Sobre a sala da UTIN e instruções para pais de bebês que recebem cuidados

Você já deve estar familiarizado com o termo UTI ou unidade de terapia intensiva. Esta sala é geralmente usada para pacientes que precisam de cuidados intensivos e só pode ser usada por adultos. Enquanto isso, os recém-nascidos que precisam de cuidados intensivos ou estão em estado crítico, serão internados na UTIN ou unidade de terapia intensiva neonatal. Existem várias condições que fazem com que o bebê precise entrar neste quarto, desde o nascimento prematuro até defeitos de nascença. Os órgãos dos bebês que entram na UTIN geralmente não conseguem realizar suas funções de forma independente após saírem do útero, por isso precisam de várias ferramentas para funcionar. É por isso que os bebês que são tratados em terapia intensiva geralmente recebem vários dispositivos, como aparelhos respiratórios e dispositivos para ajudar o coração a funcionar. Os bebês na UTIN geralmente também são colocados para dormir em uma incubadora.

Saiba mais sobre a sala da NICU

Os recém-nascidos que necessitarem de cuidados intensivos serão admitidos imediatamente na UTIN. Lembre-se de que nem todos os bebês que entram na UTIN devem estar doentes. Pode ser, ele só precisa de supervisão mais intensiva do que outros bebês, mas seus órgãos ainda podem funcionar corretamente. A duração do tratamento na sala de UTIN pode variar, pode ser de apenas algumas horas, dias ou meses. Nesta sala, o seu filho será atendido por uma equipe hospitalar composta por médicos especialistas, enfermeiras com experiência no atendimento a pacientes de UTIN e demais equipes que auxiliam.

Esta condição exige que os recém-nascidos entrem na UTIN

Existem várias condições que fazem com que os bebês precisem ser tratados na UTIN, incluindo:

1. Nascimento prematuro

Bebês nascidos com menos de 37 semanas de gestação são uma das doenças mais comuns encontradas na UTIN. Isso ocorre porque os bebês nascidos prematuramente não estão prontos para enfrentar seu próprio mundo fora do útero da mãe. O corpo do bebê não consegue regular a temperatura ideal para a saúde dos órgãos. Além disso, bebês prematuros também são propensos a perda drástica de peso e os sinais vitais, como frequência cardíaca e respiração, não são estáveis.

2. Síndrome de dificuldade respiratória (RDS)

Essa condição ocorre quando o desenvolvimento dos pulmões do bebê não ocorre de maneira ideal. Portanto, os bebês ainda precisam de uma ferramenta para respirar.

3. Infecção ou sepse

A infecção é uma das causas mais comuns de morte em recém-nascidos. Quanto mais prematuro for o bebê, maior será o risco de infecção. Isso ocorre porque o sistema imunológico não está totalmente desenvolvido.

4. Hipoglicemia ou níveis baixos de açúcar no sangue

Os níveis baixos de açúcar no sangue geralmente ocorrem em bebês nascidos prematuramente. Além disso, essa condição também costuma aparecer em bebês com infecções e mães com diabetes gestacional.

5. Depressão perinatal

Problemas durante o parto podem fazer com que o fluxo de sangue e oxigênio no corpo do bebê diminua drasticamente. Isso pode causar lesão cerebral e interromper o crescimento e o desenvolvimento do bebê no futuro.

6. Corioamnionite materna

Essa condição ocorre quando a placenta ou cordão umbilical fica infectado e inflamado, antes ou durante o trabalho de parto. Isso coloca o bebê em alto risco de infecção. Além das seis condições acima, algumas das condições abaixo também podem aumentar o risco de o bebê precisar ser internado na UTIN:
  • O peso do bebê ao nascer é inferior a 2,5 kg ou superior a 4 kg
  • Defeitos de nascença
  • Convulsões no nascimento
  • Culatra de nascença
  • Bebê enrolado em cordão umbilical
  • Mãe está sangrando
  • Muito pouco ou muito líquido amniótico

Condições na UTIN

Quando o bebê está sendo cuidado na UTIN, os pais ainda podem entrar e acompanhar o bebê. Outros membros da família também podem visitar. No entanto, os hospitais geralmente emitem políticas para limitar o número de visitantes e a duração das visitas. Além disso, a pessoa que visitará o bebê na UTIN deve estar bem de saúde. Ao entrar na sala, você pode ser instruído a usar camadas de aventais cirúrgicos descartáveis, máscaras e luvas. Antes de entrar, você também deve lavar bem as mãos. Isso é feito para que as condições da sala permaneçam completamente estéreis. Ao entrar na sala, você ouvirá o som do dispositivo e os vários monitores montados no corpo do seu filho. Algumas das ferramentas usadas nesta sala incluem:

• Incubadora

Uma incubadora é uma caixa especial que se torna o berço de um bebê. Esta ferramenta é equipada com tecnologia para aquecer o bebê e manter a temperatura e a umidade adequadas às condições corporais do bebê.

• Monitor

Os sinais vitais do bebê, como frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão arterial e temperatura corporal, serão exibidos em um monitor próximo à cama ou incubadora. Esta ferramenta também soará se o bebê tiver parado de respirar.

• Infusão

Para que a nutrição e os fluidos necessários ao bebê sejam preenchidos, fluidos intravenosos serão administrados aos pacientes na UTIN.

• Ventiladores

Um ventilador é um dispositivo respiratório inserido diretamente na garganta para chegar aos pulmões. Este dispositivo será uma "substituição" temporária do pulmão para bebês com problemas respiratórios.

• Intervalo de alimentação

Para continuar a amamentar, geralmente os bebês que não conseguem beber da mamadeira recebem um tubo de alimentação como uma ferramenta para introduzir o leite materno no corpo.

• Aquecedor de colchão

Este colchão possui tecnologia de aquecimento, para que o bebê não resfrie enquanto estiver na UTIN.

• Fototerapia

Esta ferramenta é usada para bebês com icterícia. O bebê será exposto à luz até que sua condição melhore.

• Cânula nasal

Alguns bebês precisam de oxigênio suplementar, mas não precisam de ventilador. Nessa condição, um dispositivo denominado cânula nasal será usado. Seu formato lembra um tubo de oxigênio inserido no nariz. [[artigos relacionados]] Enquanto o bebê está na UTIN, os pais podem segurar, tocar, amamentar ou bater um papo com ele. No entanto, tudo isso deve ser aprovado por um médico primeiro. Se a condição do bebê for considerada impossível, você poderá apenas observá-lo. Quando descobrem que seu bebê precisa ser cuidado na UTIN, os pais ficam tristes e deprimidos. Portanto, você e seu parceiro precisam fortalecer um ao outro e, ao mesmo tempo, tentar fazer o melhor pela cura do bebê.