Bebidas que causam aborto espontâneo a serem evitadas durante a gravidez

Durante a gravidez, há muitas coisas que precisam ser consideradas pelas mulheres grávidas para manter o feto saudável no útero, inclusive ao consumir bebidas. Se consumidas descuidadamente, algumas bebidas têm o potencial de provocar um aborto espontâneo. Então, quais bebidas causam aborto espontâneo?

Variedade de bebidas que causam aborto

Durante a gravidez, você deve prestar atenção ao conteúdo das bebidas que ingere. Sabe-se que várias bebidas contêm ingredientes que podem colocar em risco a segurança do feto. Aqui estão algumas bebidas que causam aborto que devem ser evitadas durante a gravidez:

1. Álcool

O consumo de álcool durante a gravidez pode ter um impacto negativo em sua gravidez. Um dos efeitos colaterais do consumo de álcool durante a gravidez é que aumenta o risco de aborto espontâneo. Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez também tem o potencial de desencadear doenças como:
  • Aumenta o risco de o bebê nascer morto
  • Impacto negativo no desenvolvimento do cérebro do bebê
  • Causa deformidade facial
  • Aumenta o risco de bebês nascerem com deficiência intelectual
  • Causa defeitos cardíacos em bebês
Vendo os riscos que podem ser causados, você deve evitar o álcool durante a gravidez. O consumo de álcool em pequenas quantidades pode ter um impacto negativo no desenvolvimento do feto no útero.

2. Suco de fruta não pasteurizado

Sucos de frutas que não passam pelo processo de pasteurização podem ser perigosos se consumidos por mulheres grávidas. Quando não pasteurizados, os sucos de frutas são suscetíveis à contaminação bacteriana. Essas bactérias podem ocorrer naturalmente ou devido à contaminação durante o armazenamento. Bactérias em sucos de frutas não pasteurizados têm o potencial de desencadear infecções. As infecções bacterianas podem ameaçar a segurança do feto no útero e resultar em aborto espontâneo. A pasteurização em si é a maneira mais eficaz de matar bactérias nocivas nos alimentos sem alterar o conteúdo nutricional.

3. Leite não pasteurizado

Assim como sucos de frutas não pasteurizados, o leite não pasteurizado pode causar infecções bacterianas. As infecções bacterianas podem ter um impacto negativo na saúde do feto e em você. Portanto, certifique-se de comprar produtos lácteos pasteurizados antes de consumi-los.

4. Café

O café contém muita cafeína. O conteúdo de cafeína no café tem o potencial de provocar aborto espontâneo no início da gravidez. Além de ser capaz de causar aborto, a ingestão excessiva de cafeína pode inibir o crescimento fetal. Além disso, a cafeína também aumenta o risco de bebês nascidos com peso abaixo do normal. Quando um bebê nasce com peso abaixo da média (menos de 2,5 kg), aumenta o risco de morte infantil e desenvolvimento de doenças crônicas na idade adulta.

5. Chá

Assim como o café, o chá também contém cafeína. O consumo excessivo de cafeína durante a gravidez tem o potencial de inibir o crescimento do bebê no útero. Esses compostos também aumentam o risco de aborto espontâneo. de acordo com Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG), as mulheres grávidas são aconselhadas a limitar a ingestão de cafeína a menos de 200 mg / dia. Tem como objetivo prevenir as mulheres grávidas dos riscos que podem surgir.

6. Bebidas gaseificadas

Os refrigerantes contêm cafeína, que pode aumentar o risco de aborto espontâneo. Por outro lado, os refrigerantes são geralmente ricos em açúcar. O consumo excessivo de açúcar durante a gravidez aumenta as chances de o bebê ficar acima do peso à medida que cresce. Para evitar esses riscos, limite a ingestão de cafeína a não mais do que 200 mg / dia. Melhor ainda, você não deve consumir bebidas com teor de cafeína durante a gravidez para prevenir os riscos que podem surgir.

Dicas para manter a saúde do feto no útero

Além de evitar bebidas que causam aborto, existem várias ações que você pode realizar para manter o feto saudável no útero. Uma série de dicas que você pode aplicar, incluindo:
  • Descanse o suficiente
  • Tomando vitaminas pré-natais
  • Check-ups regulares com um ginecologista
  • Faça exercícios leves regularmente
  • Mantenha seu corpo hidratado
  • Consumir alimentos ricos em folato
  • Use sapatos confortáveis ​​para evitar dor ao caminhar
  • Coma alimentos que contenham muitas fibras para evitar a prisão de ventre
  • Não limpe a maca do gato com as próprias mãos para evitar infecção bacteriana
[[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

As mulheres grávidas devem prestar atenção ao conteúdo das bebidas que consomem. Isso deve ser feito porque o conteúdo contido em certas bebidas pode aumentar o risco de aborto espontâneo. Algumas bebidas causam aborto espontâneo, incluindo álcool, chá, café, sucos de frutas e leite não pasteurizado. Para uma discussão mais aprofundada sobre bebidas que causam aborto pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play .