Gonorréia, sintomas em homens e mulheres e como tratá-la

Gonorréia ou gonorréia é uma infecção sexualmente transmissível causada por bactérias Neisseria gonorrhoeae. Esse tipo de bactéria geralmente infecta áreas quentes e úmidas, como uretra, ânus, vagina, trato reprodutivo feminino (trompas de falópio, colo do útero e útero), garganta e olhos. Essas bactérias podem ser transmitidas por meio de sexo desprotegido por via oral, anal ou vaginal. O risco de infecção também pode aumentar se você fizer sexo com vários parceiros e sem usar preservativo.

Quais são os sintomas da gonorréia a serem observados?

Os sintomas de gonorreia ou gonorreia podem geralmente ocorrer cerca de 2 a 14 dias após a infecção. No entanto, nem todo mundo está ciente dos sintomas da gonorréia que aparecem. Na verdade, existem aqueles que experimentam gonorreia sem apresentar quaisquer sintomas existentes, ou são conhecidos como portadores assintomáticos (portador não sintomático) Mesmo sem apresentar sintomas, os portadores assintomáticos podem transmitir a gonorreia ao parceiro por meio da relação sexual. Existem diferenças nas características da gonorreia em mulheres e homens. Aqui está uma explicação completa.

Sintomas de gonorreia em homens

A maioria dos homens provavelmente não perceberá que ele tem gonorreia. Isso ocorre porque alguns homens não apresentam sintomas. O sintoma mais comum experimentado é uma sensação de queimação ao urinar. Além disso, alguns outros sintomas podem aparecer, a saber:
  • Micção frequente
  • A secreção de pus do pênis (gotas fluidas) é branca, amarela, creme ou esverdeada
  • Inchaço e vermelhidão na abertura do pênis
  • Inchaço ou dor nos testículos
  • Dor de garganta que vem continuamente
A infecção no corpo pode permanecer por várias semanas após o tratamento dos sintomas. Em casos raros, a gonorreia pode continuar a causar danos ao corpo, especialmente à uretra e aos testículos. A dor também pode se espalhar para o reto.

Sintomas de gonorreia em mulheres

Algumas mulheres podem ter dificuldade em identificar os sintomas da gonorreia. A razão é que as características da gonorreia que parecem semelhantes a outros tipos de doenças infecciosas. Os sintomas de gonorreia em mulheres geralmente se assemelham a infecções vaginais por fungos, portanto, algumas mulheres podem avaliar mal a infecção que têm. Para saber mais claramente sobre os sintomas da gonorreia, aqui estão alguns sintomas da gonorreia que geralmente aparecem em mulheres, a saber:
  • Corrimento vaginal (aquoso, espesso, cremoso, ligeiramente esverdeado)
  • Ao urinar, há uma sensação de dor e queimação
  • Freqüência de micção frequente
  • O aparecimento de manchas de sangue ou sangramento quando não menstruada
  • Dor durante a relação sexual
  • A dor também é sentida na parte inferior do abdômen ou dor pélvica
  • Inchaço da vulva
  • Ardor ou sensação de queimação na garganta (depois de fazer sexo oral)
  • Febre

As causas da gonorreia e os fatores de risco que a influenciam

Como mencionado anteriormente, a causa da gonorreia é causada por bactérias Neisseria gonorrhoeae. Os homens não precisam ejacular para transmitir a doença às suas parceiras. Além disso, a gonorreia pode ser transmitida por meio de sexo não seguro por via oral, anal ou vaginal. Outros fatores de risco que também afetam uma pessoa que contrai gonorreia são:
  • Você ainda é jovem
  • Você tem relações sexuais com um novo parceiro
  • Você faz sexo com múltiplos parceiros
  • Você tem um histórico anterior de gonorréia
  • Você tem um histórico de infecções sexualmente transmissíveis
Lembre-se de que homens e mulheres também apresentam alto risco de desenvolver gonorreia.

Como tratar a gonorréia?

A gonorréia pode ser tratada e curada. No entanto, você deve verificar com seu médico. O médico pode fazer uma série de exames para fazer o diagnóstico da doença. O diagnóstico é feito com a coleta de uma amostra de fluido do pênis, da vagina, do reto ou da garganta de um homem para verificar se há infecção nessa área. Em seguida, o fluido será analisado em laboratório. Se o resultado for positivo, o médico começará a dar tratamento para a gonorreia. O médico pode prescrever antibióticos para a gonorréia na forma de medicamentos orais e que são injetados diretamente. O antibiótico administrado por injeção é denominado ceftriaxona. Geralmente, esse tipo de antibiótico é administrado apenas uma vez. Além disso, você receberá azitromicina como antibiótico para beber. É importante interromper os antibióticos prescritos pelo médico, inclusive se o seu estado tiver começado a melhorar. Interromper o uso de antibióticos repentinamente, quando a condição da doença começar a melhorar, pode aumentar o risco de resistência aos antibióticos. Você precisa consultar um médico 1-2 semanas depois para se certificar de que a infecção de gonorréia foi eliminada de seu corpo.

O risco de complicações se a gonorreia não for tratada

Nas mulheres, a gonorreia não tratada pode causar doença inflamatória pélvica (DIP) e danificar a área reprodutiva, incluindo o útero, as trompas de falópio e os ovários. Como resultado, a gonorreia causa infertilidade e aumenta o risco de gravidez ectópica, que é uma condição em que um óvulo fertilizado se desenvolve fora do útero. Nos homens, a gonorreia pode causar feridas na uretra e problemas na próstata. Assim como nas mulheres, isso pode levar à infertilidade. No entanto, quando a gonorreia se espalhou para a corrente sanguínea, tanto homens quanto mulheres podem apresentar artrite, danos às válvulas cardíacas, inflamação do revestimento do cérebro ou da medula espinhal. No entanto, essa condição é muito, muito rara.

Como prevenir a gonorréia

Existem várias maneiras de prevenir a gonorreia, para que você possa evitar a transmissão. Aqui estão algumas maneiras de prevenir a gonorreia:
  • Sempre use preservativo ao fazer sexo.
  • Deve ser fiel a um parceiro, evite o comportamento de vários parceiros.
  • Se você suspeitar que tem gonorreia, pare de fazer sexo com qualquer pessoa e consulte um médico imediatamente.
[[artigos relacionados]] A gonorréia não pode ser deixada sozinha sem o tratamento adequado. Portanto, é importante consultar um médico para obter o tratamento adequado. Se a doença piorar ou não desaparecer apesar do tratamento, você deve consultar um médico imediatamente para obter o tratamento correto.