Esta é a principal diferença entre a respiração torácica e estomacal

Você sabe a diferença entre respiração peitoral e respiração abdominal? A respiração abdominal e torácica faz parte do sistema respiratório humano que trabalha com processos complexos. A respiração começa quando você inala oxigênio do ambiente, então o oxigênio circula por todo o corpo permitindo que os humanos falem, andem e se movam. Então, quais são as diferenças e como funciona a respiração no peito e no estômago? Confira a revisão completa abaixo.

Qual é a diferença entre a respiração torácica e abdominal?

Ao nascer neste mundo, a natureza humana deve respirar com o músculo diafragma ou conhecido como respiração abdominal. Esta respiração é uma técnica de respiração profunda que o faz sentir-se aliviado e revigorado depois de inspirar. No entanto, essa natureza parece ter sido esquecida com o tempo. Certos fatores, como o peso da vida, estresse, o desejo de ter um estômago esguio e assim por diante, tornam os humanos mais acostumados a fazer a respiração torácica ou também chamada de respiração superficial. Existem várias diferenças entre a respiração torácica e abdominal de vários lados, incluindo:

1. Órgãos envolvidos

A principal diferença entre a respiração torácica e abdominal são os órgãos envolvidos no processo de levar o ar para o corpo (inspiração) e expirar o ar para fora do corpo (expiração). A respiração torácica é feita envolvendo os músculos entre as costelas, enquanto a respiração abdominal envolve o diafragma, que limita a cavidade abdominal e a caixa torácica.

2. Mecanismo

Outra diferença entre a respiração torácica e abdominal está no mecanismo desses dois sistemas respiratórios. Durante a respiração torácica, o mecanismo de ação é o seguinte:
  • Inspiração

Os músculos intercostais (músculos intercostais externos) se contraem e os músculos intercostais internos relaxam. Como resultado, a cavidade torácica aumenta, a pressão na cavidade torácica torna-se menor do que a pressão externa, de modo que o ar externo rico em oxigênio entra.
  • Vencimento

Os músculos intercostais (externos) relaxam, os músculos intercostais internos se contraem. Como resultado, as costelas e a cavidade torácica ficam menores, a pressão dentro da cavidade torácica torna-se maior do que a pressão externa e o ar rico em dióxido de carbono na cavidade torácica é liberado. Durante a respiração abdominal, o mecanismo que ocorre é o seguinte:
  • Inspiração

O diafragma se contrai até ficar plano. Como resultado, a cavidade torácica aumenta e o oxigênio externo inunda a cavidade torácica.
  • Vencimento

O diafragma relaxa e se expande novamente. Como resultado, a cavidade torácica encolhe e o dióxido de carbono é exalado para fora do corpo.

3. Técnica de respiração

A diferença entre a respiração torácica e abdominal está na técnica de fazê-la. Na respiração torácica, você deve inspirar pelo nariz, segurá-la no peito com a posição estendida e o estômago para baixo e, em seguida, soltá-la lentamente. Na respiração abdominal, você também deve inspirar pelo nariz, segurar por um momento e soltar lentamente pela boca. A diferença é que você não precisa expandir ou segurar seu estômago, mas em vez disso, você sentirá o ar como se ele tivesse entrado diretamente no estômago, embora ainda esteja na cavidade torácica.

4. Efeitos no corpo

A última diferença entre a respiração torácica e abdominal está em seus efeitos sobre o corpo. Os médicos recomendam que você faça respiração abdominal, em vez de torácica, porque está comprovado que tem mais benefícios. A respiração torácica estampada limitará o movimento do diafragma e fará com que o oxigênio que você obtém para o fundo dos pulmões seja inferior ao ideal. Na verdade, essa parte contém muitos vasos sanguíneos responsáveis ​​pela circulação do oxigênio por todo o corpo. Como resultado da falta de oxigênio máximo dos pulmões para o resto do corpo, você sentirá falta de ar e ansiedade excessiva. Por outro lado, fazer a respiração abdominal garantirá que seu corpo receba oxigênio suficiente. A troca de oxigênio e dióxido de carbono nos pulmões também ocorre de maneira ideal, de modo que o metabolismo do corpo não seja perturbado. Não é de se admirar que a respiração abdominal possa tornar sua frequência cardíaca mais estável, assim como as condições de pressão arterial. [[Artigo relacionado]]

Que tal uma boa respiração abdominal?

Para aqueles que desejam voltar a fazer a respiração abdominal, o método é bastante fácil e pode ser feito em casa. Comece deitando-se sobre uma superfície plana (como o chão, colchão, etc.), colocando uma das mãos no peito e a outra na barriga. Em seguida, inspire pelo nariz por 2 segundos e, em seguida, sinta o oxigênio entrar no estômago. Em seguida, posicione os lábios como se quisesse beber de um canudo, pressione a região do estômago, certifique-se de que o tórax permaneça plano e expire. Você pode repetir esta etapa até que os sintomas desapareçam. No entanto, se você acha que precisa da ajuda de um médico, não há nada de errado em consultar primeiro um médico competente.