7 Impactos da doença de DRGE podem ser perigosos para o seu corpo

Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma doença crônica do sistema digestivo caracterizada pelo aumento do ácido do estômago no esôfago. Essa condição ocorre quando o ácido do estômago aumenta mais de duas vezes por semana. A DRGE pode causar dor no peito, mau hálito, tosse, dificuldade para engolir, úlceras, indigestão, náuseas e dor de garganta. Não só isso, existem muitos impactos da DRGE que podem ser prejudiciais ao corpo. Então o que é?

O impacto do GERD

Em casos graves, a DRGE pode levar a sérios problemas de saúde e complicações se não tratada adequadamente. Os efeitos da DRGE que podem ocorrer são:

1. Esofagite

A DRGE pode causar inflamação no esôfago, chamada esofagite. Essa condição pode causar dor de garganta, dificuldade para engolir, rouquidão e azia. Se não tratada, a esofagite crônica pode causar úlceras, estreitamento e até câncer de esôfago.

2. Úlcera esofágica

Úlceras esofágicas podem causar dor ao engolir GERD pode danificar o revestimento do esôfago, causando úlceras dolorosas. Essa condição é chamada de úlcera esofágica e seus sintomas incluem sensação de queimação no peito, indigestão, dor ao engolir, náuseas, úlceras e fezes com sangue. Em casos graves, essa condição pode causar um orifício no esôfago ou uma úlcera hemorrágica.

3. Estreitamento do esôfago

A DRGE não tratada pode desencadear inflamação, formação de cicatrizes ou crescimento anormal de tecido no esôfago. Como resultado, o esôfago fica mais estreito e apertado. Essa condição pode causar dor ou dificuldade para engolir, difícil para alimentos e líquidos fluírem do esôfago para o estômago, até que a respiração fique difícil. Além disso, alimentos sólidos também podem ficar presos no esôfago, aumentando o risco de asfixia. Dessa forma, você também tem mais probabilidade de ficar desidratado e desnutrido.

4. Cárie dentária

O impacto da doença GERD também pode afetar os dentes. O aumento do ácido estomacal pode danificar o esmalte (a camada externa dura dos dentes), tornando mais fácil a porosidade dos dentes e a formação de cáries.

5. Pneumonia por aspiração

A pneumonia por aspiração pode causar falta de ar. O ácido estomacal que sobe para a garganta ou boca pode ser inalado para os pulmões, causando pneumonia por aspiração. A pneumonia por aspiração é uma infecção dos pulmões devido à entrada de objetos estranhos nesses órgãos. Essa condição pode ser caracterizada por vários sintomas, como febre, fadiga, tosse, dor no peito, falta de ar, respiração ofegante e pele azulada. Se não for tratada, a pneumonia por aspiração pode até levar à morte.

6. Esôfago de Barrett

Danos contínuos ao esôfago causados ​​pela DRGE podem desencadear alterações nas células do revestimento do esôfago. Cerca de 10-15 por cento das pessoas com DRGE também experimentam Esôfago de Barrett . Essa condição ocorre quando as células escamosas que revestem a parte inferior do esôfago são substituídas por células glandulares semelhantes às células que revestem os intestinos. Existe um pequeno risco de que essas células glandulares se tornem cancerosas.

7. Câncer de esôfago

Pessoas com DRGE correm maior risco de desenvolver um tipo de câncer de esôfago conhecido como adenocarcinoma de esôfago. Este câncer ataca a parte inferior do esôfago causando vários sintomas, como dificuldade em engolir, perda de peso, dor no peito, tosse, indigestão severa e azia crítico. Em seus estágios iniciais, o câncer de esôfago geralmente não causa sintomas. Normalmente, uma pessoa só percebe os sintomas depois que o câncer atinge um estágio mais avançado. [[Artigo relacionado]]

Prevenindo os efeitos da DRGE

Aqui está o que fazer para evitar os efeitos da DRGE:
  • Coma mais frequentemente em pequenas porções
  • Evite lanchar antes de dormir
  • Posicione a parte superior do corpo mais alta do que o estômago ao deitar
  • Evite consumir alimentos gordurosos, ácidos, chocolate, hortelã-pimenta, álcool e café
  • Parar de fumar
  • Se você está acima do peso, tente perdê-lo
  • Evite usar roupas justas
  • Tomar medicamentos para baixar os ácidos estomacais.
Consulte imediatamente um médico se a sua DRGE não melhorar ou piorar. Para uma discussão mais aprofundada sobre o impacto da doença GERD, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play .