A dopamina é um composto de felicidade, como aumentar seus níveis no corpo?

O hormônio da felicidade consiste em vários tipos, um dos quais é a dopamina. Os níveis de dopamina podem ser aumentados naturalmente. Este artigo discutirá o que é o hormônio dopamina, os riscos se seus níveis forem baixos e como aumentar a dopamina naturalmente.

O que é dopamina?

A dopamina é um composto químico (neurotransmissor) e hormônio do corpo associado a sensações de felicidade e prazer. Como neurotransmissor, a dopamina é responsável por transmitir mensagens entre as células nervosas. Juntamente com a serotonina, endorfinas e oxitocina, a dopamina é conhecida como hormônios felizes ou o hormônio da felicidade, porque afeta o prazer que sentimos. O papel da dopamina não está relacionado apenas à felicidade. Quando a dopamina é liberada no cérebro, ela cria sensações de alerta e vigília. Algumas das funções desempenhadas por este neurotransmissor são:
  • Como o cérebro aprende as coisas
  • Auto-motivação
  • Frequência cardíaca
  • Função dos vasos sanguíneos e fluxo sanguíneo
  • Função renal
  • Processo de amamentação
  • Ciclo do sono
  • Humor
  • Controle de náuseas e vômitos
  • Processo de dor
  • movimento corporal

Perigos quando os níveis de dopamina estão desequilibrados

Dopamina em quantidade insuficiente ou em excesso pode ser prejudicial ao corpo e está associada a uma variedade de condições médicas e mentais. Se for insuficiente, alguns sintomas surgem, a saber:
  • É difícil acordar
  • Difícil de se concentrar
  • Falta de motivação
  • Difícil de mover
Enquanto isso, se os níveis forem excessivos, uma pessoa apresentará vários sinais, tais como:
  • Muito feliz (mania)
  • Alucinações (ver ou ouvir coisas que realmente não existem)
  • Delírios (acreditar em algo que não é real)

Dopamina e transtornos mentais

Alguns transtornos mentais também foram associados a problemas com os níveis de dopamina. Esses transtornos mentais, a saber:

1. Esquizofrenia

A dopamina está associada a alucinações e delírios, dois marcadores de esquizofrenia. Alucinações e delírios podem resultar de uma liberação muito alta de dopamina em certas partes do cérebro.

2. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade ou TDAH é um transtorno em crianças que afeta a maneira como elas focalizam a atenção e é caracterizado por uma falta de autocontrole. Vários estudos descobriram que o TDAH pode ocorrer devido à falta de dopamina no corpo da criança.

3. Depressão

A depressão é talvez o transtorno mental mais conhecido. Alguns dos sintomas que surgem quando alguém está deprimido são sentimento de que ninguém se importa, tristeza constante, perda de motivação e perda de interesse por tudo. Os especialistas acreditam que os sintomas da depressão estão relacionados à disfunção do sistema dopaminérgico. Essa disfunção também pode ser afetada por estresse, dor ou trauma de eventos anteriores.

Como aumentar a dopamina naturalmente

Geralmente, os níveis de dopamina são bem regulados no sistema nervoso. No entanto, algumas pessoas podem ter deficiência deste composto. Esqueça as drogas perigosas. Existem várias maneiras de aumentar os níveis de dopamina no corpo, como:

1. Consumo de alimentos ricos em proteínas

A proteína consiste em vários aminoácidos. Um deles é a tirosina, um aminoácido importante na produção da dopamina. A tirosina também pode ser feita a partir de outros aminoácidos, nomeadamente fenilalanina. Tanto a tirosina quanto a fenilalanina são encontradas em alimentos ricos em proteínas, como ovos, carne, produtos de soja, incluindo tempeh e laticínios.

2. Reduza a gordura saturada

Estudos em animais revelaram que o consumo excessivo de gordura saturada pode interferir na entrega de sinais de dopamina no cérebro. Algumas fontes de gordura saturada que você deve limitar incluem manteiga, óleo de coco, óleo de palma e leite com alto teor de gordura.

3. Atenda à necessidade de luz solar

A falta de luz solar tem sido associada à diminuição dos neurotransmissores da felicidade, incluindo a dopamina. Você pode tomar sol das 22h às 14h, por 15-30 minutos, para atender às necessidades desse sol.

4. Consumo de fontes alimentares de probióticos

Vários tipos de bactérias boas no intestino desempenham um papel na produção de dopamina. No intestino, também existem muitas células nervosas que produzem neurotransmissores, incluindo a dopamina. Algumas fontes de vitaminas são tempeh, kimchi, iogurte e kombucha.

5. Durma o suficiente

O sono adequado à noite, que dura cerca de 7 a 9 horas para adultos, ajuda a manter os níveis de dopamina em equilíbrio. A falta de sono também reduz a sensibilidade da dopamina no cérebro, deixando você mais sonolento. Além das 5 dicas acima, também é recomendável fazer exercícios, meditar e ouvir música regularmente. Essas atividades também têm efeito no aumento dos níveis de dopamina.

6. Exercício

A próxima maneira de aumentar o hormônio dopamina é fazendo exercícios. Além de melhorar a saúde geral, os exercícios também podem aumentar os níveis de dopamina em nosso corpo. Em um estudo de três meses, os participantes que fizeram ioga por uma hora durante seis dias experimentaram um aumento significativo no hormônio dopamina em seu corpo.

7. Medite

A meditação é uma técnica usada para acalmar a mente. Esta atividade pode ser realizada em pé, sentado e até mesmo caminhando. Um estudo divulgado na revista. Pesquisa Cognitiva do Cérebro comprovado, os oito participantes que eram professores de meditação experimentaram um aumento de 64% no hormônio dopamina em seus corpos depois de meditar por uma hora.

8. Evite o estresse

O estresse é o gatilho para muitas condições médicas. Não só isso, o estresse também pode causar uma diminuição no nível do hormônio dopamina em nosso corpo. Portanto, para aumentar os níveis do hormônio dopamina no corpo, você precisa superar o estresse em sua mente. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

A dopamina é um composto cerebral importante para controlar humor. Você pode fazer os métodos acima para aumentar a produção de dopamina, bem como melhorar o humor geral.