Esta é a razão pela qual a menstruação não é suave após o parto

A menstruação não é suave após o parto é uma condição normal que ocorre em novas mães. As causas também variam, podem ser devido ao peso, amamentação de um recém-nascido ou outras condições médicas. Para ajudar a superar esse problema menstrual, nunca é demais saber algumas das causas da menstruação irregular após o parto, então você não entre em pânico quando enfrentá-lo mais tarde.

A menstruação não é suave após o parto é normal

Normalmente, quando você menstrua pela primeira vez após o parto, a fase menstrual pode realmente ocorrer de forma irregular. Além de períodos menstruais irregulares e irregulares, o primeiro período de menstruação também será seguido por cólicas abdominais, coágulos de sangue menstrual e mais menstruação do que antes do parto. Citado pelo National Health Service (NHS) UK, é difícil determinar quando você terá seu período após o parto. A razão é que os períodos menstruais das mulheres podem variar. No entanto, se a mãe estiver amamentando exclusivamente, a fase menstrual pós-parto pode ocorrer após a amamentação completa. Essa condição é causada por alterações hormonais no corpo durante a amamentação. Ao produzir o leite materno, o corpo libera hormônios que podem inibir o surgimento de hormônios que afetam a menstruação da mulher. Leia também: Estas 4 fases menstruais que você precisa conhecer e compreender

Causas da menstruação irregular após o parto

Em primeiro lugar, você precisa saber que o parto pode alterar a quantidade de hormônios no corpo da mulher. Isso causa ciclos menstruais irregulares após o parto. Além das mudanças na quantidade de diferentes hormônios, existem várias outras causas de menstruação irregular após o parto, das quais você deve estar ciente.

1. Peso

Mulheres que acabaram de dar à luz por parto normal ou cesáreo tendem a ganhar peso. Em alguns casos, também há mulheres que perdem peso após o parto. Essa mudança no peso pode, na verdade, causar menstruações irregulares após o parto. Essas mudanças têm um impacto direto na quantidade de hormônios no corpo da mulher. Como resultado, as novas mães terão ciclos menstruais irregulares.

2. Ela está amamentando seu bebê

Amamentar um recém-nascido pode fazer com que a mãe experimente fases menstruais irregulares após o parto. Isso ocorre porque os hormônios que apóiam a amamentação podem fazer com que o corpo retarde a ovulação, fazendo com que a menstruação se torne irregular. No entanto, você não precisa se preocupar porque com o tempo, o ciclo menstrual voltará ao normal. Mais importante ainda, continue a dar leite materno aos bebês para atender às suas necessidades nutricionais e manter a produção de leite estável. Se de fato o ciclo menstrual não correr normalmente, nunca é demais consultar um médico para que este problema possa ser resolvido imediatamente.

3. Mudanças no número de hormônios no corpo

A menstruação irregular após o parto pode ser causada por alterações hormonais. Durante a gravidez, a quantidade de hormônios no corpo da mulher muda. Esses hormônios estão se preparando para o parto e a amamentação. Após o parto, a quantidade de hormônios no corpo da mãe não voltará ao normal instantaneamente. Portanto, não se surpreenda se as mulheres apresentarem menstruação irregular após o parto.

4. Condições médicas

Uma série de condições médicas podem causar períodos irregulares após o parto, incluindo:
  • Endometriose (crescimento do tecido de revestimento uterino fora do útero)
  • Síndrome dos ovários policísticos (um distúrbio hormonal que faz com que os ovários não liberem óvulos regularmente)
  • Hipotireoidismo (a glândula tireoide é incapaz de produzir o hormônio tireoidiano)
  • Hipertireoidismo (a glândula tireoide produz um excesso do hormônio tiroxina).
Qualquer condição médica que cause flutuações hormonais no corpo da mulher tem o potencial de causar períodos irregulares após o parto. Leia também: Tipos de hormônios menstruais que afetam o ciclo menstrual

Como lidar com a menstruação irregular após o parto

Você não precisa se preocupar se tiver períodos irregulares após o parto. Siga as seguintes instruções para superar os problemas menstruais que você está enfrentando.

1. Exercite-se regularmente

Exercícios para lidar com a menstruação irregular após o parto. Exercícios leves, como corrida, ioga ou caminhada podem ajudar o corpo a restaurar os níveis hormonais normais. Além disso, os exercícios também podem ajudar as mães a atingir o peso corporal ideal.

2. Padrão de alimentação saudável

Manter uma dieta saudável pode ajudá-la a obter os nutrientes perdidos durante essa fase da gravidez. Consumo de frutas ou vegetais regularmente para atender às necessidades nutricionais do corpo. Dessa forma, espera-se que o ciclo menstrual mude e volte ao normal.

3. Evite o estresse

O estresse é freqüentemente sentido por novas mães. Essa condição corporal pode afetar o número de hormônios do corpo, resultando em um ciclo menstrual irregular. Tente evitar o estresse fazendo exercícios, conversando com seu marido ou pedindo ajuda a especialistas. Dessa forma, o estresse pode ser superado e a quantidade de hormônios no corpo voltará ao normal.

4. Evite contracepção

Alguns anticoncepcionais podem interferir na ovulação, causando menstruações irregulares após o parto. Para superar isso, procure consultar um médico sobre anticoncepcionais que não interfiram no processo de ovulação para que o ciclo menstrual volte à regularidade.

5. Atenda às necessidades de vitaminas

A deficiência de vitaminas D e B pode causar menstruações irregulares. Portanto, tente verificar com seu médico para determinar se você tem deficiência de ambas as vitaminas. Se você tem deficiência de vitaminas D e B, coma alimentos que contenham ambas as vitaminas regularmente, como vegetais de folhas verdes, carne bovina e grãos inteiros. Não se esqueça de também tomar sol da manhã para que suas necessidades diárias de vitamina D possam ser atendidas. Leia também: Medicamentos para suavizar menstruais quando a menstruação é irregular

Notas de SehatQ:

Se sua condição menstrual não melhorar após o parto, não cicatrizar por um longo tempo e afetar seu período fértil, você deve consultar esse problema com seu médico para obter o tratamento correto no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora na App Store e Google Play.