3 estágios do processo de formação do ovo, quais são eles?

Como é incrível o corpo feminino, seus óvulos existem muito antes de entrarem na idade produtiva. Curiosamente, o processo de formação do ovo ou oogênese ocorre em vários estágios. Quando esse processo de formação é concluído, o óvulo está pronto para ser fertilizado quando entra no período de ovulação. Para os homens, o processo de formação dos espermatozóides é denominado espermatogênese, mas não muito diferente desse processo, nas mulheres o processo é denominado oogênese. Nesse estágio, a célula-ovo imatura continua a mudar até se tornar uma célula-ovo madura.

Processo de formação de ovo

O processo de formação do ovo ou oogênese ocorre nas glândulas reprodutivas. Nessa glândula, os gametas (células germinativas) são produzidos para a posterior formação do ovo. Vários estágios do processo de formação do ovo são:
  • Fase de duplicação

Durante o desenvolvimento fetal, algumas células do óvulo da mulher são maiores do que outras. Essas células então se dividem (mitose) para produzir milhões de oogônias ou células-tronco do ovo (oogônias).
  • Fase de crescimento

A próxima fase é fase de crescimento ou a fase de crescimento, que é a fase mais longa. Nesse estágio, a célula-ovo se desenvolve em uma célula-ovo maior ou é chamada de oócito primário. O oócito menor se tornará o primeiro corpo polar. O oócito primário tem o mesmo número de cromossomos que o óvulo pai, que é 23 pares de cromossomos e o primeiro corpo polar. Em seguida, o oócito secundário passará por mitose novamente para formar o segundo corpo polar e a oótida. Na puberdade, existem entre 60.000 e 80.000 folículos primários em cada ovo.
  • Fase de maturação

A terceira e última fase é fase de maturação ou a fase de maturação, que é quando a meiose I foi concluída. Nesse estágio, duas células haplóides são formadas no folículo, mas diferem em tamanho. Uma célula filha formará um corpo polar, enquanto as outras células filhas entrarão no estágio de meiose II. Então, o corpo polar formará dois corpos polares quando o oócito secundário estiver no segundo estágio de metáfase da meiose. Assim, pode-se entender que o processo de formação do ovo começa por meiose (divisão que produz 4 gametas) e mitose (divisão que produz 2 células-filhas idênticas). Se após o processo de degeneração ootídea não houver processo de fertilização, o ciclo de formação do ovo se repetirá desde o início. O sinal, o revestimento uterino será liberado e as mulheres terão menstruação.

Hormônios que afetam o processo de formação do ovo

Existem vários hormônios que afetam o processo de formação do ovo. É claro que, em cada pessoa, o processo de formação do ovo pode ocorrer de forma diferente das outras. Alguns dos hormônios que têm efeito são:

1. Hormônio luteinizante (hormônio LH)

O hormônio LH funciona regulando o ciclo menstrual e também a ovulação no corpo feminino. Além disso, o hormônio LH também estimula a liberação de óvulos.

2. Hormônio Folículo Estimulante (hormônio FSH)

Além do hormônio LH, o hormônio FSH também é conhecido como um hormônio importante para a reprodução. Quando o óvulo está pronto para ser fertilizado, o hormônio FSH serve para estimular a ovulação.

3. Hormônio estrogênio

Os hormônios são importantes para ajudar no desenvolvimento reprodutivo

4. Hormônio progesterona

Hormônios que podem engrossar a parede uterina para que um ovo possa se desenvolver [[artigos relacionados]]

Estágios após oogênese

A fase que ocorre após o processo de formação do ovo é a ovulação. Normalmente, a ovulação ocorre cerca de 12 dias após o primeiro dia da menstruação. No entanto, o intervalo de dias pode ser diferente para cada mulher. O ciclo menstrual médio é de 28 dias. Essas fases incluem:
  • Fase folicular

Esta fase começa no primeiro dia da menstruação. Durante esta fase, hormônios como FSH e LH serão liberados e estimulam o crescimento de cerca de 15-20 ovos em suas cascas.
  • Ovulação

A fase em que as mulheres estão mais férteis dura de 28 a 48 horas. O óvulo maduro se move em direção à trompa de Falópio e, nesta fase, a fertilização pode ocorrer quando o espermatozóide encontra o óvulo.
  • Fase lútea

A terceira fase é uma condição em que o óvulo maduro não é fertilizado, de forma que a produção de hormônios é interrompida. Então, o ovo vai se dissolver lentamente em 24 horas. Da mesma forma, o revestimento do útero também se desprenderá para que ocorra a menstruação. Durante a menopausa, O sistema reprodutivo feminino gradualmente para de produzir os hormônios necessários para o ciclo reprodutivo. Nesta fase, o ciclo menstrual pode tornar-se irregular antes de finalmente parar.