Existem muitos tipos de analgésicos, quais são?

O que você costuma fazer para aliviar uma dor de cabeça ou de dente? A maioria das pessoas costuma tomar ibuprofeno ou paracetamol imediatamente, que é comprado em uma drogaria ou drogaria. Ambos os medicamentos são analgésicos (analgésico) níveis suaves que geralmente não precisam ser resgatados com receita médica. Enquanto isso, para casos de dor intensa, como no tratamento pós-operatório, pode ser necessário um tipo de analgésico de efeito mais forte - como a morfina. [[Artigo relacionado]]

O que é um analgésico (analgésico)?

Como o nome sugere, analgésicos (analgésico) é uma classe de medicamentos que visa aliviar a dor. Os analgésicos também são conhecidos como analgésicos. Dependendo do tipo de medicamento e da dose usada, analgésicospode ajudar a curar a dor de leve a forte. A própria classe de analgésicos está dividida em três grupos, a saber:

1. Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs ou AINEs)

Os medicamentos anti-dor não esteróides (AINEs ou AINEs) são uma classe de analgésicoque ajuda a aliviar a dor da inflamação. Alguns exemplos de analgésicos AINEs são ibuprofeno, aspirina, ácido mefenâmico, diclofenaco e naproxeno. Este medicamento é capaz de aliviar dores de dente, dores de cabeça, febre, dores musculares e leves dores nas articulações. A aspirina, em particular, também pode ajudar a prevenir ataques cardíacos em pessoas com doença coronariana e naquelas com alto risco de desenvolvê-la acidente vascular encefálico ou um ataque cardíaco. Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) atuam inibindo as enzimas do corpo que produzem e disseminam o hormônio prostaglandina que desencadeia a inflamação. Como as drogas em geral, essa classe de analgésicos também apresenta seus próprios riscos de efeitos colaterais. O consumo excessivo de AINEs, indiscriminadamente ou em longo prazo, pode causar indigestão, irritação ou sangramento do estômago, derrames hemorrágicos (hemorrágicos) e até danos aos rins. Enquanto isso, a aspirina não deve ser administrada a crianças devido ao risco de causar a síndrome de Reye.

2. Paracetamol

Paracatamol ou acetaminofeno é um tipo de medicamento analgésico que funciona para interromper a produção de substâncias químicas no cérebro para dizer ao corpo que estamos sentindo dor. O paracetamol também reduz a febre ao afetar a área do cérebro que regula a temperatura corporal. Ao contrário dos AINEs, o paracetamol não interrompe o processo inflamatório que desencadeia a dor. O paracetamol muda a percepção da dor no cérebro. O paracetamol geralmente não causa efeitos colaterais digestivos como os AINEs. No entanto, o consumo excessivo de paracetamol ou junto com bebidas alcoólicas pode causar danos ao fígado. [[Artigo relacionado]]

3. Opioides

Opioides ou opiáceos, também conhecidos como ópio, são analgésicos (analgésico) grupo difícil. Alguns exemplos de analgésicos opiáceos são fentanil, oxicodona, hidrocodona, codeína, meperidina e morfina (morfina). As drogas opiáceas também são conhecidas como psicotrópicos. Este medicamento tem uma dose mais forte para produzir um efeito de alívio da dor mais rápido. Os opioides aliviam a dor bloqueando os sinais nervosos que recebem a dor e produzem sensações agradáveis. Os opioides geralmente são usados ​​para aliviar dores intensas, como após uma cirurgia ou dores intensas e contínuas causadas por dores crônicas. Ao contrário dos AINEs e dos medicamentos com paracetamol, que podem ser adquiridos sem receita, esses medicamentos só podem ser usados ​​com a permissão e a supervisão estrita de um médico. O motivo é que o uso de drogas dessa classe indiscriminadamente ou por longo prazo sem supervisão pode causar dependência. Além do risco de dependência, outros efeitos colaterais da droga analgésico Essa coisa difícil de observar é parar de respirar. Os analgésicos opioides também podem causar sonolência, constipação, tontura, sudorese, coceira, náusea, diminuição da resistência e depressão.

Classificação de analgésicosanalgésico)

A classificação dos analgésicos é geralmente dividida em três níveis, de leve a grave, com base em sua força e no risco de efeitos colaterais. Aqui está a classificação da droga analgésico:
  • Nível 1: paracetamol e AINEs, como aspirina, naproxeno, diclofenaco, celecoxib, etc.
  • Nível 2: codeína, dihidicodeína, tramadol
  • Nível 3: morfina, fentanil, tramadol, oxicodona
[[artigos relacionados]] As drogas opióides são geralmente os analgésicos mais potentes. A droga de referência nesta classe é a morfina - enquanto outras drogas opióides têm um efeito menor ou maior. O medicamento de menor efeito é a codeína, geralmente prescrita junto com o paracetamol para o alívio da dor, por exemplo, durante cirurgias dentárias. O efeito da codeína é apenas cerca de 1/10 do efeito da morfina. Enquanto isso, as drogas mais fortes do que a codeína são a hidromorfona e a oximorfona. No entanto, o opióide mais poderoso do mundo médico é o fentanil. O fentanil administrado na forma de injeções produz um efeito analgésico de 70 a 100 vezes mais forte do que a morfina. Por causa desse efeito poderoso, o fentanil é um analgésico mais suscetível ao abuso. Tomando remédios analgésico, opioides especialmente fortes, em excesso podem criar tolerância aos efeitos da droga. Com o tempo, baixas doses do medicamento não serão eficazes no alívio da dor. Portanto, você aumentará continuamente as doses mais altas. Isso é o que causa dependência ou vício em drogas.

Como tomar remédio analgésico segurança?

Geralmente analgésico é um tipo de analgésico seguro e versátil. No entanto, os analgésicos não devem ser tomados descuidadamente. Graças à sua grande capacidade de aliviar a dor, essa classe de drogas é muito suscetível ao abuso. O risco de outros efeitos colaterais dos analgésicos também não pode ser ignorado. Tomando remédios analgésico com segurança não é difícil. Basicamente, ler o rótulo ou as instruções de uso na embalagem do medicamento ou seguir as instruções do seu médico pode evitar que você abuse dos analgésicos. O risco de efeitos colaterais e complicações pode ser reduzido começando a tomar a dose mais baixa. Se você tem certas condições médicas ou está tomando outros medicamentos, informe o seu médico antes de tomar medicamentos analgésico que é dado. Você também pode perguntar diretamente ao médico sobre interações medicamentosas, efeitos colaterais e qualquer coisa a que prestar atenção ao tomar medicamentos analgésico. Se você está prescrito com analgésicos, não pare de tomá-los no meio do caminho ou alterando você mesmo a dose. Continue a seguir as instruções sugeridas ou recomendadas pelo médico. Além disso, não tome analgésicos de outras pessoas e sempre informe o seu médico se sentir efeitos colaterais após tomar o medicamento. analgésico. Você não precisa necessariamente recorrer a analgésicos ao sentir dor. Existem outras alternativas que podem ajudá-lo a aliviar a dor, como treinamento psicológico para reduzir a dor mudando sua mentalidade e assim por diante.