Implantes Dentários: Estágios, Usos, Riscos e Tratamentos

A falta de dentes deixa muitas pessoas inseguras. Felizmente, agora existem muitos tipos de próteses que você pode escolher para restaurar um belo sorriso em seu rosto. Um deles é um procedimento de implante dentário. Os implantes dentários estão incluídos no tipo de próteses permanentes. Esse processo é feito com o implante de uma prótese definitiva. Isso significa que uma vez instalada, esta ferramenta não pode ser removida, exceto por meio de um procedimento especial por um dentista. Para muitas pessoas, os implantes dentários costumam ser a escolha. Porque esteticamente, os implantes dentários são muito semelhantes aos dentes naturais. [[Artigo relacionado]]

Conheça a instalação de implantes ou implantes dentários

Os implantes dentários são dispositivos semelhantes a parafusos feitos de metal. Os implantes são implantados no osso maxilar por meio de um pequeno procedimento cirúrgico para substituir os dentes perdidos. Com o tempo, novos ossos e tecido crescerão ao redor do implante que foi implantado, de modo que o implante ficará firmemente encaixado. Em cima do implante, o médico colocará uma prótese que se ajusta, em termos de tamanho, forma e cor, aos outros dentes da boca do usuário. Os implantes dentários também podem ser usados ​​como suporte para próteses de ponte ou próteses totais . Por que um procedimento de implante dentário é necessário? Os implantes dentários podem ser usados ​​para substituir parte ou a totalidade de um dente perdido. O objetivo da substituição dentária é restaurar a função e a estética do dente. Quando comparado com próteses removíveis e próteses em ponte(ponte dentária) Os implantes dentários têm vantagens bastante importantes. Isso ocorre porque os implantes dentários podem fundir-se na estrutura óssea de modo que sejam muito estáveis ​​e tenham a aparência e o toque de dentes reais. Leia também: Deseja instalar uma coroa dentária? Primeiro entenda o tipo e procedimento de instalação

Preparação antes da instalação de implantes dentários

Os implantes dentários podem ser instalados por um dentista especialista, seja um cirurgião-dentista, um prostodontista ou um periodontista. Por ser um procedimento bastante complicado de realizar e ser um procedimento cirúrgico, citado na Mayo Clinics, antes que o implante seja instalado, é necessário realizar uma série de preparações, tais como:

1. Exame do estado geral da cavidade oral

O médico fará uma série de exames, como exame direto, exame de raio-X odontológico e impressão da estrutura dos dentes e mandíbula.

2. Verificação do histórico médico

Se você tiver histórico de doenças crônicas, como diabetes ou doenças cardíacas, informe o seu médico. Além disso, o médico também registrará os medicamentos que você está tomando no momento, bem como um histórico de alergias.

3. Crie um plano de tratamento

O plano de tratamento dos implantes dentários pode ser diferente para cada pessoa, dependendo do estado da cavidade oral e do estado geral de saúde. Várias modificações podem ser feitas para se adequar.

Estágios de implantação ou implantação de dentes

O procedimento de colocação de implantes dentários não é um processo curto. A série de processos, desde a implantação do implante até a colocação da prótese, pode levar meses, pois é necessário esperar que o tecido e o osso cresçam ao redor do implante. A seguir está a ordem em que os implantes dentários são colocados:

1. instalar implante dentário

Para colocar um implante dentário, o médico fará uma abertura na gengiva que antes era uma região desdentada, para que seja possível ver o osso da mandíbula. A mandíbula será então enterrada, como local de colocação do implante. Posteriormente, esse implante dentário atuará como a raiz do dente, portanto, será implantado a uma profundidade suficiente no osso maxilar. Após a implantação do implante, a gengiva será novamente fechada por meio de pontos. Nesse primeiro estágio, seus dentes ainda parecerão desdentados. Após esse procedimento, o médico pode dar analgésicos para antecipar o início da dor quando os efeitos do anestésico tiverem passado. Em alguns casos, os médicos podem fornecer dentaduras temporárias que podem ser removidas e instaladas por conta própria.

2. Esperando pelo crescimento ósseo

Depois que o implante dentário estiver devidamente embutido no osso, o processo de integração ou unificação entre o implante e o tecido circundante terá início. Durante esse processo, o osso maxilar cresce e se funde com a superfície do implante dentário. Esse processo pode levar meses para ser concluído. Pois, o implante será uma base ou uma base realmente sólida para sua prótese posterior.

3. Instalação de bases de dentadura (pilares)

Após a conclusão do processo de integração entre o osso e o implante dentário, o médico procederá ao próximo processo, nomeadamente a instalação de uma base para prótese dentária. Esta instalação também exigirá uma abertura mínima da rede ou uma pequena cirurgia. Para instalar a base da prótese dentária, o médico fará uma pequena incisão na gengiva para que esta parte se fixe bem ao implante dentário. Depois que a base da dentadura estiver completa, o médico costurará as gengivas novamente para que possam fechar corretamente. Em alguns casos, a base da dentadura também pode ser colocada diretamente no implante dentário durante a primeira inserção. No entanto, os acopladores de implante serão ligeiramente visíveis, tornando-os menos esteticamente agradáveis.

4. Instalação de dentaduras

A instalação de próteses é a última etapa de uma série de implantes dentários. Depois que o tecido da cavidade oral começar a cicatrizar de todos os procedimentos anteriores, o médico fará uma impressão de seus dentes para fazer dentaduras que cobrirão o implante. Os resultados da impressão dentária serão usados ​​como um guia para a confecção de próteses. Isso ocorre porque as dentaduras devem corresponder em termos de tamanho, formato e cor aos dentes próximos a elas. As próteses são geralmente colocadas duas semanas após o procedimento de colocação da base. No entanto, também pode ser feito após duas semanas, se o médico achar que sua mandíbula não se recuperou totalmente ou é forte o suficiente para suportar as dentaduras.

Cuidado após a colocação do implante

Após a colocação do implante, você pode sentir dor, hematomas e hematomas na pele e inchaço das gengivas. Para aliviar a dor e o inchaço, você pode comprimir a área afetada com gelo. Você também pode tomar analgésicos prescritos pelo seu médico, como paracetamol e antibióticos ou enxaguatório bucal. Para manter a saúde dos dentes implantados, você pode realizar várias etapas, como:
  • Mantenha a higiene oral e dentária escovando os dentes com uma escova especial implantada
  • Evite hábitos ruins que podem danificar a coroa dos dentes, como ranger os dentes, fumar, beber café ou morder objetos duros
  • Verifique regularmente com o dentista para se certificar de que as condições, limpeza e função do dente implantado estão funcionando bem
Leia também: Este é o Tratamento Realizado por Especialistas em Odontologia

Vantagens do uso de implantes

Uma das vantagens mais notáveis ​​dos implantes dentários sobre outras próteses permanentes, como as próteses em ponte, por exemplo, é que os implantes não "perturbam" os dentes saudáveis ​​adjacentes. Pois, na instalação de uma prótese em ponte, os dentes saudáveis ​​próximos a ela serão reduzidos, para serem usados ​​como alça. Já para os implantes, o aperto que é feito é na forma de um parafuso e uma base implantada. Os implantes dentários também são melhores para o osso maxilar e, na aparência, têm uma aparência mais estética. Como os implantes dentários têm o formato de dentes naturais crescendo fora da mandíbula, eles são mais fáceis de limpar, assim como você limpa os dentes todos os dias.

Riscos de implantes dentários

Tal como acontece com outros procedimentos médicos, os implantes dentários também apresentam alguns riscos possíveis, como:
  • Infecção bacteriana no tecido gengival implantado e inflamação na área
  • Requer um procedimento mais complicado, como um enxerto de maxilar, especialmente se o osso for considerado fraco
  • Em termos de custo, os implantes dentários são mais caros do que outros tipos de próteses
Os implantes dentários usam procedimentos cirúrgicos que também podem representar um risco de complicações, como:
  • Infecção no local do implante
  • Distúrbios do seio, se o implante for colocado na maxila, penetra na cavidade do seio
  • Danos ao tecido ao redor dos dentes, por exemplo, causando danos aos dentes naturais ou vasos sanguíneos
  • Danos no tecido nervoso que podem causar dor, dormência a uma dor profunda nas gengivas, lábios e bochechas
Antes de decidir instalar implantes dentários, consulte regularmente o seu dentista. O médico explicará com mais detalhes as vantagens, desvantagens e o processo de instalação que melhor se adapta à sua condição. Se você quiser consultar diretamente, você podechat médico no aplicativo de saúde da família SehatQ.

Baixe o aplicativo agora no Google Play e na Apple Store.