Como lidar com o peixe-gato Patil: remédio e primeiros socorros

A pesca do bagre é uma atividade divertida para algumas pessoas. Na verdade, não são poucos os residentes em certos assentamentos que realizam competições de pesca de bagre como um evento recreativo ou recreativo refrescante. No entanto, um-um você pode dipatil bagre. Quais são os primeiros socorros se for atingido por patil de bagre?

O que é patil bagre?

O bagre é uma das espécies de peixes de água doce amplamente criadas na Indonésia. O peixe-gato pode ser encontrado em rios, lagos e na costa de águas tropicais, subtropicais e subtropicais. A forma distinta deste peixe é o seu corpo alongado, liso, e possui quatro pares de "bigodes" no final da boca. A boca do bagre se alarga nas pontas. O peixe-gato tem cinco barbatanas, nomeadamente barbatanas peitorais (existem patilos), barbatanas dorsais, barbatanas pélvicas, barbatanas anais e barbatanas de cauda. O patil de bagre é um ferrão com a forma de três finos espinhos pontiagudos localizados na barbatana peitoral. O comprimento do patil de bagre pode atingir 400 mm.

Quais são os efeitos nocivos da exposição ao patil de bagre?

Todos os tipos de espécies de bagres, tanto de água salgada como de água doce, são classificados como perigosos. Mesmo assim, o bagre não é um tipo agressivo de peixe. O novo bagre atacará usando seu patil se se sentir perturbado. Uma pessoa pode ser exposta ao veneno de bagre quando em contato direto com patilhas de bagre vivos. As pessoas podem pegar picadas de bagre quando entrarem em contato direto com eles durante o banho, pesca ou pisar acidentalmente neles. Patil de peixe-gato contém um veneno denominado crinotoxina, que é prejudicial aos seres humanos. Em pequenas quantidades, esse veneno causa dor, dormência, vermelhidão, formigamento e inchaço na área afetada da pele. Se a toxina entrar no corpo em grandes quantidades, é provável que apareçam sintomas alérgicos graves, como queda drástica da pressão arterial, fraqueza e até perda de consciência. As toxinas eram mais abundantes no patil juvenil de bagres e começaram a diminuir nos bagres velhos. Geralmente, a mão é a parte do corpo que costuma ser capturada pelo peixe-gato. O contato curto com o peixe-gato pode causar uma dor terrível. Embora a maioria seja classificada como inofensiva, a exposição ao patil de bagre pode causar danos graves aos tecidos.

Primeiros socorros e como tratar dipatil de bagre

Muitos pensam que a melhor maneira de tratar o veneno do patil de bagre é drenar o ferimento com sua própria urina. Há também quem acredite que as feridas causadas pelo dipatil de bagre podem ser curadas com a aplicação da seiva da castanha de caju ou do pó de café. No entanto, esses métodos tradicionais de tratamento não foram comprovados como eficazes e seguros do ponto de vista médico. Em vez de tentar, aqui está um guia de primeiros socorros para lidar com feridas causadas por patilhas de bagre, aos quais você precisa prestar muita atenção.
  • Mergulhe a área do corpo ou pele que está envolvida no peixe-gato em um recipiente com água morna. Esta etapa visa aliviar a dor da “picada”.
  • Em seguida, examine cuidadosamente a parte do corpo ou a área da pele. Se houver pequenas farpas de rebarbas presas na pele, remova-as com cuidado. Você pode removê-lo usando uma pinça.
  • Se você conseguiu remover as espinhas do bagre, enxágue imediatamente a área com água da pele afetada pela "picada", usando sabão e água limpa.
  • Lembre-se de não cobrir a área da pele afetada pela "picada" com um curativo para feridas.
Para reduzir a dor causada pelo dipatil de bagre, você pode tomar analgésicos, como ibuprofeno e paracetamol. Para o ibuprofeno, você pode tomar 1-2 comprimidos ou cápsulas a cada quatro horas. Se estiver tomando paracetamol, você pode tomar 1-2 comprimidos ou cápsulas a cada seis a oito horas.

Quando você deve ir ao médico?

Se os primeiros socorros dipatil de bagre não aliviarem a dor, podem até causar alguns sintomas, como dificuldade para respirar, consulte um médico imediatamente. Ao consultar um médico, ele perguntará sobre a "picada", como quando ocorreu e os sintomas que causou. Seu médico pode recomendar que você tome uma injeção antitetânica. Se a "picada" causar uma infecção que não desaparece por cinco dias, o médico pode prescrever antibióticos. Os antibióticos são úteis para aliviar a "picada" causada pelo patil do bagre.