8 perigos de comer tomates crus em excesso

Os tomates são conhecidos como uma das frutas que trazem benefícios para a saúde. Infelizmente, por trás dos benefícios abundantes, existe o perigo de comer tomates crus que se escondem se consumidos em excesso. Quais são os perigos de comer tomates crus?

O conteúdo nutricional do tomate e seus benefícios para o corpo

Os tomates contêm carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. O conteúdo nutricional do tomate é muito completo. Começando com carboidratos, proteínas, bem como várias vitaminas e minerais. De acordo com o USDA Food Data Central, um tomate cru contém aproximadamente os seguintes nutrientes:
  • 32 calorias
  • 4 gramas de gordura
  • 7 gramas de carboidratos
  • 6 gramas de proteína
  • 8% de ingestão diária recomendada (RAH) de vitamina A
  • 27% recomendaram ingestão diária de vitamina C
  • 6% de ingestão diária recomendada de vitamina B1 (tiamina)
  • 7% de ingestão diária recomendada de vitamina B3 (niacina)
  • 8% de ingestão diária recomendada de vitamina B6
  • 7% de ingestão diária recomendada de vitamina B9 (ácido fólico)
  • 6% de ingestão diária recomendada de vitamina E
  • 12% de ingestão diária recomendada de vitamina K
  • 9% de ingestão diária recomendada de manganês
  • 9% de ingestão diária recomendada de potássio
  • 5% da ingestão diária recomendada de magnésio
  • 12% da ingestão diária recomendada de cobre
Os tomates também contêm várias outras vitaminas e minerais, como cálcio, colina, vitaminas do complexo B, ferro, fósforo e zinco. Além disso, existem nutrientes, como luteína, zeaxantina, fenólicos, carotenóides em forma de licopeno, entre outros. Sem dúvida se esta fruta vermelha tem bons benefícios para a saúde, incluindo saúde para o coração, rejuvenescendo a pele, para aumentar o metabolismo.

Os perigos de comer tomates crus em excesso

Basicamente, os tomates crus são seguros para consumo. No entanto, comer muitos tomates crus pode representar um risco de efeitos colaterais para a saúde. Especialmente em algumas pessoas com histórico de certas condições de saúde. O perigo de comer tomates crus pode ocorrer devido ao teor de licopeno no tomate. Em pessoas com úlceras e outros problemas estomacais, o perigo de comer muitos tomates crus pode piorar o quadro dos sintomas. Os compostos de licopeno também correm o risco de causar pressão arterial baixa. Portanto, as pessoas que estão tomando medicamentos para baixar a pressão arterial devem evitar o licopeno. Além disso, o licopeno pode aumentar o risco de sangramento, por isso deve ser evitado por pessoas com distúrbios hemorrágicos. Comer muitos tomates crus pode ser prejudicial à saúde. Para obter mais detalhes, consulte os perigos de comer tomates crus em excesso abaixo.

1. Reação alérgica

Um dos perigos de comer tomate cru é causar uma reação alérgica. Os tomates são conhecidos por conter histamina, que é um composto que pode ativar o sistema imunológico para atacar ameaças externas. Bem, o perigo de comer tomates crus em excesso pode causar erupções cutâneas e reações alérgicas em algumas pessoas. Especialmente para pessoas com tendência a alergias. O perigo de comer tomates crus em excesso pode causar vários sintomas, como tosse, espirro, coceira na pele, erupções cutâneas, sensação de coceira na garganta, inchaço do rosto, boca e língua, até falta de ar. Esses sintomas podem aparecer logo após a ingestão de tomates crus.

2. Diarréia

Os perigos de comer tomates crus podem se esconder para pessoas com intolerância ao tomate. De acordo com um relatório científico realizado pela Universidade de Minnesota, isso ocorre porque alguns tomates crus são suscetíveis à contaminação da bactéria Salmonella, causando diarreia. Para as pessoas que têm intolerância ao tomate, o risco de distúrbios digestivos devido ao perigo de comer tomates crus é alto.

3. Sintomas de aumento de ácido estomacal ou refluxo ácido

O tomate é uma fruta rica em ácido cítrico e ácido málico. Isso é o que pode representar o perigo de comer tomates crus em excesso em pessoas com refluxo ácido. Quando você come tomates crus em excesso, o ácido cítrico e o ácido málico se acumulam em excesso no estômago, de modo que o estômago produz ácido em excesso. Quando o volume do ácido do estômago aumenta, ele sobe para o esôfago, causando sintomas azia. Esta condição também se aplica se você comer tomates que foram cozidos excessivamente. Portanto, as pessoas com refluxo ácido e outros distúrbios digestivos agudos devem evitar consumir tomates, para que não experimentem os perigos de comer tomates crus.

4. Síndrome do intestino irritável (SII)

A pele e as sementes de tomate podem causar irritação, tornando-se uma das causas da síndrome do intestino irritável ou síndrome do intestino irritável (SII). Para quem já tem SII, o perigo de comer tomates crus pode desencadear sintomas de aumento da flatulência. Além disso, o tomate é um dos tipos mais comuns de alérgenos alimentares que podem aumentar o risco de problemas intestinais.

5. Dor nas articulações

Os tomates são um grupo de plantas erva-moura contendo glicoalcalóides. Este composto pode ser encontrado em tomates verdes. Foi demonstrado que os compostos glicoalcalóides, como a solanina, a-tomatina e a desidrotomatina, causam dores nas articulações ao exacerbar a inflamação ao comer grandes quantidades de tomates crus. Isso significa que o perigo de comer tomates crus ou cozidos demais pode piorar a dor e a inflamação, especialmente em pessoas com artrite ou artrite.

6. Pedras nos rins

O perigo de comer tomates crus em excesso pode, na verdade, formar pedras nos rins no corpo. Como os tomates são ricos em ácido oxálico e cálcio, o corpo não consegue quebrar os muitos nutrientes que entram. Como resultado, esses nutrientes adicionais se acumulam no corpo, causando a formação de pedras nos rins. Portanto, é melhor para as pessoas com doenças renais evitar o consumo de tomates e seus preparados, incluindo o molho de tomate. Além disso, as pessoas com distúrbios renais também precisam limitar o consumo de tomate devido ao alto teor de potássio e água contidos neles.

7. Problemas de bexiga

De acordo com os resultados de um estudo publicado no Journal of Nutrition, os perigos de comer tomates crus podem irritar a bexiga e causar incontinência urinária em algumas pessoas. Os resultados também sugerem que os alimentos que contêm vitamina C, frutas ácidas e tomates podem piorar os sintomas de problemas urinários.

8. Licopenodermia

Os benefícios do tomate para a saúde provenientes do conteúdo de compostos de licopeno podem, de fato, melhorar a saúde do coração e proteger o corpo do risco de câncer cardiovascular. No entanto, quando o corpo consome muitos tomates, a quantidade de licopeno que entra no corpo pode causar mudanças na cor da pele para laranja escuro ou conhecido como licopenodermia. Embora não seja muito prejudicial à saúde, os perigos de comer tomates crus podem interferir na aparência das pessoas que a experimentam. Portanto, é recomendável que você não coma mais do que 75 miligramas de tomate por dia.

Existe algum perigo de comer tomates crus para mulheres grávidas e lactantes?

Não há resultados de pesquisas que mencionem os perigos de comer tomates para mulheres grávidas. Se consumido em limites razoáveis, comer tomates crus ou cozidos tende a ser seguro para mulheres grávidas e lactantes. No entanto, não há resultados de pesquisas que mencionem os perigos de comer tomate cru para mulheres grávidas e lactantes quando consumido em quantidades excessivas. Da mesma forma, o conteúdo de compostos de licopeno em tomates. Recomendamos que você consulte primeiro seu médico para obter uma recomendação sobre a quantidade certa de tomate ingerido no cardápio diário para mulheres grávidas e lactantes. [[artigos relacionados]] Comer tomates crus com moderação é realmente seguro para o corpo. No entanto, os perigos de comer tomates crus podem ser experimentados por algumas pessoas com certas condições de saúde, se consumidos em excesso. Portanto, você deve sempre consultar seu médico primeiro para descobrir a quantidade justa de tomates crus ou cozidos que ingere e suas preparações de acordo com sua condição. Com isso, você pode evitar os perigos de comer tomates crus que podem estar à espreita.