Existem várias maneiras de aumentar a testosterona naturalmente que os homens podem fazer. O próprio hormônio testosterona desempenha uma função importante para a saúde de Adam, mesmo nas mulheres. Esse hormônio desempenha um papel na função sexual, fertilidade, massa muscular e saúde óssea. Se os níveis de testosterona estiverem baixos, o risco de problemas de saúde o assombrará, como disfunção sexual, obesidade e doenças cardíacas. No entanto, você não precisa se preocupar porque existem várias maneiras de aumentar a testosterona que podem ser feitas naturalmente. [[Artigo relacionado]]
Como aumentar a testosterona naturalmente
Idealmente, os homens adultos têm níveis de testosterona entre 300-1000 ng / dL, conforme escrito em uma revisão científica na revista
Críticas em Urologia. No entanto, os níveis de testosterona diminuirão com a idade. Geralmente, o processo de diminuição da testosterona começa na idade de 25-30 anos. Embora uma queda na testosterona seja quase certa, você ainda pode tentar evitar que ela caia tão drasticamente que leve ao hipogonadismo. Veja como aumentar a testosterona naturalmente:
1. Exercite-se regularmente
A primeira maneira de aumentar a testosterona naturalmente é fazendo exercícios. De acordo com uma [pesquisa publicada em
European Journal of Applied PhysiologyOs homens que praticam esportes têm níveis mais altos de testosterona do que os que não praticam. Os exercícios que podem ajudar a aumentar os níveis de testosterona são o treinamento de resistência, como o levantamento de peso. Além disso, foi relatado que o treinamento intervalado de alta intensidade ou HIIT é eficaz. No entanto, não há necessidade de se preocupar com o tipo de esporte. Praticar exercícios regularmente e de forma consistente também pode ajudá-lo a aumentar os níveis de testosterona no corpo.
2. Aumentar o consumo de proteína
A dieta tem uma grande influência sobre a testosterona e outros hormônios. Uma forma de aumentar a testosterona no corpo é ingerir alimentos que aumentem a testosterona, como alimentos que contêm proteínas. Além das proteínas, os carboidratos e as gorduras saudáveis também desempenham um papel no controle desse hormônio masculino. Na verdade, relata-se que os carboidratos otimizam os níveis de testosterona durante o treinamento de resistência. Além disso, também existem alguns alimentos que aumentam os níveis de testosterona que podem ajudar a aumentar os níveis, incluindo:
- Atum
- Leite desnatado
- ostra
- Carne bovina
- Folha de espinafre
3. Controle o estresse
Afirma-se que as condições psicológicas também influenciam os níveis de testosterona. O estresse que atinge pode causar um aumento no hormônio cortisol ou hormônio do estresse e fazer com que a testosterona diminua. Esses dois hormônios têm uma relação oposta. O estresse e o aumento do cortisol também estão associados ao aumento da ingestão calórica, levando ao ganho de peso e gordura corporal. Essa condição não foge ao gatilho para o declínio da testosterona.
Encontrar entretenimento, como jogar, ajuda a aumentar a testosterona. É por isso que controlar o estresse é a maneira de aumentar a testosterona que você precisa fazer. Há muitas maneiras de controlar o estresse, como exercícios, dormir o suficiente e encontrar entretenimento para ajudá-lo a ser mais feliz. Não se esqueça de comer alimentos inteiros e fique longe de alimentos processados.
4. Consumo de vitamina D
Não apenas com drogas, existem suplementos que aumentam a testosterona que você pode usar para aumentar a testosterona naturalmente, ou seja, a vitamina D. É relatado que a vitamina D desempenha um papel nos níveis normais de testosterona. Além dos suplementos, várias maneiras de obter a ingestão de vitamina D naturalmente são tomando banho de sol. Isso ocorre porque a luz solar pode ajudar na produção de vitamina D no corpo. Experimente também comer alguns alimentos ricos em vitamina D, como leite, ovos, peixe, iogurte e vegetais de folhas verdes.
5. Necessidades de zinco suficientes
A necessidade de zinco suficiente também é uma forma de aumentar a testosterona naturalmente, que você não deve perder. A razão, este mineral pode ajudar o corpo a produzir testosterona. Você pode encontrar zinco em uma variedade de alimentos, como ostras, carne bovina, nozes. O zinco também é necessário para o funcionamento adequado do sistema imunológico e ajuda as enzimas a quebrar os nutrientes.
6. Tome vitaminas
Além da vitamina D e do zinco, acredita-se que vários outros suplementos de micronutrientes também aumentam os níveis de testosterona, como vitamina A, vitamina B e vitamina E. Mais importante, antes de tomar esses suplementos vitamínicos, converse com seu médico primeiro para descobrir o dose certa para você.
7. Beba ervas que aumentam a testosterona
Acredita-se que vários ingredientes à base de plantas aumentam os níveis de testosterona, um dos quais é ashwagandha. Algumas pesquisas, como um estudo publicado em
Medicina alternativa e complementar baseada em evidências, relataram que ashwagandha pode ajudar a aumentar a testosterona em 17%, bem como a contagem de espermatozoides em até 167%.
Há relatos de que a Ashwagandha ajuda a aumentar o hormônio testosterona. Outros ingredientes à base de plantas que podem ser mais fáceis de encontrar, como suplementos de extrato de gengibre. Vários estudos em animais relatam que o gengibre tem potencial para aumentar os níveis de testosterona. Da mesma forma com tongkat ali, erva daninha de cabra com tesão, para shilajit. No entanto, tente perguntar ao seu médico primeiro, considerando que a fase de teste atual ainda está limitada a animais.
8. Descanse o suficiente
Dormir o suficiente também é importante para manter a saúde geral do corpo, incluindo o hormônio testosterona. Em um estudo, homens que dormiam apenas 5 horas por noite relataram uma queda de 5% na testosterona. Em contraste, o acréscimo de horas de sono aumenta a testosterona em 15% em média. É aconselhável dormir 7 a 10 horas para aumentar a testosterona naturalmente.
9. Perder peso
Perder peso é outra maneira de aumentar a testosterona. O motivo é que a pesquisa revela que o sobrepeso (obesidade) acaba fazendo com que os níveis de testosterona dos homens sejam 50% menores do que se eles tivessem peso normal. [[Artigo relacionado]]
Notas de SehatQ
Antes de tentar suplementos ou drogas que aumentam o hormônio, você pode tentar as maneiras de aumentar a testosterona naturalmente acima. Principalmente se não for acompanhado de sintomas perturbadores. Tente mudar seu estilo de vida para ser mais saudável, fazer exercícios e comer alimentos nutritivos. Se você seguiu as dicas acima e ainda está tendo sintomas de baixa testosterona, como dificuldade em obter uma ereção, sêmen reduzido e diminuição dos testículos, é recomendável que você consulte um médico imediatamente. Você pode precisar de terapia com hormônio testosterona para tratar esse problema. Certifique-se de que as queixas médicas que você está enfrentando
conversa de médicono aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe o aplicativo agora em
App Store e Google Play.