Confira 7 doenças do couro cabeludo que podem perturbar sua aparência

Pentear o cabelo pode parecer trivial, mas pode ser uma atividade dolorosa para quem sofre de alguns tipos de doenças do couro cabeludo. As causas dessa dor podem variar, desde lesões comuns até condições que interferem na saúde geral do corpo. [[Artigo relacionado]]

Aqui estão 7 tipos de doenças do couro cabeludo que podem atrapalhar suas atividades e aparência:

1. Caspa

Quase todo mundo foi atacado por esta crosta branca. Basicamente, a caspa é uma coleção de células mortas da pele no couro cabeludo que podem causar coceira e interferir na aparência. A caspa não é uma doença contagiosa e pode ser aliviada simplesmente mantendo o couro cabeludo limpo. Você também pode usar um shampoo anticaspa de venda livre. No entanto, escolha um shampoo anticaspa que contenha alcatrão de carvão, cetoconazol, ácido salicílico, sulfeto de selênio e piritiona de zinco.

2. Dermatite seborréica

Os sintomas dessa doença do couro cabeludo são semelhantes aos da caspa, que produz crostas brancas e coceira. A diferença é que seu couro cabeludo ficará inflamado, vermelho e oleoso. Às vezes, as pessoas com dermatite seborréica também apresentam pele avermelhada e oleosa ao redor das sobrancelhas, nariz e orelhas. A American Academy of Dermatology afirma que esta doença do couro cabeludo ocorre principalmente em pessoas com tipos de pele oleosa, acne ou que tiveram psoríase.

3. Tampa do berço

Não apenas os adultos podem sofrer de doenças no couro cabeludo, mas os bebês também podem ter. Um dos quais é tampão de berço. Esta doença é semelhante à dermatite seborréica em adultos. Tampão de berço É caracterizada pelo aparecimento de escamas oleosas e amareladas no couro cabeludo e na testa. Essa condição geralmente não causa dor ou coceira, então o bebê ainda pode realizar as atividades normalmente. As doenças de pele atacam principalmente bebês com idades entre três semanas e 12 meses. Em geral, tampão de berçovai se curar no máximo seis meses após a experiência do bebê.

4. Tinea capitis

Tinea capitis é uma micose que ataca a cabeça. Esta doença do couro cabeludo é causada por uma infecção fúngica com sintomas de manchas redondas, coloridas e escamosas no couro cabeludo. Na verdade, essa doença pode causar queda de cabelo na área infectada. A micose na cabeça geralmente ocorre em crianças de três a sete anos. Mas os adultos também podem experimentar. A transmissão do fungo que causa a tinea capitis também é muito fácil. Por exemplo, porque se emprestam chapéus, laços de cabelo, pentes, toalhas e roupas com o sofredor. Para tratar infecções fúngicas do couro cabeludo, é preciso a ajuda de um médico. Os pacientes geralmente precisam tomar medicamentos antifúngicos por até 12 semanas. A duração desse consumo depende da gravidade da condição infecciosa. Durante o período de tratamento, certifique-se de que o paciente não compartilhe itens pessoais com outras pessoas. Com isso, a propagação da infecção pode ser evitada.

5. Psoríase

A psoríase é uma doença do couro cabeludo com sintomas de pele escamosa e tem uma cor prateada. As manchas também podem causar coceira. Embora possa aparecer em várias partes do corpo, os sintomas da psoríase geralmente ocorrem na cabeça, nos joelhos e na parte inferior das costas. Essa condição é uma doença auto-imune, portanto, ainda não existe um tratamento específico. O tratamento ministrado pelo médico costuma ter como objetivo diminuir os sintomas vivenciados pelo paciente.

6. Líquen plano

Líquen plano é uma inflamação do couro cabeludo. Os sintomas podem incluir lesões arroxeadas que causam coceira ou saliências com uma superfície cheia de linhas brancas. Além do couro cabeludo, manchas líquen plano também pode aparecer na boca, esôfago, unhas ou órgãos íntimos. Especialmente em manchas na boca, geralmente pode causar feridas ou calor como queimação.

7. Esclerodermia

A esclerodermia é uma doença autoimune rara. Mudanças na forma e textura da pele na esclerodermia ocorrem devido ao aumento da produção de colágeno no corpo do paciente. Esta doença causa o aparecimento de manchas no couro cabeludo que parecem rígidas e duras. Além disso, a queda de cabelo também pode ocorrer como complicação. Algumas doenças do couro cabeludo podem ser tratadas com cuidados domiciliares ou tratamento médico por um médico. Não espere até que o seu couro cabeludo piore para consultar um médico, especialmente se você tiver pele sensível.