Instale o aparelho, o que você precisa saber?

Nos últimos anos, aumentou o interesse público na instalação de aparelhos ortodônticos. O aparelho ortodôntico pode ser uma opção de tratamento para aqueles que têm dentes desarrumados. Mas tenha em mente que você não pode simplesmente instalá-lo. É necessário um exame completo por um dentista, antes que a ferramenta possa ser instalada na cavidade oral.

Não coloque aparelho ortodôntico apenas para ser elegante

Usar aparelho é a maneira certa de lidar com um arranjo dentário bagunçado. Desde que você faça esse procedimento no dentista, o médico pode ajustar as etapas do tratamento, bem como o tipo de aparelho ortodôntico, de acordo com a sua condição. Infelizmente, hoje em dia, existem muitos serviços para instalação de aparelho ortodôntico por pessoas que não são dentistas. Isso é certamente preocupante. Pois, são vários os riscos devido à instalação de suspensórios na posição errada, ou com o tipo errado. Imagine, se os dentes limpos desejados não forem alcançados e seus dentes ficarem ainda mais bagunçados. A instalação de aparelho ortodôntico também só pode ser feita se houver diagnóstico médico. Este tratamento, não é recomendado, se o objetivo for apenas ter estilo, ou seguir tendências existentes. Se os dentes forem dispostos e fixados corretamente, haverá a possibilidade de que a disposição dos dentes se desloque e os torne confusos.

Por que você deve colocar o aparelho?

O objetivo principal da colocação de aparelhos ou do uso de aparelhos ortodônticos é endireitar os dentes e a mandíbula para fins estéticos. No entanto, às vezes há também um motivo médico subjacente. Normalmente, o aparelho ortodôntico funciona como um suporte para que os dentes cresçam no seu devido lugar e não interfiram no crescimento de outros dentes ou gengivas. A instalação desses aparelhos, além de arrumar a estrutura dos dentes, pode, em última análise, ter um bom impacto na saúde bucal e na higiene bucal. Além disso, os três motivos a seguir são geralmente considerados pelos quais alguém precisa de aparelho ortodôntico.
  • A posição dos dentes da frente para a frente.
  • O formato dos dentes é desordenado e irregular, por isso eles costumam arranhar a gengiva e causar inflamação.
  • A estrutura dentária desorganizada causa problemas de articulação da fala.
[[Artigo relacionado]]

O que fazer antes de instalar o aparelho?

Se você deseja instalar o aparelho ortodôntico, a primeira etapa que deve ser realizada é consultar primeiro um dentista. Depois disso, as etapas abaixo precisam ser executadas antes que a ferramenta possa ser instalada.

1. Check-up dentário

O dentista examinará a condição geral de sua cavidade oral e determinará a necessidade dessa condição para este tratamento. O médico também verificará seu histórico médico e lhe explicará em detalhes sobre o processo de uso de aparelho ortodôntico, desde o início até o término do tratamento.

2. Tirar raios-X

Após o exame, o médico orientará você a fazer uma radiografia panorâmica e cefalométrica, para ver a disposição dos dentes e o formato da mandíbula, com mais clareza.

3. Impressão dentária

As impressões dentais são feitas para fazer uma réplica da disposição dos dentes superiores e inferiores por meio da mordida. Os médicos estudarão essa réplica antes de colocar o aparelho no paciente. A réplica, junto com os resultados do raio-X, será usada posteriormente para calcular a distância para deslocar os dentes e determinar quais dentes deslocar. Também são feitas contagens para determinar quais dentes devem ser extraídos, se necessário, para fornecer espaço para movimento. Assim, os dentes podem mudar para ficarem mais organizados.

4. Extração de dente (se necessário)

Se o resultado do cálculo mostrar que não há espaço suficiente para os dentes se deslocarem, é necessário extrair vários dentes. Geralmente, o que se extrai são os pequenos molares, atrás dos caninos. Nem todos os tratamentos com aparelho ortodôntico requerem extração dentária. Um deles, no tratamento para superar a posição dos dentes que estão muito distantes um do outro (dentes raros).

5. Instalação de cintas

Depois que todos esses processos forem passados, o fio começará a ser instalado. Durante a instalação, o médico começará a colocar um a um os componentes do aparelho, como braquetes e fios, na superfície do dente, usando uma cola especial. Desde o início do processo de exame até a instalação do aparelho ortodôntico, geralmente leva cerca de 2 semanas. No entanto, esse período de tempo pode variar, dependendo da política do médico, bem como do seu próprio horário de visitas como paciente.

Tipos de chaves que podem ser uma opção

Os suspensórios usados ​​por um paciente podem ser de tipos diferentes de outros pacientes. Este tipo de suspensórios depende do nível de dificuldade do caso, da capacidade de pagamento e do nível de estética a atingir. Aqui estão os tipos de chaves que podem ser uma opção.

1. Cintas convencionais

Esses colchetes são um tipo de aparelho geralmente usado na Indonésia. Os suportes, ou freqüentemente chamados de estribos, consistem em suportes, fios e anéis, que geralmente são feitos de metal. Os colchetes são pequenas caixas de prata que são fixadas aos dentes, com uma cola especial, como local de descanso do fio. Para não se deslocar, o fio será mantido no lugar com borracha, que é fixada no suporte. Além de serem feitos de metal, os braquetes nos aparelhos convencionais também podem ser feitos de cerâmica, de forma que a cor pode se parecer com os dentes. Os suportes de cerâmica funcionam de forma semelhante aos de metal. No entanto, por questões estéticas, os usuários de estribo de cerâmica geralmente preferem usar borracha da mesma cor dos dentes.

2. Cintas autoligáveis

O formato dos aparelhos autoligáveis ​​à primeira vista não parece diferente dos aparelhos convencionais. Esse fio também possui diversos tipos de braquetes, que vão desde os metálicos até os cerâmicos. A diferença é que os suspensórios autoligáveis ​​não requerem borracha para prender o fio no suporte. Nesse tipo, o braquete utilizado já possui sua própria tecnologia "abre-fecha", para que o fio possa ficar no lugar.

3. Alinhadores transparentes

Esse tipo de fio é semelhante ao equipamento de proteção usado por atletas, principalmente boxeadores. A diferença é que os alinhadores transparentes serão impressos especificamente de acordo com a disposição dos dentes. Então, o paciente vai se sentir confortável na hora de usar, a boca não fica cheia. Você pode remover e instalar essa ferramenta sozinho. Mesmo assim, para obter os melhores resultados, você ainda precisa usá-lo por 20-22 horas por dia. Este utensílio só deve ser retirado ao comer e ao limpar.

4. Cintas linguais

Os aparelhos linguais têm o mesmo formato dos aparelhos convencionais. A diferença está no local de instalação. O aparelho lingual é colocado na parte de trás dos dentes (a parte que fica de frente para a língua). Essa posição de instalação diminui a probabilidade de você parecer estar usando aparelho ortodôntico. O dentista irá discutir qual tipo é mais adequado para sua condição. Depois que o fio for instalado, você também precisará fazer uma verificação mais ou menos uma vez por mês, dependendo do tipo de fio usado.

Por quanto tempo os colchetes devem ser colocados?

Em média, o período de uso do aparelho é de um a três anos. No entanto, o tempo necessário pode variar de pessoa para pessoa, dependendo de:
  • Gravidade do arranjo dentário
  • Quantidade de espaço disponível para mudar as marchas
  • Até que ponto a marcha deve mudar
  • A condição de saúde dos dentes, gengivas e ossos que sustentam os dentes
  • Sua obediência em seguir as instruções do médico, incluindo controle diligente e limpeza dos dentes
Após a conclusão do tratamento do aparelho ortodôntico, você precisará usar um dispositivo adicional, denominado retentor. O objetivo, fazer com que o arranjo dos dentes que já estão arrumados, possa ser mantido e não deslocado para trás. Geralmente, os retentores precisam ser usados ​​por completo por 6 meses. Nos últimos anos, você só precisará usá-lo quando dormir.