Varicela em bebês: sintomas, remédios e prevenção

A varicela em crianças é uma doença infecciosa causada pelo vírus varicela-zóster. Esta doença afeta principalmente crianças. No entanto, essa condição começou a ser rara com o advento da vacina contra a varicela em 1995. No entanto, a varíola ainda é possível. Os bebês não podem receber a vacina antes de completarem 12 meses de idade. Os bebês podem contrair varicela se forem expostos à doença por outros portadores. Os bebês também podem contrair varíola porque são infectados pela mãe. Os bebês que contraem varicela após o nascimento (não enquanto ainda estavam no útero da mãe) podem ter problemas graves.

Sintomas de catapora em bebês

Bebês com varicela geralmente apresentam sintomas precoces, como os seguintes:
  1. O bebê está com febre, com temperatura em torno de 38,3-38,9 graus Celsius
  2. Difícil de comer
  3. Espalhafatoso
  4. Cansado facilmente
  5. Dormindo mais que o normal
Os sintomas da varicela em bebês geralmente ocorrem 1-2 dias antes do aparecimento da erupção da varicela. O aparecimento desta erupção vermelha na pele causa coceira e geralmente aparece no corpo, estômago, couro cabeludo ou rosto. Uma erupção generalizada aparece após as outras. A erupção que aparece pode ser leve ou grave. Isso acontece por dois a quatro dias, então a erupção eventualmente irrompe por todo o corpo. Esta erupção da varicela tem vários estágios, começando com pequenas saliências vermelhas. Em alguns dias, esses caroços formarão bolhas e se encherão de água. Quando as bolhas estouram, elas se parecem com uma ferida aberta. As bolhas então começam a secar. A varicela em bebês pode durar de 5 a 10 dias. A varicela é altamente contagiosa. A doença é transmitida pelo contato direto com feridas, saliva ou muco de uma pessoa infectada. A transmissão do vírus também pode ocorrer pelo ar quando alguém tosse ou espirra. Os sintomas da varicela podem começar em qualquer lugar de 10 a 21 dias após a exposição. Uma pessoa transmite esta doença quando a erupção ainda não apareceu na superfície da pele. A varíola permanecerá contagiosa, mesmo até que as bolhas sequem. Isso pode levar cerca de 5 dias ou mais. Se seu bebê tiver varicela, não o leve a lugares lotados, como creches ou outras áreas, por 7 a 10 dias.

Como tratar a varicela em bebês

Você pode prevenir o desenvolvimento de infecções bacterianas, evitando que as mãos e as unhas do bebê coçam a varíola no corpo. Certifique-se de não esfregar a pele do bebê durante o banho. Apenas seque e seque, para reduzir a irritação da erupção. Para tratar a varicela em crianças, você pode fazer o seguinte em casa:
  1. Usar loção de calamina para reduzir a coceira
  2. Deixe o bebê descansar bastante
  3. Certifique-se de que seu bebê permaneça hidratado, fornecendo leite materno extra ou fórmula. Se o bebê entrou no período MPASI, você pode complementá-lo com água pura
  4. Dê banho no bebê com água morna
  5. Mantenha as unhas curtas ou use luvas
  6. Usar roupas largas
  7. Se o bebê entrou no período de sólidos, evite alimentos com sabor forte, como azedo ou salgado, e forneça alimentos com textura macia
A varíola geralmente desaparece por conta própria. No entanto, para lidar com o desconforto do bebê, você pode seguir as etapas mencionadas ou administrar um remédio, se necessário. Os medicamentos para a varicela em bebês geralmente são analgésicos e analgésicos seguros, como o paracetamol e o acetaminofeno. Além desses dois medicamentos, outro medicamento contra catapora que pode ser usado é o aciclovir. O aciclovir é um medicamento antiviral oral que pode reduzir ou encurtar o tempo de cicatrização. No entanto, o uso desta droga tem efeitos colaterais. Portanto, você deve consultar um médico antes de dar medicamentos ao seu filho para descobrir a dose correta de uso.

Previna a varicela em bebês

Como um esforço para prevenir a doença e suas complicações, você pode garantir que seu bebê receba a vacina contra catapora. Os médicos recomendam que as crianças recebam este tipo de vansina nas seguintes faixas etárias:
  • A primeira vacina quando o bebê tem 12-15 meses de idade
  • Vacinas de acompanhamento quando as crianças têm 4-6 anos de idade
De acordo com a Associação Indonésia de Pediatras (IDAI), a transmissão do vírus da varicela pode ser prevenida com uma vacina se o contato da criança com um paciente com varíola não durar mais de 48 horas. Se ultrapassar esse tempo, é possível que a criança esteja infectada com o vírus e a vacina não seja mais capaz de prevenir a continuação da doença. No entanto, a vacina administrada também pode aliviar a gravidade dos sintomas da varicela em crianças. A vacinação contra a varicela em bebês é uma medida eficaz para prevenir a transmissão da varicela e fazer com que o corpo tenha anticorpos contra o vírus causador da doença.

Prevenindo a propagação da varicela em casa

A varicela é uma doença causada por um vírus altamente contagioso. Portanto, se um bebê ou adulto que mora na mesma casa está sofrendo de varicela, você deve tomar medidas para prevenir a transmissão dessa doença em casa. Para prevenir a transmissão da varicela para bebês em casa, várias coisas precisam ser feitas:
  • Não há muito o que fazer com pessoas com varicela. Você pode usar uma máscara ao interagir
  • Lave as mãos com diligência, especialmente quando em contato com pessoas com varíola
  • Separe as roupas, pentes, toalhas ou qualquer coisa que possa ser um meio de contato com vírus
  • Separe as roupas ao lavar
  • Certifique-se de que seu quarto ou casa está exposto à luz solar suficiente e não úmido

Quando chamar um médico?

Se houver suspeita de varicela em seu bebê, leve-o imediatamente ao pediatra. Certifique-se também de informar o médico se o seu bebê tiver algum dos sintomas abaixo, pois esses sintomas podem indicar complicações.
  • Febre até 38,9 graus Celsius
  • Uma erupção cutânea em um olho ou em ambos
  • A erupção é quente ao toque
  • Sonolência extrema
  • Pescoço rígido
  • Bebê tossindo e vomitando
  • Frequência cardíaca rápida
  • Dificuldade para respirar
  • tremor muscular
Como a varicela é causada por um vírus, pode ser difícil tratá-la com antibióticos. No entanto, se ocorrer uma infecção bacteriana ao redor da bolha, o médico pode prescrever antibióticos para ajudar a eliminá-la.