Pratos de melamina, talheres baratos frequentemente considerados perigosos para a saúde

O prato de melamina é um dos talheres que costuma ser usado por vários grupos. O preço é acessível e o material não se danifica facilmente, tornando a melamina um esteio para recipientes de alimentação, que vão desde o uso doméstico até o uso em restaurantes. No entanto, a melamina como utensílio alimentar está frequentemente associada aos seus efeitos nocivos para a saúde. Qual é a causa?

O que é melamina?

A melamina é um composto orgânico com a fórmula química C 3 H 6 N 6. A melamina pode ser combinada com formaldeído e outros agentes que são então forjados por calor e pressão para produzir resina de melamina. A mistura de resina de melamina é então moldada na forma desejada, tal como em talheres na forma de tigelas, pratos, canecas e, às vezes, também para materiais laminados no chão. A melamina é um material versátil, resistente ao calor e ao fogo. A resistência também é muito boa porque a placa de melamina é quase inquebrável. [[Artigo relacionado]]

É seguro usar pratos de melamina para comer?

A resposta curta é: a melamina é segura para uso, desde que esteja de acordo com os níveis seguros que podem ser aceitos pelo corpo. A má reputação atribuída à melamina decorre do caso que causou envenenamento em massa de bebês na China em 2008. Isso se deveu à adição ilegal de melamina à fórmula infantil. O motivo, a melamina pode ser identificada como um conteúdo protéico nos alimentos. Portanto, às vezes a melamina é adicionada ilegalmente a produtos alimentícios para aumentar o teor de proteína. Mas o caso é um ato de abuso, então o que dizer das placas de melamina? Os compostos de melamina podem interagir e contaminar os alimentos colocados sobre eles. Se estiver contaminado, teme-se que ocorra envenenamento, causando danos reprodutivos, cálculos renais, câncer de nasofaringe e de bexiga. No entanto, você precisa saber que existe realmente um conteúdo seguro de melamina que pode entrar no corpo, calculado por dia (TDI- ingestão diária tolerável ) O FDA (Food and Drug Administration), organização nos Estados Unidos semelhante à BPOM, afirma que, em um dia, o corpo só pode receber até 0,0063 mg de melamina. Enquanto isso, a EFSA (European Food Safety Authority) afirma que o TDI (ingestão diária tolerável) ou a quantidade de melamina que o corpo pode tolerar em um dia é de 0,5 mg. Em talheres de melamina, verifica-se que o teor de melamina é 250 vezes menor do que o TDI mencionado acima. Na fabricação de placas de melamina e outros talheres, as fábricas usam altas temperaturas, o que resulta em apenas uma pequena quantidade de melamina remanescente. O resto da melamina pode, de fato, ser transferido para a comida servida com pratos ou outros talheres. Mas os níveis são muito pequenos para prejudicar o corpo humano. No entanto, descobriu-se que algumas condições podem aumentar os níveis de melamina em alimentos servidos em pratos de melamina.

Quais são as dicas seguras para usar placas de melamina?

Embora os níveis de melamina em talheres sejam muito baixos, você pode fazer o seguinte para evitar os efeitos negativos do uso de placas de melamina:
  • Evite servir alimentos com alta acidez em pratos de melamina. Alimentos com forte acidez, como laranja ou tomate e suas formas processadas, podem aumentar a contaminação da melamina nos alimentos servidos em pratos de melamina.
  • Evite usar placas de melamina para aquecer alimentos com microondas. Isso ocorre porque o calor gerado por microondas pode aumentar a quantidade de melamina que é transferida para a comida.
  • Se houver alimentos que precisam ser reaquecidos, transfira-os para outro recipiente que seja protegido da exposição ao calor antes de finalmente colocá-los em um recipiente de melamina.
  • Recomendamos que você use um prato de melamina para servir comidas e bebidas em baixas temperaturas, como pães, saladas, pudins e similares. A temperatura mais alta de comida ou bebida que pode ser colocada em um recipiente de melamina não deve exceder 70 graus Celsius.
  • Não use pratos ou outros talheres feitos de melamina na comida que será dada a bebês ou crianças pequenas. Bebês e crianças são mais suscetíveis ao envenenamento por melamina. Evite também dar leite em pó em uma garrafa ou copo feito de melamina.
  • Não se esqueça de lavar os talheres de melamina sempre que terminar de usá-los.
Além disso, também deve ser observado que os padrões de segurança variam amplamente de país para país. Esse tipo de talheres de melamina costuma ser um produto importado. Portanto, os padrões de segurança podem ser diferentes. Sempre faça a maneira segura de usar a placa de melamina acima para evitar o envenenamento por melamina. Os sinais de envenenamento por melamina são náusea, vômito, irritabilidade, presença de sangue na urina, pouca ou nenhuma produção de urina, palpitações. Se esses sinais ocorrerem, visite imediatamente o médico mais próximo ou entre em contato com o Centro Nacional de Informações sobre Envenenamento pelo telefone (021) 4250767 ou ( 021) 4227875.