6 razões pelas quais alguém está com raiva, você tem?

Alguém que fica com raiva facilmente ou tem problema de raiva pode ser difícil controlar sua raiva. Quando você está com raiva, é mais provável que você faça ou diga algo de que se arrependerá mais tarde. Essa raiva descontrolada pode ter um impacto negativo na saúde mental e física. Muitas coisas podem fazer com que alguém se torne irritável, desde estresse excessivo, problemas familiares a questões financeiras. Na verdade, também existem aqueles que ficam com raiva facilmente por causa de problemas como dependência de álcool ou depressão.

A razão pela qual alguém fica com raiva facilmente

Para ser capaz de encontrar uma maneira de aliviar Problemas de raiva, é necessário saber com antecedência o que faz com que alguém se irrite, incluindo:

1. Depressão

A irritabilidade pode ser uma indicação de que alguém está deprimido. Normalmente, também é acompanhada por um sentimento constante de tristeza a ponto de perder o interesse por coisas que antes gostavam. Essa condição pode durar até duas semanas, dependendo do nível de depressão experimentado. Também preste atenção se a depressão fez alguém sentir pensamento suicida ou se machucar. Se isso acontecer, você precisa da ajuda das pessoas mais próximas e de tratamento profissional.

2. Transtorno obsessivo compulsivo

TOC ou transtorno obsessivo-compulsivo A ansiedade é a ansiedade excessiva que faz com que o sofredor continue a fazer as coisas repetidamente. Em sua mente, muitas vezes surgem pensamentos perturbadores ou indesejados. Um dos sintomas mais comuns do TOC é a irritação da pessoa. Na verdade, isso ocorre em metade das pessoas com TOC. A raiva surge devido à incapacidade de controlar pensamentos e ações repetitivas.

3. Dependência de álcool

Os perigos do álcool não só afetam a saúde física e mental de uma pessoa, mas também a irritam. Na verdade, a dependência do álcool torna a pessoa incapaz de pensar com clareza e torna impossíveis as decisões racionais. Além disso, quando emoções como a raiva surgem, torna-se cada vez mais difícil controlá-las.

4. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

TDAH ou transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é um distúrbio do neurodesenvolvimento que torna a pessoa incapaz de se concentrar, hiperativa ou frequentemente age impulsivamente. Os sintomas podem ser vistos desde a infância e continuam existindo até a idade adulta. Irritabilidade ou instabilidade emocional também costumam ser experimentadas por pessoas com TDAH. Outros sintomas incluem dificuldade de concentração, não ser capaz de descansar com calma, não ser capaz de administrar o tempo de maneira ideal.

5. Múltiplas personalidades

Personalidade múltipla ou transtorno bipolar pode causar mudanças de humor. Mudar humor em pessoas com múltiplas personalidades pode ser uma fase mania e depressão. Quando na fase depressiva, pessoas com personalidades múltiplas tornam-se irritáveis.

6. Fase de tristeza

A irritabilidade também é uma das características dos estágios de tristeza. Normalmente, o gatilho é uma tristeza profunda, como divórcio, morte ou perda do emprego. Sua raiva pode ser direcionada para a pessoa que morreu, outras pessoas ao redor ou até mesmo objetos que são considerados relacionados. As pessoas que estão nesse estágio de tristeza também costumam se sentir solitárias, se sentem culpadas, entorpecidas e até com medo. [[Artigo relacionado]]

Reconhecendo sintomas problema de raiva

Quando alguem tem Problemas de raiva, existem sintomas físicos e emocionais que aparecem. Para pessoas normais, é normal sentir raiva porque essa é uma emoção saudável. No entanto, quando é considerada perturbadora, os sintomas de irritabilidade devem ser reconhecidos, tais como:
  • Aumento da pressão arterial
  • Freqüência cardíaca mais rápida
  • Sensação de coceira no corpo
  • Músculos ficam tensos
Além das características físicas acima, problema de raiva também dão origem a sintomas emocionais. Isso pode acontecer antes ou depois de sentir raiva. Os sintomas podem incluir:
  • Facilmente ofendido
  • Frustração
  • Ansiedade excessiva
  • Estresse
  • Sobrecarregado
  • Sentir-se culpado
Pessoas iradas podem manifestar sua raiva de várias maneiras. A categorização pode ser:
  • para fora

Expressão de raiva para fora significa mostrá-lo agressivamente. Isso pode assumir a forma de gritos, dizer coisas grosseiras, atirar objetos ou abusar verbal e fisicamente de outras pessoas.
  • Para dentro

Tipo de expressão de raiva para dentro será autodirigido. Começando de falar sozinho os negativos, rejeitando coisas que podem agradar a si mesmos, fechando-se para aqueles ao seu redor, para se machucar.
  • Passiva

Ao expressar raiva, alguns o fazem de forma passiva ou indireta. Por exemplo, silenciando os outros, comportando-se com sarcasmo, ou cínico sobre outras pessoas e situações ao redor. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Reconhecer os vários sintomas e reações de uma pessoa ao expressar a raiva pode ser o primeiro passo para implementar a contenção emocional. Se for difícil identificar você mesmo, a ajuda de um profissional como um psiquiatra pode ajudar.