5 causas de aftas nas gengivas e como evitá-las

As aftas podem aparecer em qualquer área da cavidade oral, incluindo as gengivas. As aftas nas gengivas são caracterizadas pelo aparecimento de feridas ovais ou redondas, brancas ou amarelas, com bordas avermelhadas. As aftas nas gengivas costumam causar dor ou incômodo, especialmente quando você está comendo, bebendo ou falando. Então, o que causa aftas nas gengivas e como evitá-las?

Reconhecer as causas das aftas nas gengivas

A estomatite aftosa ou aftas são pequenas feridas brancas na boca que aparecem em qualquer parte da boca. Começando nas gengivas, lábios, céu da boca, o interior das bochechas, língua, até a garganta. Essa condição pode causar dor e até mesmo dificultar a alimentação ou a fala. Existem várias coisas que podem causar ou aumentar o risco de aftas nas gengivas, a saber:

1. Ferida

Uma das causas de lesão ou lesão na gengiva e na cavidade oral pode causar o aparecimento de aftas nas gengivas. Sim, as gengivas e outras cavidades orais são as áreas mais macias e sensíveis, tornando-as propensas a lesões ou lesões. Lesões nas gengivas e cavidade oral podem ocorrer quando você escova os dentes com muita força ou com pressa, um efeito colateral do uso de aparelho ortodôntico ou dentadura, um impacto na boca durante a prática de esportes ou um acidente.

2. Irritação

A causa das aftas nas gengivas e na próxima área da cavidade oral é a irritação. A irritação pode ocorrer quando você ingere certos tipos de alimentos, como chocolate, ovos, nozes ou queijo, bem como alimentos azedos, salgados e picantes. Além disso, para aqueles que são sensíveis ao uso de produtos de limpeza para os dentes e a boca, incluindo creme dental e enxaguatório contendo lauril sulfato de sódio (SLS), isso pode aumentar o risco de causar aftas nas gengivas.

3. Falta de nutrição

Falta de nutrientes, como vitamina B12, zinco, ferro e ácido fólico podem ser a causa de aftas nas gengivas e em outras áreas da cavidade oral. Portanto, é muito importante atender à ingestão de nutrientes nutritivos para que o sistema imunológico do organismo permaneça saudável de forma a evitar o risco do aparecimento de aftas na gengiva.

4. Infecção bacteriana

As infecções bacterianas também podem ser a causa de aftas nas gengivas. Uma das bactérias que podem aumentar o risco de aftas nas gengivas é: Helicobacter pylori, que é um tipo de bactéria que pode causar uma infecção no estômago, também conhecida como úlcera gástrica. Às vezes, essas bactérias podem ser transportadas para a boca e fazer com que ela cresça mais rápido e inflama, causando aftas nas gengivas.

5. Certas doenças

As aftas nas gengivas e outras áreas da boca que costumam aparecer, são grandes ou podem não desaparecer também podem ser causadas por certas doenças. Por exemplo, lúpus, doença celíaca, doença de Crohn, doença de Behçet e doenças que atacam o sistema imunológico. Além das cinco coisas mencionadas acima, as causas das aftas nas gengivas também podem ser causadas por estresse, exposição a certos produtos químicos, hereditariedade ou efeitos colaterais do tratamento (como quimioterapia ou radiação).

Como tratar aftas nas gengivas que são eficazes

Assim como as aftas em outras áreas da cavidade oral, as aftas nas gengivas geralmente podem cicatrizar por conta própria em alguns dias a cerca de 1 a 2 semanas. Embora não seja perigoso, a dor e a dor costumam ser dolorosas. Como resultado, você fica desconfortável ao comer ou falar. Para reduzir a dor e acelerar a cicatrização de aftas nas gengivas, você pode usar analgésicos, enxaguatórios bucais ou medicamentos tópicos (pomadas) que podem ser obtidos sem receita ou com receita médica. Os analgésicos, por exemplo, atuam no alívio da dor e da inflamação causadas por aftas nas gengivas. Enquanto isso, a escolha da pomada para tratar a inflamação causada por aftas nas gengivas é aquela que contém dexametasona ou lidocaína. Você também pode tratar as aftas nas gengivas naturalmente fazendo gargarejos com água salgada. Gargarejo com água salgada pode ajudar a aliviar a dor e feridas causadas por aftas nas gengivas. Além disso, este remédio natural também é capaz de acelerar o processo de cicatrização de aftas. Você simplesmente dissolve 1 colher de chá de sal em um copo de água morna. Em seguida, enxágue com esta solução por 15-30 segundos e, em seguida, descarte a água usada para enxaguar a boca. Faça esta etapa 2-3 vezes ao dia. Além do sal, você também pode usar uma solução de bicarbonato de sódio como ingrediente natural para tratar aftas nas gengivas.

Como prevenir aftas nas gengivas?

Para prevenir aftas nas gengivas, há várias coisas que você deve fazer, a saber:
  • Manter as gengivas e outras áreas da boca limpas. Por exemplo, escovando os dentes adequadamente todos os dias regularmente, tanto depois de comer como antes de ir para a cama, e usando fio dental uma vez por dia para limpar restos de comida que ainda possam estar presos entre os dentes.
  • Escovar os dentes corretamente, não com muita força ou sem pressa. Você pode usar uma escova de cerdas macias para evitar irritações nas gengivas e na área da boca. Além disso, evite usar cremes dentais e enxaguatórios bucais que contenham lauril sulfato de sódio.
  • Satisfaça a ingestão nutricional do corpo comendo alimentos saudáveis ​​e nutritivos, como os de vegetais, frutas e grãos inteiros.
  • Preste atenção na comida que você come. Certifique-se de limitar certos tipos de alimentos que podem irritar as gengivas e outras áreas da cavidade oral. Por exemplo, nozes, batatas fritas, alimentos salgados e condimentados e frutas ácidas (como abacaxis, laranjas, limões, morangos).
  • Para aqueles que usam aparelho ortodôntico, você pode prevenir aftas nas gengivas e outras áreas da cavidade oral,cera dentes ou cera. Esta cera serve para revestir o aparelho dentário afiado de forma a não lesionar a cavidade oral. Certifique-se de consultar um dentista antes de decidir usar ceradente.
[[artigo relacionado]] Sapinho nas gengivas geralmente não é uma condição perigosa e vai embora por conta própria. Porém, se o sapinho na gengiva não passar, for muito grande, continuar aparecendo, acompanhado de outras queixas (como febre), deve-se consultar imediatamente o dentista para obter o tratamento adequado de acordo com o seu quadro.