No fundo, nenhuma criança merece ser rotulada de tímida, mais do que a corajosa. Na socialização, há crianças que se dão bem facilmente, algumas precisam de observação mais longa. O papel da família neste processo de socialização é muito importante, para dar suporte e assistência. Você não precisa se preocupar se seu filho não conseguir brincar imediatamente quando conhecer estranhos ou estiver em um novo ambiente. Este é um comportamento muito normal. Até os adultos podem sentir isso. Também não há necessidade de comparar seu comportamento com o de outras crianças mais adaptáveis.
O papel da família no processo de socialização
Não é uma ou duas vezes que os pais acham que seu filho está demonstrando um comportamento autodepreciativo quando está em um novo ambiente. Ao passo que quando estão em casa ou perto de pessoas que já são familiares, as crianças podem se socializar muito bem. Isso acontece porque quando estão em um novo ambiente ou interagem com estranhos, as crianças têm mais facilidade de se retrair. Não é uma forma de comportamento infantil hostil, mas algo que acontece naturalmente. Então, qual é o papel da família no processo de socialização dos filhos para torná-lo mais fácil?
1. Dramatização
A representação de papéis pode reduzir a timidez Ao longo desta fase da vida, a criança continuará a entrar em novas situações. Desde o nascimento, crescer e se tornar uma criança, entrar na escola e assim por diante. Isso significa que as crianças precisam saber que as situações continuarão a mudar ao longo de suas vidas. O mesmo acontece com as pessoas que vêm e vão em suas vidas diárias. Para facilitar o processo de socialização, segure
encenação como drama com eles. Este método pode ser feito periodicamente. Os pais ou as famílias podem ser eles próprios, também podem usar bonecos como meio de jogo. Se a criança vai para a escola, desenhe um passe
encenação como está a situação. Começando pela entrada na escola, conhecendo professores, cumprimentando amigos, até o processo de aprendizagem. Fazer
encenação ajudará as crianças a imaginar as novas situações que enfrentarão.
2. Validação de emoções
Quaisquer que sejam as emoções que seu filho demonstra, não hesite em fornecer validação. Transmita que os pais estão bem cientes de que seus filhos se sentem desconfortáveis em um novo ambiente. Adicione também a experiência dos pais quando entraram pela primeira vez na escola ou trabalharam em um novo escritório. Ensine seu filho que é normal ficar tenso ao fazer algo pela primeira vez. Dessa forma, a criança não se sentirá sozinha diante de uma situação completamente nova.
3. Faça isso som
Mesmo desde muito jovem,
som ou dar afirmações pode ser feito pelos pais ou outros membros da família. Quando eles vão enfrentar uma nova situação ou pode fazer com que se sintam desconfortáveis,
som sobre o que ver. Um exemplo simples de quando for assistir a um grande evento familiar, transmita que muitos outros membros da família virão. Mencionar quem vem, o que vai ser feito, existe a possibilidade de que a situação fique mais lotada e assim por diante.
4. Intervenção suficientemente
Incentive as crianças a brincar com os seus pares Para as crianças, às vezes não é fácil conhecer os seus pares. Novamente, cada criança é única. Sem falar que as atividades que fazem são completamente novas. O desafio pode ser ainda maior. O papel da família neste tipo de processo de socialização pode ser realizado com intervenção suficiente. Por exemplo, apresentando o seu filho às crianças da idade deles. Quando começar a ficar confortável, envolva mais a criança. Esse hábito vai deixá-los acostumados com novos amigos.
5. Não se considere tímido
Como a primeira frase deste artigo, nenhuma criança merece ser rotulada de “criança tímida”. Qualquer que seja o seu comportamento mostre que eles não são adaptáveis ou sociáveis, nunca os chame de tímidos. Quanto mais ele ouvir o rótulo de tímido, mais sentirá que há algo errado com ele. Transmita isso também a familiares, professores ou outras pessoas que costumam interagir com crianças. Dê-lhes a compreensão de que seu filho precisa de mais tempo de observação antes de poder se socializar, e isso é normal. Nunca se considere tímido, mesmo que seja apenas uma piada.
6. Venha mais cedo
Quando você tem que participar de atividades sociais, como eventos familiares, aniversários de amigos,
playdates, ou outros eventos, tanto quanto possível, chegar mais cedo. Isso dará à criança tempo para fazer observações do ambiente e das novas pessoas ao seu redor. Compare se a criança chega atrasada a um novo lugar, quando a situação está cheia de estranhos. É claro que eles se sentirão facilmente oprimidos e confusos com a situação.
7. Dê instruções
É natural que as crianças se sintam confusas sobre o que fazer em situações sociais. Eles tinham vivido apenas alguns anos neste mundo e não tinham experiência suficiente ainda. É aí que entra o papel da família no processo de socialização, para fornecer instrução suficiente. Para que a criança não fique sobrecarregada com muitas linhas de instruções, faça uma analogia. Por exemplo, quando o professor conta uma história na frente da classe, a criança precisa ouvir com atenção. Quando um amigo convidar para jogar, ensine também a resposta certa.
8. Seja um bom modelo
O papel da família no processo de socialização subsequente é ser um bom modelo para que a criança possa imitar. Ao socializar na frente de crianças, preste atenção ao seu estilo de fala. Tenha cuidado ao escolher as palavras para que o seu filho possa imitar esta boa forma de socialização que vem de você. Lembre-se de que os filhos podem continuar a imitar o que seus pais fizeram, inclusive na socialização. Se você quer que seu filho seja bom em socializar, seja um bom modelo.
9. Ensina empatia
A obrigação dos membros da família de melhorar as habilidades de socialização das crianças é ensinar empatia. Quando as crianças são ensinadas a ter empatia, elas podem se sentir "conectadas" aos outros e criar relacionamentos positivos. Para iniciar a função de socialização nesta família, você pode ensinar seu filho a ouvir o que as outras pessoas têm a dizer.
10. Ensine as crianças a ousar fazer perguntas
Ensinar os filhos a ousar fazer perguntas é papel da família no processo de educação social. De acordo com o Centro para Desenvolvimento e Aprendizagem, ensinar as crianças a ousar fazer perguntas pode aprimorar suas habilidades sociais. [[Artigo relacionado]]
Notas de SehatQ
Lentamente, mas com segurança, a criança vai se acostumando a situações que lhe são completamente estranhas. O papel da família no processo de socialização é muito importante para construir sua autoconfiança. Se você quiser saber mais sobre o processo de adaptação da criança às situações sociais e como distingui-lo do problema de ansiedade excessiva,
pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em
App Store e Google Play.