Kosher são regras Halal-Haram para judeus, o que há nele?

Kosher é uma regra a respeito da comida adequada para um judeu comer. Em hebraico, kosher significa "digno". Não apenas o tipo de comida, as regras kosher também incluem o processo de preparação de um prato. Para os judeus, o kosher não é apenas uma regra sobre segurança alimentar ou saúde. também está intimamente relacionado aos valores religiosos. As regras Kosher são muito abrangentes sobre como os alimentos devem ser produzidos, processados ​​e preparados antes do consumo.

Conheça as regras kosher

A carne de frango é kosher. As regras sobre kosher estão contidas na Torá. As instruções para aplicá-lo na vida cotidiana também eram transmitidas de boca em boca e por meio da tradição. Algumas regras kosher proíbem a combinação de certos tipos de alimentos, especialmente carne e laticínios. Existem 3 categorias de alimentos de acordo com as regras kosher:
  • Carne (fleishig)

A primeira categoria é a carne de mamíferos e de aves e produtos de ossos e caldos
  • Laticínios (milchig)

Os produtos lácteos que se enquadram nesta segunda categoria incluem leite, queijo, manteiga e iogurte
  • Pareve

Todos os alimentos que não incluem carne ou laticínios. Alguns deles incluem peixes, ovos e alimentos à base de plantas. De acordo com as regras kosher, os alimentos que estão na categoria de carnes não podem ser servidos ou consumidos junto com laticínios. Além disso, todos os equipamentos para processamento de carnes e laticínios devem ser diferentes e separados. Inclusive o local para lavagem do equipamento também deve ser separado. Se alguém que segue as regras kosher come carne, é necessário esperar um pouco antes de consumir laticínios. Esta duração varia no intervalo de tempo de 1-6 horas. Embora os alimentos que estão incluídos na categoria pareve considerado neutro e pode ser consumido com carnes ou laticínios. Mas, novamente, é necessário rastrear como o processo de fabricação usa equipamentos para processar carne ou laticínios. Este processo pode afetar a classificação dos alimentos pareve. [[Artigo relacionado]]

Alimentos que podem ser consumidos de acordo com o kosher

A categorização dos alimentos de acordo com o kosher ocorre em carne (fleishig), laticínios (milchig) e peixes e ovos (pareve). Além disso, as regras kosher se aplicam não apenas ao tipo de alimento, mas desde o abate até o processamento. As regras que se aplicam no kosher são:

1. Carne (fleishig)

O termo carne em um contexto kosher refere-se à carne fresca de vários tipos de mamíferos e aves. Produtos derivados como caldos, molhos ou ossos também se enquadram nesta categoria. Alguns dos critérios para consumir carne de acordo com as regras kosher são:
  • Deve vir de um animal ruminante com cascos separados, como vaca, ovelha, cabra, veado ou boi
  • A parte que pode ser consumida é a parte quarto dianteiro (frente) ou seja, quadríceps, costelas e lamusir
  • Aves que podem ser consumidas como galinhas, perus, codornizes, pombos e gansos
  • O processo de abate deve ser realizado por uma pessoa certificada de acordo com as regras judaicas
  • A carne deve ser embebida para que não haja nenhum vestígio de sangue antes do cozimento
  • Ferramentas para abate ou cozimento de carne devem ser especiais
  • Carne que não inclui kosher é porco, coelho, esquilo, camelo, canguru, cavalo, aves de rapina e cortes de carne de quartos traseiros animal

2. Laticínios (milchig)

Regras para consumir laticínios, como queijo, leite, manteiga, e o iogurte deve atender a vários requisitos para ser considerado kosher, incluindo:
  • Vem de animais kosher
  • Não deve ser misturado com produtos derivados de carne, como gelatina ou coalho (como no processo de fabricação queijo duro)
  • Deve ser processado com diferentes ferramentas com equipamentos para processamento de carne

3. Peixes e ovos (pareve)

Ovos e peixes são classificados em pareve ou neutro nas regras kosher porque não contém carne ou laticínios. As regras são:
  • O peixe é considerado kosher se vier de animais marinhos com barbatanas e escamosas, como atum, salmão, cavala e alabote.
  • Animais marinhos sem barbatanas e escamas, como caranguejos, camarões, lagostas ou crustáceos são proibidos de serem consumidos
  • Pode ser consumido com carne ou laticínios
  • Ovos de peixes kosher podem ser consumidos, desde que não haja vestígios de sangue e devem ser inspecionados cuidadosamente com antecedência
  • O trigo ou seus produtos processados ​​são considerados kosher se nenhum produto de origem animal for adicionado
Enquanto isso, para o consumo de vegetais e frutas de acordo com as regras kosher, deve-se verificar cuidadosamente se não há insetos ou larvas antes de serem vendidos e consumidos. Além disso, vegetais e frutas processados ​​com equipamentos para processar carne e leite não são considerados kosher. [[Artigo relacionado]]

Como é diferente da comida halal?

A terminologia de kosher e halal é diferente, incluindo o processo de certificação. Alimentos que são certificados como kosher não são necessariamente halal e vice-versa. Acontece que, em um contexto mais amplo, tanto halal quanto kosher regulam quais alimentos e processamento são permitidos ou não, com base nas regras islâmicas e judaicas.