Você pode engravidar se apenas alguns espermatozóides entrarem? Esta é a resposta

Você pode engravidar se tiver apenas uma pequena quantidade de esperma? Freqüentemente, essa é uma pergunta que surge na mente de muitos casais. É importante descobrir a resposta a esta pergunta para que você possa determinar a próxima etapa. Especialmente para casais em programa de gravidez. Contudo...

Mais ou menos o número de espermatozóides não pode ser visto a olho nu

Espermatozóides são células reprodutivas presentes no sêmen. Antes de saber a resposta à pergunta de mil pessoas, você pode engravidar se apenas uma pequena quantidade de esperma entrar, primeiro você precisa saber que esperma e sêmen têm significados diferentes. Os espermatozoides são células que não podem ser vistas a olho nu, enquanto o líquido branco "injetado" pelo pênis é o sêmen. Os espermatozoides são células reprodutivas que são liberadas do pênis do homem junto com o sêmen quando o pênis é ejaculado. Em outras palavras, no sêmen, idealmente, há um conteúdo de esperma. Se essa célula entrar no útero da mulher e encontrar o óvulo, a fertilização pode ocorrer e assim por diante, tornando-se a precursora da gravidez. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu o padrão para o número mínimo ideal de espermatozoides, que é de 15 milhões de células por 1 ml de sêmen. Você pode saber imediatamente a quantidade de sêmen que sai muito ou pouco após a ejaculação. No entanto, não existe uma maneira “caseira” de ter certeza se a contagem de espermatozoides em seu sêmen está alta ou baixa. Para saber a contagem de espermatozoides com precisão, você só pode obter a resposta por meio de observação microscópica em laboratório. Pesquisa publicada na revista EMBO Reports descobriu que quanto mais espermatozoides contidos no sêmen, maiores as chances de fertilização bem-sucedida. O sêmen que contém mais de 40 milhões de espermatozoides por mililitro tem uma chance maior de gravidez bem-sucedida. Na verdade, essas descobertas indicam que 65% dos homens com uma contagem de espermatozoides de mais de 40 milhões por mililitro conseguiram engravidar sua parceira.

Você pode engravidar se tiver apenas uma pequena quantidade de esperma?

Embora o número determine, basta um espermatozóide para engravidar. Na verdade, basta um espermatozóide com a melhor qualidade (forma normal e movimento ideal) para ser capaz de fertilizar o óvulo de uma mulher, independentemente de quão pouco ou muito sêmen venha Fora. Isso significa que, dos milhões de espermatozoides que vão para o óvulo, se um espermatozóide consegue encontrar o óvulo, a gravidez ainda pode ocorrer. Mas para responder à pergunta acima, você também deve considerar a qualidade geral do esperma. Com base nas descobertas publicadas no jornal Asian Journal of Andrology, homens com diagnóstico de problemas de fertilidade (infertilidade) tinham contagens de espermatozoides abaixo de 40 milhões em um ml de seu sêmen. Quanto menor o número de espermatozoides no sêmen, maior o risco de o homem sofrer de infertilidade. Em alguns casos que foram estudados e publicados em muitas revistas, também é possível se o sêmen contiver muito poucas ou mesmo nenhuma célula de esperma. Essa condição é conhecida como azoospermia. Um pequeno número de espermatozoides tende a ter uma chance mínima de engravidar se a capacidade do espermatozóide de se mover em direção ao óvulo (mobilidade) ou a forma do espermatozóide for igualmente baixa. O motivo é que, se o movimento for lento, o espermatozóide demora mais para chegar ao óvulo. Isso afetará as chances de gravidez porque o óvulo pode ser eliminado antes que o esperma "chegue ao seu destino".

Não é o número, o movimento do esperma também determina as chances de uma gravidez bem-sucedida

O esperma que vai direto para o óvulo é o que pode engravidar. Na verdade, a contagem de espermatozoides não afeta o sucesso da gravidez. Porque, conforme explicado acima, apenas uma célula de esperma é necessária para que a fertilização ocorra. No entanto, isso significa que você pode engravidar se apenas alguns espermatozóides entrarem? Espere um minuto. Além da contagem de espermatozóides em si, a jornada do esperma até o óvulo é um processo longo e complicado. Este longo processo é a "seleção natural" que elimina um a um os espermatozoides de má qualidade. No final, são as células espermáticas mais saudáveis ​​que serão selecionadas para fertilizar o óvulo. Disto podemos concluir, é possível engravidar se apenas uma pequena quantidade de esperma entrar? A resposta é sim. Talvez. Pesquisa publicada na revista Embo Reports mostrou que 51,2% dos homens com contagem de espermatozoides abaixo de 40 milhões por ml conseguiram fertilizar um óvulo, resultando em gravidez. Na verdade, 36,4% das pessoas com contagem de espermatozoides abaixo de 20 milhões por ml também conseguiram engravidar. A boa qualidade do esperma também é avaliada não apenas pelo número e atividade ou velocidade do movimento, mas também pelos padrões de movimento. O movimento ideal do esperma é direto. A OMS explicou, pelo menos, apenas 32 por cento do número total de espermatozoides que conseguiram ir direto para o óvulo. Mas, novamente, a exceção é se o sêmen não tiver nenhuma célula de esperma (azoospermia) ou se a qualidade do esperma (movimento e forma) for ruim em geral.

Como aumentar a contagem de esperma

Suplementos vitamínicos e minerais aumentam a contagem de espermatozóides Além de saber a resposta se você pode engravidar se apenas uma pequena quantidade de esperma entrar, também é necessário compreender várias maneiras de aumentar a contagem de espermatozoides. Isso também pode ser feito tomando certos suplementos ou alimentos. Isso é o que deve ser consumido para aumentar a contagem de esperma.
  • O suplemento de ácido d-aspártico, com base em descobertas publicadas na revista Fertility and Sterility, descobriu que as pessoas que tinham menos espermatozóides eram mais propensas a ter níveis baixos de d-aspártico. O consumo de ácido d-aspártico pode aumentar a produção e a maturação dos espermatozoides.
  • Vitamina C Pesquisa publicada no Journal of Medicinal Food descobriu que tomar um suplemento de vitamina C de 1000 mg duas vezes ao dia durante duas semanas aumentou a contagem de espermatozoides em até 32,8 milhões de espermatozoides por ml. No entanto, a suplementação deve ser feita sob a supervisão de um médico.
  • Zinco, mostra uma pesquisa publicada no Journal of Reproduction & Infertility, que a deficiência de zinco inibe a produção de esperma. O consumo de zinco pode aumentar a contagem de espermatozoides. Se o constituinte do sêmen, o plasma seminal, contém zinco, ele afeta a densidade do esperma e aumenta a produção de esperma.
  • Ashwagandha, ou ginseng indiano demonstrou aumentar a contagem de espermatozoides em 167%. Isso também é evidenciado por pesquisas publicadas no jornal Hindawi. Este estudo foi conduzido consumindo extrato de raiz de ashwagandha 679 mg por dia durante 90 dias em pessoas com níveis baixos de esperma.

Notas de SehatQ

A resposta à questão de saber se você pode engravidar se apenas uma pequena quantidade de esperma entrar pode finalmente ser respondida. sim. Em certos casos, pouco ou nenhum esperma (azoospermia) pode indicar que o homem tem problemas de fertilidade. Mas em geral, mesmo que o esperma entre um pouco, isso não fecha suas chances de gravidez. Independentemente da quantidade de sêmen e do conteúdo de espermatozoides produzidos durante a ejaculação, basta um dos espermatozoides mais saudáveis ​​e confiáveis ​​para fertilizar um óvulo para que uma mulher engravide. Se você e sua parceira estão seguindo um programa de gravidez e desejam fazer mais perguntas sobre fertilidade, não hesite em consultar um médico via bate-papo no aplicativo de saúde da família SehatQ . Baixe o aplicativo agora no Google Play e na Apple Store.