Conheça 6 tipos de cirurgia de mioma que podem curar você de forma eficaz

Se os miomas uterinos não mostrarem sintomas significativos, você não precisa de tratamento. No entanto, se você sentir que os sintomas de miomas uterinos são muito perturbadores, você deve procurar tratamento imediatamente. Isso ocorre porque os miomas uterinos podem causar sangramento intenso e fortes dores abdominais.

Tratamento de mioma uterino

O tratamento do mioma uterino pode ser feito de várias maneiras. Depende da gravidade dos seus sintomas. Além disso, a localização dos miomas uterinos e os planos de parto futuros também podem influenciar as decisões na realização do tratamento. Os medicamentos são usados ​​para ajudar a tratar miomas uterinos leves. Enquanto isso, a cirurgia é realizada para tratar sintomas moderados ou graves de miomas uterinos. Se você tiver sintomas moderados ou graves, a cirurgia pode ser a primeira escolha no tratamento de miomas uterinos.

Tipos de cirurgia de mioma

Existem seis tipos de operações para tratar miomas uterinos, a saber, ablação endometrial, miólise, embolização da artéria uterina, miomectomia, histerectomia e cirurgia de ultrassom.

1. Ablação endometrial

A cirurgia de ablação endometrial é realizada se os miomas uterinos forem pequenos, mas os sintomas forem muito graves. A ablação endometrial não é realizada através do abdômen, mas através da vagina. Esta cirurgia visa remover ou destruir o revestimento uterino, se os miomas uterinos estiverem próximos à superfície interna do útero. A ablação endometrial pode ser realizada de várias maneiras, incluindo laser, corrente elétrica, calor e congelamento. Após a operação, o sangramento torna-se mais leve, até mesmo inexistente. A ablação endometrial pode ser uma alternativa eficaz para algumas mulheres. Além disso, a recuperação após essa operação geralmente é bastante rápida.

2. Miólise

Pequenos miomas uterinos podem ser tratados com esta cirurgia. O médico cortará o suprimento de sangue para os miomas uterinos, até que eles encolham e morram, por meio de energia de radiofrequência, aquecimento ou congelamento. É possível que a miólise cause infecção no útero ou cicatrizes, o que pode afetar sua fertilidade. Portanto, se você estiver planejando uma gravidez no futuro, deve discutir o assunto com seu médico.

3. Embolização das artérias uterinas

Se os miomas uterinos causarem sintomas de sangramento ou dor intensa, seu médico pode recomendar esta cirurgia. A embolização da artéria uterina visa reduzir os miomas uterinos e aliviar os sintomas em até 90%. O médico não fará o corte como no caso da miólise, mas inserirá um tubo fino na artéria uterina. Em seguida, o médico injetará uma substância que pode interromper o suprimento de sangue aos miomas uterinos. Depois de passar por essa cirurgia, muitas mulheres sentem cólicas. Além disso, às vezes os miomas uterinos ainda podem voltar a crescer.

4. Miomectomia

A cirurgia de miomectomia é realizada para remover miomas uterinos, deixando tecido uterino saudável para trás. Os médicos irão recomendar esta cirurgia, se você estiver planejando uma gravidez no futuro. A miomectomia é realizada com base no tamanho, número e localização dos miomas uterinos. Existem 3 opções na realização de miomectomia, a saber:
  • Abdominal: se seus miomas uterinos forem muito grandes, numerosos ou localizados profundamente, esta operação é necessária. O médico fará um corte na parte inferior do abdômen para remover miomas uterinos.
  • Histeroscopia: este procedimento é realizado para remover miomas uterinos localizados no útero. O médico usará um histeroscópio para ver o mioma uterino.
  • Laparoscopia: neste procedimento, o médico fará uma pequena incisão e, em seguida, inserirá um instrumento para remover os miomas uterinos.

5. Histerectomia

Esta cirurgia é realizada removendo parte ou todo o útero, para miomas uterinos muito grandes ou sangramento intenso. Uma histerectomia total pode impedir o retorno de miomas uterinos. Esta cirurgia diminuirá sua capacidade de engravidar.

6. Cirurgia ultrassom com ressonância magnética

Uma ressonância magnética é feita para encontrar miomas uterinos. Além disso, ondas de ultrassom de alta energia foram enviadas para reduzir os miomas uterinos. Este procedimento tem como objetivo reduzir o tamanho dos miomas uterinos.

O perigo de mioma se não for operado

A remoção cirúrgica deve ser feita imediatamente se o mioma que você tem for grande o suficiente para mudar a forma do útero ou se tornar maligno. Isso precisa ser feito porque os efeitos podem causar infertilidade, aborto e dor insuportável se deixada sozinha, mesmo depois de você ter entrado na menopausa.

Todos os miomas precisam ser operados?

Se os miomas em seu útero não causam nenhum sintoma e tendem a ser pequenos, seu médico geralmente não recomendará a remoção cirúrgica dos miomas. Mas mesmo se você achar que seus miomas não são grandes, é uma boa ideia consultar seu médico regularmente para monitorar o desenvolvimento de miomas em seu corpo. Para miomas maiores e que causam sintomas, os médicos geralmente prescrevem vários tipos de medicamentos que podem ser usados ​​para ajudar a reduzir as queixas. Os médicos geralmente consideram a cirurgia se todos os tipos de medicamentos administrados não fornecerem nenhuma alteração ou suprimirem o crescimento do mioma e fizerem com que você tenha sangramento intenso que causa anemia.

Quando os miomas devem ser operados?

Mioma é um tumor benigno do útero. Apenas 1 a 3% dos miomas podem se transformar em tumores malignos. O tamanho do mioma que deve ser operado são os miomas maiores que 9-10 cm devido ao risco de se tornarem malignos, especialmente se você for uma mulher com mais de 45 anos. Você também pode considerar fazer uma cirurgia de mioma se os seguintes sintomas ocorrerem:
  • Urinando com mais frequência
  • Sangramento menstrual excessivo
  • Dificuldade em esvaziar a bexiga ou não urinar corretamente
  • Há pressão e dor na parte inferior do abdômen
  • Sangramento entre os ciclos menstruais
Antes de realizar a cirurgia de mioma, o médico pedirá sua aprovação quanto ao tipo de cirurgia a ser realizada. Compreenda o máximo possível de informações do médico sobre os benefícios, as etapas do procedimento e os riscos de complicações da cirurgia de mioma recomendada, até que você compreenda totalmente este procedimento médico.

Coisas a considerar após a cirurgia de mioma uterino

Após a cirurgia de miomectomia, a maioria das mulheres apresenta alguns sinais e sintomas preocupantes, como sangramento menstrual excessivo e dor e pressão pélvica. Depois de fazer uma miomectomia, é aconselhável esperar de três a seis meses para tentar planejar uma gravidez para que seu útero tenha tempo de cicatrizar primeiro. Geralmente, as mulheres que realizaram esta ação terão um período fértil para retornar à gravidez em aproximadamente um ano.