofobia em si mesmas. Aqui estão algumas dicas que você pode tentar reduzir a homofobia em seu círculo de amigos:
  • Entenda que a bissexualidade e a homossexualidade não são transtornos mentais
  • Entender que o que as pessoas LGBT estão enfrentando não é fácil
  • Entender que a discriminação enfrentada por grupos LGBT pode desencadear distúrbios psicológicos em alguns indivíduos do grupo
  • Procure ouvir as experiências vividas por seus colegas que fazem parte da comunidade LGBT
  • Eduque as pessoas mais próximas a você para não discriminar pessoas LGBT
  • Entenda coisas relacionadas a LGBT para que possa fornecer informações precisas a outras pessoas e reduzir seus preconceitos
  • Manter os segredos de seus camaradas que saem ou sair como um indivíduo não heterossexual.
[[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

A homofobia é um ódio irracional e medo de indivíduos homossexuais. A definição de homofobia também se estende ao ódio de grupos bissexuais e transgêneros. Para obter mais informações sobre orientação sexual, você pode pergunte ao médico no aplicativo de saúde da família SehatQ. O aplicativo SehatQ pode ser baixado Appstore e Playstore para fornecer informações confiáveis ​​sobre sexualidade.