A farinha de semolina é especialista em processamento de massas e pães, aqui estão os nutrientes

A farinha de semolina é um tipo de farinha feita a partir de um trigo especial que é trigo duro. Esse tipo de trigo tende a ser mais duro fazendo com que o teor de proteína seja maior quando comparado à farinha de trigo comum. Geralmente, a farinha de semolina é usada para fazer alimentos com textura elástica. Não apenas para fazer macarrão, a farinha de semolina também é frequentemente usada para processar pão, bolos, pudim, ou comida saborosa para torná-lo mais crocante. Mas tenha em mente que a farinha de semolina tem altos níveis de glúten mais alto porque a proteína é muito alta.

Conteúdo nutricional da semolina

No processo de fabricação da farinha de sêmola, o conteúdo nutricional é reduzido. É por isso que muitos fabricantes estão adicionando nutrientes para que os níveis de vitaminas e minerais sejam mais elevados. Em 56 gramas de farinha de sêmola, o conteúdo nutricional é:
  • Calorias: 198 kcal
  • Carboidratos: 40 gramas
  • Proteína: 7 gramas
  • Gordura: <1 grama
  • Fibra: 7% RDA
  • Tiamina: 41% RDA
  • Folato: 36% RDA
  • Riboflavina: 29% RDA
  • Ferro: 13% RDA
  • Magnésio: 8% RDA
A farinha de sêmola contém proteínas e fibras bastante ricas, por isso quando consumida fará com que a pessoa se sinta saciada por mais tempo. O processo de digestão leva mais tempo do que outras farinhas com baixo teor de fibras. Além disso, a farinha de semolina também é rica em vitaminas B, como tOiminha e ácido fólico, que pode ajudar a transformar alimentos em energia. [[Artigo relacionado]]

Benefícios da farinha de semolina para a saúde

Alguns dos benefícios para a saúde da farinha de semolina incluem:

1. Rico em ferro

A farinha de semolina contém ferro, um mineral essencial que ajuda a síntese de DNA, entrega de oxigênio pela corrente sanguínea e apoia o sistema imunológico. Considerando que 56 gramas de farinha de sêmola atendem a 13% da RDA de ferro, isso pode ajudar a otimizar a produção de glóbulos vermelhos. No entanto, quando comparado com o ferro encontrado nas proteínas animais, como carne, peixe ou frango, o ferro da farinha de semolina não pode ser absorvido pelo corpo de maneira ideal. Como alternativa, adicione alimentos ricos em vitamina C, como bagas, laranjas ou tomates para maximizar a absorção do ferro da farinha de semolina.

2. Potencial para perder peso

O alto teor de fibras da farinha de sêmola pode ajudar na perda de peso, tornando-a adequada para quem está em uma dieta saudável. Comer alimentos processados ​​a partir da farinha de semolina faz com que a sensação de saciedade dure mais tempo. Assim, evita-se o risco de sentir fome e de excesso de calorias. Em um estudo com 252 mulheres, consumir 1 grama a mais de fibra por dia ajudou a perder 0,25 kg em um período de 20 meses. O alto teor de proteínas da farinha de semolina também auxilia na perda de peso. Esse fato é apoiado por 24 pesquisas de que uma dieta rica em proteínas pode perder 0,79 kg de peso corporal em comparação com aqueles que não comem alimentos ricos em proteínas.

3. Manter a saúde do coração

O conteúdo de fibra também ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas. Em 31 estudos, as pessoas que comeram mais fibras tiveram um risco 24% menor de desenvolver doenças cardíacas. As fibras podem reduzir o colesterol ruim (LDL), a inflamação e a pressão arterial. Em um estudo de 3 semanas, o consumo de 23 gramas de fibra por dia a partir de grãos inteiros como a semolina pode reduzir o colesterol ruim (LDL) em até 5%. Além disso, a farinha de semolina contém nutrientes como folato e magnésio, que são bons para a saúde do coração. O consumo de 100 mg de magnésio por dia pode reduzir o risco de insuficiência cardíaca em 22% e o risco de acidente vascular cerebral em 7%.

4. Potencial para controlar o açúcar no sangue

A presença de magnésio e fibra na farinha de semolina pode controlar os níveis de açúcar no sangue. Assim, pode ajudar a diminuir o risco de sofrer de diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Ao consumir magnésio, o açúcar no sangue pode ser mais controlado porque a resposta da célula ao hormônio insulina é mais adequada. A fibra da farinha de semolina também retarda a absorção de carboidratos na corrente sanguínea, de forma que os níveis de açúcar no sangue não aumentam significativamente. [[Artigo relacionado]]

A farinha de semolina é saudável?

Além do conteúdo nutricional da farinha de sêmola, que é bom para o corpo, há várias coisas a se considerar antes de consumi-la. Para quem está apenas experimentando, lembre-se que a farinha de sêmola contém glúten alto suficiente. Este tipo de proteína pode ser perigoso para quem é sensível ou sofre doença celíaca. Além disso, como a farinha de sêmola é feita de trigo duro, ela também pode causar reações alérgicas em quem é sensível ao trigo. No entanto, a maioria das pessoas pode consumir farinha de semolina processada sem efeitos colaterais significativos. Se não houver problemas em consumir essa farinha, não há nada de errado em adicioná-la ao cardápio diário. O alto teor de proteínas e fibras da farinha de semolina pode tornar as receitas de pães e massas processadas mais deliciosas.