Não apenas beba, aqui estão nove outras maneiras de administrar drogas

Quando se trata de tomar medicamentos, qual método você usa com mais frequência? Beber, injetar ou apenas espalhar? Todos os três são modos comuns de administração de medicamentos. No entanto, além dessas três, existem várias outras vias de administração de medicamentos que é importante conhecer. A compreensão de cada método ajudará o tratamento a ser mais eficaz de acordo com sua função.

Várias formas de administrar drogas

Os medicamentos estão disponíveis em várias formas, preparações e dosagens. As diferenças nas formas e preparações dos medicamentos têm, na verdade, um propósito. Destina-se a que os medicamentos possam ser usados ​​e entrar no corpo de forma eficiente para que sejam capazes de lidar com as condições de saúde de forma ideal. Erros na administração do medicamento podem, na verdade, tornar o efeito do medicamento menos eficaz ou podem aumentar o risco de efeitos colaterais. A seguir estão várias maneiras de administrar medicamentos comumente disponíveis. [[Artigo relacionado]]

1. Oral (beba diretamente)

A via oral de administração de medicamentos é geralmente realizada para medicamentos na forma de xarope, líquido, comprimidos, cápsulas ou comprimidos mastigáveis. A administração oral de medicamentos é mais frequentemente usada porque é fácil e barata. Os medicamentos por via oral são geralmente absorvidos no intestino delgado e no fígado antes de serem distribuídos por todo o corpo para atingir o objetivo do tratamento. Porque através do trato digestivo, isso também afetará o processo de absorção de outras drogas ou alimentos. É por isso que alguns medicamentos devem ser tomados com o estômago vazio (antes de comer) e alguns depois de comer.

2. Injeções (parenterais)

A via de administração do medicamento por injeção também é chamada de parenteral. Como o nome indica, esse método de administração do medicamento é feito por injeção, também conhecida como injeção. Normalmente, os medicamentos injetáveis ​​têm uma dose menor do que os medicamentos administrados por via oral. Isso ocorre porque a droga não passa primeiro pelo processo de absorção no sistema digestivo para chegar aos vasos sanguíneos e circular por todo o corpo. Conforme citado na revisão Vias de administração de medicamentos A administração de medicamentos injetáveis ​​divide-se em várias formas, a saber:
  • Intravenoso. A administração intravenosa de medicamentos está se tornando o método de injeção mais comum. A infusão é única em seu tipo. A injeção intravenosa é feita injetando-se a droga diretamente na veia. Por isso, esse método fará com que o efeito funcione mais rápido, pois ele circula diretamente por todo o corpo.
  • Intramuscular. A injeção intramuscular é realizada injetando a droga no músculo. Como o músculo é mais profundo, a agulha usada geralmente será mais longa do que a intravenosa ou subcutânea. As áreas comuns de injeção intramuscular são geralmente na parte superior do braço, na coxa ou nas nádegas. A injeção intramuscular é geralmente escolhida se a dose do medicamento administrada for maior.
  • Subcutâneo. A injeção subcutânea da droga é realizada no tecido adiposo sob a pele com uma agulha mais curta do que os dois métodos anteriores. As injeções de insulina são um dos exemplos mais comuns. A vantagem da injeção subcutânea é que o medicamento geralmente é liberado lentamente, por isso é mais estável. O local da injeção pode ser em qualquer lugar, mas os mais comuns geralmente são no abdômen, coxas ou nádegas.
  • Intratecal . Este método é feito através da injeção de medicamento entre as duas vértebras inferiores. Esta via de administração de medicamentos é geralmente escolhida para tratar problemas cerebrais e da coluna vertebral. A anestesia também é possível desta forma.

3. Sublingual e bucal

Embora ambos entrem pela boca, o método de administração desse medicamento é diferente de ser administrado por via oral (engolido). A administração sublingual do medicamento é feita colocando-se o medicamento sob a língua, enquanto por via bucal o coloca entre as gengivas e a parte interna da bochecha. Os medicamentos colocados sob a língua ou entre as bochechas serão absorvidos pelos capilares da cavidade oral. Esse método faz com que o medicamento seja absorvido pelo corpo mais rapidamente do que o oral, porque encurta o curso do medicamento, que não é através do processo digestivo. No entanto, a maioria dos medicamentos não é administrada por via sublingual ou bucal porque podem não ser completamente absorvidos. Um dos medicamentos mais comuns administrados dessa forma é a nitroglicerina, para aliviar a angina.

4. Tópico (pomada)

A pomada é uma forma de administração de medicamentos tópicos. A via de administração de medicamentos tópicos é feita pela aplicação do medicamento na pele ou nas mucosas, conforme mencionado em revisões científicas Uso de medicamentos: medicamentos tópicos . Geralmente, os medicamentos tópicos são prescritos para tratar problemas de pele visíveis, como psoríase, eczema, erupções cutâneas ou pele seca. Não apenas as drogas, a forma de administrar as drogas topicamente também pode ser feita com produtos de beleza para nutrir e proteger a pele de danos. Existem vários tipos de preparações de medicamentos tópicos (oles) que você normalmente encontra, incluindo pomadas, cremes, loções, pós ou géis.

5. Supositórios (retais)

Os supositórios são uma forma de administrar medicamentos por meio do reto (ânus). A administração de supositórios de drogas permite que a droga seja absorvida diretamente pelo corpo e atue com mais rapidez, pois não precisa passar pelo trato digestivo. Para algumas condições, esse método é considerado mais eficaz do que tomar o medicamento por via oral. A administração retal de medicamentos pode ser feita em várias condições, como obstipação em crianças, náuseas intensas, prestes a fazer ou acabou de fazer uma cirurgia ou dificuldade para engolir. [[Artigo relacionado]]

6. Como administrar outros medicamentos

Um nebulizador é uma forma de administrar medicamentos para problemas respiratórios. Além das cinco formas mais comuns acima, também existem outras vias de administração de medicamentos que você pode ter ou usar, como:
  • Vaginal, que pode ser um comprimido, creme ou gel inserido através da vagina
  • Ocular, na forma de colírio ou pomada para os olhos. O pessoal médico costuma referir-se à via de administração tópica
  • Gotas para os ouvidos
  • Nasal, como um spray nasal para tratar problemas na cavidade nasal
  • A inalação (inalação), é feita convertendo a droga em partículas muito pequenas para que possa ser inalada e entrar nos pulmões
A diferença na via de administração do medicamento tem o objetivo de que o medicamento possa funcionar de maneira eficaz e otimizada. É por isso que compreender bem o método de administração de medicamentos pode ajudá-lo a se recuperar mais rápido. Normalmente, o médico explicará o método de administração do medicamento prescrito. Não hesite em perguntar o mais claramente possível para que o medicamento possa funcionar da melhor forma. Se você tiver dificuldade, você também pode usar os recursos conversa de médico por meio do aplicativo SehatQ. Download agora em App Store e Google Play .