Perigos do sabonete de limpeza feminino para a saúde vaginal

Você sabia que a vagina pode se limpar? Existe um mecanismo pelo qual a vagina mantém o equilíbrio do pH. É por isso que o uso de sabonete de limpeza feminino não é recomendado. Porque, usar este produto pode aumentar o risco de irritação na área. Mas antes de discutir sobre sabonete feminino ou limpador vaginal, é bom esclarecer um termo que muitas vezes é mal interpretado: entre a vagina e a vulva. Na verdade, a "vagina" é um tubo formado pelos músculos do corpo feminino. O comprimento começa do colo do útero (colo do útero) até a frente da vagina. Enquanto a parte externa, muitas vezes chamada de "vagina", é na verdade a "vulva". Então, o que realmente precisa ser limpo é a “vulva”, não a “vagina”.

A razão pela qual o sabonete de limpeza feminino não é realmente necessário

Existem tantas marcas de sabonete de higiene feminina ou sabonete Miss V que são vendidos por aí, por exemplo, aqueles que contêm folha de bétele ou manjakani. Cada um desses sabonetes é embalado para oferecer uma gama de benefícios para a saúde vaginal. Na verdade, o uso de sabonete feminino em qualquer forma: sabonete líquido, sabonete em barra, gel e até mesmo líquido, na verdade não é recomendado. Aqui está o motivo:

1. Pode perturbar o equilíbrio das bactérias na vagina

O ecossistema vaginal, que originalmente era capaz de manter sua própria limpeza e equilíbrio de pH, fica perturbado devido à exposição a produtos químicos. Esta é uma porta de entrada para bactérias e fungos. Consequentemente, podem ocorrer irritações bacterianas, fúngicas e outras. Naturalmente, considerando que a vagina não pode mais manter um teor de pH naturalmente equilibrado.

2. Não foi provado ser capaz de remover odores desagradáveis ​​da área feminina

Existem inúmeros sabonetes femininos por aí que afirmam remover odores desagradáveis ​​da área vaginal ou da vagina. Normalmente este tipo de produto tem um perfume bastante perfumado e pode até arder. Na verdade, a vagina não precisa desse tipo de sabonete feminino. Desde que o nível de pH vaginal seja mantido, não haverá vagina com cheiro desagradável. De fato, há um cheiro característico na vagina, mas não é facilmente sentido por outras pessoas que estão perto de você. Cada pessoa tem um odor vaginal diferente. Não há vagina que não exale nenhum odor. Isso tem a ver com o ciclo menstrual e com a dieta que você vive. Mesmo durante a menstruação, é muito natural que exista um cheiro rançoso de sangue humano. Se você não se sentir confortável, talvez você possa tentar usar copo menstrual como um substituto para absorventes higiênicos descartáveis. Além de ser mais higiênico, copo menstrual também garante que a parte externa da vagina não seja exposta ao sangue menstrual por muito tempo. Claro, reduzindo a possibilidade de odores desagradáveis ​​e umidade tornando-o desconfortável.

3. Pode provocar irritação da vulva e da área ao redor da vagina

A área feminina é sensível às mudanças de pH e usar uma lavagem feminina pode desencadear isso. Devido à sua natureza sensível, a exposição a produtos químicos no sabonete Miss V pode causar irritação na vulva e nas áreas vaginais. Quando ocorre irritação ou mesmo infecção, condições como vermelhidão, coceira e um odor desagradável podem ser sentidas.

4. A vagina pode se limpar sem sabão de limpeza

Não é exagero dizer que a vagina pode limpar por si mesma. de acordo com Colégio Americano de Obstetras e GinecologistasA vagina pode manter a limpeza e o equilíbrio do pH removendo os fluidos vaginais. Além disso, a vagina também é um lar para muitas bactérias boas. Essas bactérias também funcionam para manter o equilíbrio do pH na vagina com uma natureza ligeiramente ácida. Quando o pH vaginal é ácido, as bactérias não infectam facilmente. Infelizmente, esse incrível mecanismo natural pode ser interrompido por intervenção externa. Um deles é quando uma mulher costuma usar sabonetes femininos ou limpadores vaginais. Leia também:Conheça as diversas formas da vagina e as características de cada uma

Como manter a saúde e higiene vaginal adequadas

Agora vamos falar sobre o que toda mulher faz todos os dias: limpar a parte externa da vagina. Se o uso de limpadores vaginais realmente perturba o equilíbrio natural do pH da vagina, qual é a maneira adequada de limpá-lo? Aqui está a resposta:
  • Enxágüe com água morna

Limpe a parte externa da vagina (vulva) com água morna sem sabão. Além disso, a maneira de limpar a parte externa da vagina é abrir os dois lábios chamados “lábios” e limpar as dobras com água. Além disso, a área entre a vulva e o ânus também precisa ser enxaguada com água morna.
  • Lave a área da vulva e ao redor da vagina de frente para trás

A melhor posição para limpar a vulva e a vagina é da frente para trás. Ou seja, o que precisa ser limpo primeiro é a vulva, depois o ânus. Isso é importante para evitar que bactérias do ânus se espalhem para a vagina, o que pode causar infecção.
  • Use a cueca certa

A roupa íntima é uma superfície que fica grudada na parte externa da vagina por um período mais longo. Portanto, você realmente deve prestar atenção ao tipo que escolher. As melhores calcinhas e com mínimo risco de interferências são as de algodão. Além disso, não se esqueça de trocá-lo pelo menos duas vezes ao dia para evitar que o tecido fique muito úmido e se torne um criadouro de bactérias.
  • Melhor não raspar os pelos pubianos

Não há nada de errado em raspar os pelos pubianos. No entanto, é aconselhável não cortar o cabelo. Porque os pelos púbicos têm uma função importante para a saúde da vagina e seus arredores, como impedir a entrada de bactérias na vagina e reduzir o risco de irritação na pele vaginal externa. [[artigo relacionado]] Seguir as etapas acima ajudará a manter a vagina e a vulva limpas e saudáveis, de modo que o desejo de usar sabonete de higiene feminina pode ser reduzido. Se você quiser saber mais sobre a saúde da vagina e de outros órgãos reprodutivos femininos, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.