8 maneiras de prevenir o câncer de mama que as mulheres precisam saber

O câncer de mama é uma doença que ocorre quando células cancerosas malignas se formam no tecido mamário. O câncer de mama é um dos maiores “inimigos” das mulheres, o que certamente é muito temido. Na verdade, existe uma maneira de prevenir o câncer de mama, que as mulheres podem fazer? A prevenção do câncer de mama, a partir de um estilo de vida saudável. Se você se sente ansioso e preocupado com o risco de câncer de mama, é apropriado descobrir como prevenir o câncer de mama.

Como prevenir o câncer de mama que as mulheres podem fazer

Se você tem uma família com câncer de mama, também corre o risco de desenvolver a doença.

Portanto, entenda e siga algumas formas de prevenir o câncer de mama, a seguir:

1. Detecção precoce

Detecção precoce, um passo importante para prevenir o câncer de mama A primeira e mais importante forma de prevenir o câncer de mama é fazer o autoexame das mamas (BSE). Porque, algumas mulheres que têm câncer de mama, não sentem nenhum sintoma. Começando por fazer um autoexame, para ver se tem alguma alteração nas mamas, depois fazer um check-up médico, até fazer uma mamografia (exame de raios-x, para ver partes da mama), para essa mama o câncer pode ser detectado o mais cedo possível.

2. Evite álcool

Vários estudos mostraram que as bebidas alcoólicas, como cerveja ou vinho tinto, podem aumentar a produção de hormônios que causam câncer de mama no corpo da mulher. O consumo de álcool corre o risco de aumentar a produção do hormônio estrogênio. Lembre-se de que o excesso de estrogênio no corpo costuma estar associado ao desenvolvimento de células de câncer de mama. Além disso, acredita-se que o álcool danifique o DNA das células do corpo, aumentando assim o risco de câncer de mama.

3. Não fumar

Se você não fuma, mantenha-se firme. No entanto, se você é uma mulher que fuma, pare imediatamente com o mau hábito. Isso ocorre porque a pesquisa encontrou uma ligação entre o tabagismo e um risco aumentado de câncer de mama em mulheres jovens ou não menopáusicas. Pesquisas também comprovam que fumantes passivos, frequentemente expostos à fumaça do cigarro, também apresentam alto risco de desenvolver câncer de mama. Portanto, pare de fumar, antes que seja tarde demais!

4. Mantenha o peso corporal ideal

Estar acima do peso ou ser obeso aumenta o risco de câncer de mama. Principalmente se a obesidade é vivida por mulheres que estão na menopausa. Uma das razões pelas quais a obesidade pode aumentar o risco de câncer de mama é porque o excesso de tecido adiposo pode aumentar a produção do hormônio estrogênio no corpo da mulher. Além disso, mulheres com excesso de peso tendem a ter níveis elevados de insulina em seus corpos. Assim como o hormônio estrogênio, se o hormônio insulina estiver em excesso, o risco de câncer pode aumentar.

5. Pratique exercícios regularmente

Ser fisicamente ativo, no sentido de praticar exercícios regularmente, pode ser uma forma de prevenir o câncer de mama, o que é importante. Porque, fazer exercícios e suar podem te ajudar a manter o peso ideal.

Mulheres adultas saudáveis ​​são aconselhadas a praticar exercícios aeróbicos de intensidade moderada, por 150 minutos, ou exercícios aeróbicos de alta intensidade, por 75 minutos, dentro de uma semana.

6. Amamentação

Não subestime os benefícios da amamentação Como mulher, quando você tiver filhos, provavelmente amamentará seu filho todos os dias. Aparentemente, a amamentação tem um efeito forte, na prevenção do câncer de mama. Um estudo do Instituto Americano de Pesquisa do Câncer (AICR) e do Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer (WCFR) afirma que a amamentação pode reduzir o risco de desenvolver câncer de mama. Porque, a lactação vai atrasar, quando a mulher voltar a menstruar, depois do parto. Isso pode reduzir a exposição ao hormônio estrogênio, em seu corpo. Além disso, acredita-se que a amamentação faça os seios, liberando muito tecido, inclusive células com DNA danificado. O risco de câncer de mama também pode diminuir.

7. Reduza a dose e a duração da terapia hormonal

A terapia hormonal que dura de 3 a 5 anos tem o potencial de aumentar o risco de câncer de mama. Se você está fazendo terapia hormonal para a menopausa, pergunte ao seu médico se você é uma mulher em risco ou não. Em caso afirmativo, procure outra solução. Se você ainda estiver em terapia hormonal, reduza a dose tanto quanto possível e sempre peça ao seu médico para monitorar a duração da terapia hormonal.

8. Evite a exposição à radiação e poluição ambiental

Métodos de imagem, como raios-x para ressonância magnética (MRI), usam uma quantidade bastante alta de radiação. Estudos mencionam a relação entre os métodos de imagem com o risco de câncer de mama. No entanto, mais estudos ainda são necessários para comprovar isso. Além disso, evite a poluição ambiental, usando uma máscara, quando estiver em um local exposto à poluição. Essa pode ser uma forma de prevenir o câncer de mama, que é vital.

É seguro prevenir o câncer de mama apertando?

De acordo com a pesquisa, apertar suavemente a mama pode inibir o crescimento de células malignas que podem se transformar em câncer na mama. Os resultados da pesquisa em laboratório descobriram que as células voltaram ao padrão normal depois de serem comprimidas. No entanto, apertar a mama para prevenir o câncer não é necessariamente uma terapia contra o câncer de mama. Você ainda precisa consultar um médico se você encontrar alguns outros sintomas ou sinais que possam indicar câncer de mama.

Reconhecer mudanças nos seios

Além de entender as sete formas de prevenir o câncer de mama, é bom começar a prestar atenção nos seios, como "amigas". Reconheça as diferenças que aparecem, como pequenas saliências ou alterações na pele. Então, consulte um médico. Embora essas coisas sejam frequentemente consideradas triviais, seu impacto é significativo na prevenção do câncer de mama. Além disso, conheça também alguns dos sintomas do câncer de mama abaixo, antecipadamente:
  • Engrossamento da pele na área da mama
  • Nódulos na mama ou axila
  • Dor na axila ou mama, que não é afetada pelo ciclo menstrual
  • Vermelhidão da pele da mama, semelhante à superfície de uma laranja
  • Erupção cutânea ao redor da mama ou em um dos mamilos
  • Mamilos côncavos ou invertidos
  • Mudanças no tamanho ou formato dos seios
  • Descamação da pele dos seios ou mamilos
Em geral, caroços na mama não são câncer. No entanto, você também deve permanecer vigilante e fazer um diagnóstico com seu médico. [[artigos relacionados]] Sinta-se à vontade para fazer um autoexame das mamas. Se houver coisas de que se deve suspeitar, consulte um médico para obter um diagnóstico mais claro.