Reconhecer o hormônio cortisol, o hormônio do estresse que deve ser controlado

Ao contrário dos hormônios testosterona, estrogênio ou insulina, o hormônio cortisol pode ser desconhecido para algumas pessoas. Esse hormônio está relacionado à resposta do corpo ao estresse, por isso também é chamado de hormônio do estresse. Desempenha um papel importante para o organismo, quais são as funções do hormônio cortisol? Por que esses níveis hormonais devem ser controlados?

Qual é o hormônio cortisol?

O cortisol é um hormônio relacionado à resposta do corpo ao estresse e é produzido pelas glândulas supra-renais. O hormônio cortisol é liberado por essas glândulas, especialmente quando você está lidando com estresse e é frequentemente referido como um indicador de estresse. O hormônio cortisol é necessário pelo corpo ao lidar com os mecanismos resposta de luta de vôo, quando o corpo enfrenta desafios mental e fisicamente. Além de ser necessário para lidar com o estresse, o hormônio cortisol, na verdade, desempenha outra função no corpo. Algumas das funções desempenhadas por esse hormônio são o controle do açúcar no sangue, a regulação da inflamação, a regulação do metabolismo e o controle da memória. Embora o hormônio cortisol desempenhe um papel importante no corpo, níveis muito altos em resposta ao estresse podem ser perigosos para você. Alguns dos sintomas que aparecem se os níveis do hormônio cortisol são elevados, a saber:
  • Ganho de peso
  • rosto redondo (face da Lua)
  • Espinha
  • Emagrecimento da pele
  • Hematomas fáceis
  • rosto vermelho
  • Músculos fracos
  • Cansaço excessivo
  • Rápido para a raiva
  • Difícil de se concentrar
  • Pressão alta
  • Dor de cabeça

Como controlar o hormônio cortisol no corpo

Como o excesso de cortisol pode ser perigoso, há várias coisas que você pode fazer para controlar seus níveis. Ativar a resposta de relaxamento do corpo é a primeira maneira de reduzir o estresse e, por fim, diminuir os níveis de cortisol.

1. Descanse o suficiente

A qualidade, a duração e as horas de sono afetam os níveis do hormônio cortisol no corpo. Vários estudos descobriram que dormir o suficiente à noite e não excessivamente ajudará você a controlar esse hormônio. A insônia, que dificulta o sono, também corre o risco de aumentar o hormônio cortisol nas próximas 24 horas. Para que você possa adormecer facilmente e dormir o suficiente, sirva-se fazendo exercícios regularmente, não consumindo bebidas cafeinadas à tarde e à noite e evitando distrações antes de dormir, especialmente de aparelhos ou outros produtos eletrônicos.

2. Aprenda a relaxar e controlar pensamentos indutores de estresse

Os exercícios de relaxamento podem ajudar a reduzir os níveis de hormônio do estresse. O exercício mais fácil para acalmar a mente é acostumar-se a respirar profundamente. Você pode aplicar esses exercícios respiratórios antes de dormir. Praticar ioga e exercícios de tai chi também são eficazes para ajudar a reduzir o estresse. Você pode fazer aulas de tai chi e ioga, que agora estão amplamente disponíveis. Outra maneira fácil? Ouça a sua música favorita. Estudos descobriram que ouvir música por pelo menos 30 minutos ajuda a reduzir os níveis de hormônio do estresse.

3. Divirta-se

Uma maneira simples que você pode fazer para controlar o hormônio cortisol é ser feliz e se divertir. Estudos descobriram que a atividade positiva está associada à redução da pressão arterial, um coração saudável, um sistema imunológico mais forte e níveis mais baixos do hormônio cortisol. Hobbies regulares podem ajudar a diminuir esse hormônio. Um dos passatempos que você pode escolher é jardinagem e agricultura.

4. Manter bons relacionamentos pessoais

A dinâmica do relacionamento com outras pessoas também afeta os níveis do hormônio cortisol. Segundo pesquisas, crianças que vêm de famílias estáveis ​​apresentam níveis mais baixos do hormônio cortisol. Da mesma forma, o apoio de entes queridos pode ajudar a reduzir os níveis de hormônio do estresse.

5. Cuidando de animais de estimação

Não apenas o bom relacionamento com os humanos afeta os níveis do hormônio cortisol, mas também o cuidado com os animais de estimação. Em um estudo publicado na Pain Management Nursing, a terapia de cuidados com os cães pode reduzir o estresse e, ao mesmo tempo, diminuir o hormônio cortisol.

6. Coma alimentos saudáveis

Aparentemente, os alimentos que você ingere também afetam os níveis do hormônio cortisol. Exemplos de alimentos que podem aumentar esse hormônio do estresse são bebidas ou alimentos açucarados. Para controlar o hormônio cortisol, você pode consumir chocolate preto puro sem açúcar, várias frutas (como peras e bananas), chá verde ou preto, iogurte e água. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Muitos aspectos do seu corpo estão em suas mãos para controlar, incluindo o hormônio cortisol. Esse hormônio desempenha um papel importante para o desempenho pessoal, mas, se excessivo, pode sair pela culatra e ser desastroso. Você pode aplicar os métodos acima para ativar o mecanismo de auto-relaxamento e reduzir os níveis de cortisol.