A vasodilatação é a causa da hipotensão, realmente?

Você já ouviu o termo vasodilatação? A vasodilatação é o alargamento dos vasos sanguíneos do corpo devido ao relaxamento dos músculos lisos nas principais artérias e veias. Essa condição é desencadeada por baixos níveis de oxigênio ou um aumento na temperatura corporal. A vasodilatação também ocorre naturalmente para aumentar o fluxo sanguíneo e o fornecimento de oxigênio aos tecidos do corpo que dele necessitam. Embora em certas circunstâncias possa ter um efeito positivo, essa condição também pode ser um problema de saúde.

Causas de vasodilatação

Existem muitas causas possíveis para a vasodilatação. Alguns deles são:
  • Álcool

Um dos efeitos diretos do consumo de bebidas alcoólicas é a vasodilatação. O consumo de álcool causa a dilatação dos vasos sanguíneos, fazendo com que você sinta calor, sue ou fique com a pele vermelha.
  • Esporte

Quando você se exercita, as células musculares consomem mais energia, levando à diminuição dos nutrientes e ao aumento das moléculas, como o dióxido de carbono. Músculos que requerem mais nutrientes e oxigênio também estimulam a vasodilatação.
  • Inflamação

A inflamação pode resultar de ferimentos, doenças ou certas condições. A vasodilatação também ocorre durante o processo inflamatório para aumentar o fluxo sanguíneo para a área afetada. Essa condição causa a sensação de queimação e vermelhidão da inflamação.
  • Temperatura

O corpo possui termorreceptores que podem detectar mudanças na temperatura ambiente. Quando os termorreceptores captam uma quantidade maior de calor do que de frio, ocorre vasodilatação. Essa condição direciona um maior fluxo sanguíneo para a pele para aliviar a sensação de calor excessivo que você sente.
  • Substâncias vasodilatadoras produzidas pelo corpo

O corpo produz muitas substâncias que podem causar vasodilatação, como óxido nítrico ou dióxido de carbono, bem como os hormônios acetilcolina, prostaglandinas e histamina.
  • Drogas vasodilatadoras

Os medicamentos vasodilatadores podem causar a dilatação dos vasos sanguíneos, o que atua diretamente no músculo liso vascular ou no sistema nervoso autônomo. [[Artigo relacionado]]

Efeito positivo da vasodilatação

A exposição prolongada a altas temperaturas pode causar fadiga e insolação . A vasodilatação ajuda a manter a temperatura corporal em um nível normal. Além disso, às vezes os médicos usam a vasodilatação como tratamento para hipertensão e outras condições relacionadas, como hipertensão pulmonar, pré-eclâmpsia e insuficiência cardíaca, porque tem o efeito de reduzir a pressão arterial dentro das paredes dos vasos sanguíneos. O aumento do fluxo sanguíneo devido à vasodilatação também permite o fornecimento de células imunológicas necessárias para defesa e reparo de tecidos corporais danificados. Além disso, a vasodilatação pode aumentar o efeito dos medicamentos ou da radioterapia, ao estimular a administração de medicamentos ou oxigênio ao tecido alvo do tratamento.

Problemas de saúde associados à vasodilatação

Naturalmente, o processo de vasodilatação provoca uma diminuição da pressão arterial. Isso é causado pela dilatação dos vasos sanguíneos que causa aumento do fluxo sanguíneo, reduzindo assim a pressão nas paredes dos vasos sanguíneos. Você também está mais sujeito a pressão arterial baixa (hipotensão). Para algumas pessoas, a hipotensão não causa problemas. No entanto, para outros, pode causar sintomas, como:
  • Tonto
  • Fraco
  • Visão embaçada
  • Confusão
  • Enjoativo
  • Desmaiar.
Em casos graves, a hipotensão pode ser fatal. Certos medicamentos usados ​​para tratar a hipertensão também podem causar hipotensão. Por outro lado, as pessoas que sofrem de doenças crônicas ou condições nas quais seu sistema imunológico ataca células saudáveis ​​do corpo, como artrite reumatóide, lúpus e SII, tendem a apresentar disfunção vasodilatadora. Isso pode levar a problemas cardiovasculares perigosos. Pessoas que têm problemas de saúde devido à vasodilatação precisam de medicamentos vasoconstritores. Em pessoas com hipotensão, esses medicamentos podem ajudar a aumentar a pressão arterial. Enquanto isso, para pessoas com doenças inflamatórias crônicas, os vasoconstritores podem reduzir a inflamação, restringindo o fluxo sanguíneo para certas células e tecidos do corpo. Não hesite em consultar um médico sobre o problema da vasodilatação para obter o tratamento adequado.