A combinação de Ranitidina e Omeprazol é necessária para tratar esta doença

Os médicos podem prescrever uma combinação de ranitidina e omeprazol para que o ácido estomacal e os sintomas sejam sentidos pelos pacientes doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) diminuiu imediatamente. Aparentemente, às vezes é inevitável tomar vários tipos de medicamentos ao mesmo tempo, para que sua doença se recupere rapidamente. Embora ambos tenham como objetivo aliviar o ácido gástrico, a ranitidina e o omeprazol têm sua própria maneira de agir. Omeprazol atua bloqueando a bomba produtora de ácido gástrico. Enquanto isso, a ranitidina inibe a produção de uma substância química chamada histamina, que ativa a bomba de ácido gástrico.

Quando os médicos prescrevem uma combinação de ranitidina e omeporazol?

Tanto a ranitidina quanto o omeprazol estão disponíveis na forma genérica e sem receita médica. No entanto, você ainda é aconselhado a consumi-lo com base na recomendação de um médico, especialmente se estiver grávida, amamentando ou fazendo outros tratamentos médicos. A combinação de ranitidina e omeporazol é geralmente administrada a pacientes com DRGE. Também conhecida como úlcera péptica, a DRGE é uma doença que ocorre quando o ácido do estômago sobe para o esôfago, o tubo que conecta o estômago e a boca. A DRGE é geralmente caracterizada por vários sintomas característicos, como:
  • Sensação de queimação na região do peito (azia) que pode piorar à noite ou depois de comer
  • Dor ao redor do peito
  • Dificuldade em engolir
  • Regurgitação ou aumento de comida ou bebida de forma que provoque um gosto amargo na boca
  • Um nó na garganta
À noite, você também pode sentir sintomas adicionais, como tosse crônica, laringite, falta de ar (especialmente se você tiver asma) e dificuldade para dormir. Esses sintomas podem ser leves, mas também podem ser graves, dependendo de sua condição e histórico médico. [[Artigo relacionado]]

A eficácia da combinação de ranitidina e omeporazol

A combinação de ranitidina e omeprazol é eficaz para DRGE. A combinação de ranitidina e omeprazol em si é comumente administrada a pacientes com DRGE. Pesquisa na Universidade de Teerã mostra que a administração de uma combinação de medicamentos contendo ranitidina e omeprazol é mais eficaz no tratamento da DRGE em crianças do que o uso de cada medicamento isoladamente. Os médicos também podem dar uma combinação dessas drogas para aliviar a DRGE grave em pacientes adultos. A posologia e o uso desse medicamento devem ser baseados na recomendação do médico. Porque, a dose errada tornará a droga ineficaz para aliviar o ácido estomacal. Além disso, você deve dar um intervalo de 30 minutos entre os medicamentos, se quiser tomar outros medicamentos, para que cada um possa ter uma boa eficácia. Os médicos geralmente não recomendam dar uma combinação de ranitidina e omeprazol para aliviar úlceras gástricas (úlceras), que também causam dor de estômago. Nesse caso, o tratamento se concentrará na cicatrização da própria ferida gástrica. Por exemplo, o médico dará omeprazol mais antibióticos para aliviar feridas causadas pela infecção por Helicobacter pylori.

Mecanismo de ação da combinação de drogas ranitidina e omeprazol

O refluxo ácido é uma doença comum e com frequência recorrente. Sabe-se que o aparecimento de úlceras ou feridas no estômago ocorre devido ao excesso de produção de ácido estomacal. Omeprazol é um medicamento Inibidor da bomba de prótons (PPI) que atua especificamente inibindo microtúbulos de células parietais secretoras e vesículas tubulares no citoplasma - inibindo a atividade de H-K-ATPase. Assim, ele inibe a última etapa da secreção de ácido gástrico. Enquanto isso, a ranitidina é um antagonista seletivo do receptor H2. Portanto, a ranitidina atua inibindo a secreção de ácido gástrico e pepsina - com efeitos duradouros. Portanto, a combinação desses dois medicamentos é freqüentemente administrada por causa de seus efeitos imediatos (omeprazol) e de longo prazo (ranitidina).

Efeitos colaterais de tomar a combinação de drogas ranitidina e omeporazol

A combinação de ranitidina e omeprazol é segura, recomendam os médicos. No entanto, também é possível que haja efeitos colaterais de cada medicamento. Os efeitos colaterais do omeprazol incluem:
  • Diarréia
  • Nausea e vomito
  • Tontura e dor de cabeça
  • Manchas vermelhas na pele
Embora raro, o omeprazol também pode causar efeitos colaterais, como batimento cardíaco irregular, nervosismo, dor ou fraqueza muscular e cãibras nas pernas. Enquanto isso, o uso prolongado de omeprazol (mais de 1 ano consecutivo) também pode causar efeitos colaterais, que vão desde osteoporose a ataques cardíacos. Por outro lado, os efeitos colaterais da droga ranitidina são:
  • Constipação ou diarreia
  • Fadiga e dores musculares
  • Nausea e vomito
  • Tonto
  • Insônia
A Food and Drug Supervisory Agency (BPOM) instruiu os fabricantes de medicamentos contendo ranitidina a retirarem seus produtos do mercado. Porque teme-se que esta droga tenha sido contaminada N-Nitrosodimetilamina que, quando usado em excesso, causa um efeito cancerígeno, também conhecido como câncer. No entanto, a BPOM finalmente declarou que os produtos de ranitidina podem circular na Indonésia, desde que o conteúdo de N-nitrosodimetilamina neles não exceda o limite seguro. Este medicamento pode ser tomado até 96 ng por dia. Existem 37 marcas que o BPOM afirma serem seguras e podem ser recirculadas. Você pode ver uma lista de medicamentos seguros para ranitidina no site oficial do BPOM.