A função da tíbia, também conhecida como tíbia, que trabalha para apoiar o corpo

Do total de 206 vértebras na anatomia óssea, apenas algumas são consideradas ossos longos. Um deles é a tíbia ou tíbia. A função da tíbia como sistema de movimento humano em si é bastante significativa. Este osso é um dos ossos de apoio quando você se move, desde andar, chutar ou correr.

A função da tíbia no corpo

A tíbia, também conhecida como tíbia, é um dos ossos longos localizado mais centralmente do que a fíbula ou o osso da panturrilha. A tíbia é o segundo maior osso da anatomia humana, depois do fêmur ou osso da coxa. Além disso, aqui estão as funções da tíbia para o corpo.

1. Suporta peso

Seu tamanho grande e robusto faz com que a tíbia tenha a função de suportar o peso corporal e corporal.

2. Conecte os joelhos e tornozelos

A tíbia, junto com a panturrilha (fíbula), é responsável por conectar o joelho ao tornozelo. Em seguida, forme uma articulação, que permita que nossos pés se movam livremente.

3. Manter o equilíbrio corporal

A articulação do tornozelo é móvel. Portanto, essas articulações precisam de equilíbrio para reduzir o risco de lesões. O guardião desse equilíbrio é a canela.

4. Suporta vários músculos das pernas

Alguns dos principais músculos responsáveis ​​pelo movimento dos pés e da planta dos pés estão ligados à tíbia. Esses músculos permitem que você fique de pé, ande, corra e pule.

5. Produção de glóbulos vermelhos

Todos os ossos longos, incluindo a tíbia, possuem uma pequena cavidade no meio que abriga a medula óssea. Nesta canela, a maior parte é medula óssea vermelha. Ele atua na formação de células vermelhas do sangue. Então, com a idade, a medula óssea vermelha será substituída por medula óssea amarela, que é composta principalmente de gordura.

Anatomia da canela

Anatomia da tíbia ou tíbia Citando a Verywell Health, a tíbia ou tíbia é o principal osso longo da perna. Em geral, a canela pode ser dividida em três partes, a saber: proximal (limite superior), corpo e distal (limite inferior).

1. Parte proximal

A parte proximal, ou borda superior da tíbia, é conhecida como platô tibial. Porque, esta seção é diretamente adjacente ao joelho, que está acima da canela. A cabeça da tíbia tem duas partes planas ligeiramente alargadas, o côndilo. O côndilo que fica do lado de dentro (próximo à linha média do corpo) é chamado de côndilo médio. Enquanto isso, o outro está do lado de fora (longe da linha média do corpo), ou seja, o côndilo lateral. Esses dois côndilos se conectam com parte do osso da coxa ou do fêmur e formam a articulação do joelho.

2. Partes do corpo

O corpo da tíbia não é redondo como um tubo. Esta seção tem a forma de um prisma com três superfícies, a saber: parte medial

A parte voltada para fora só é protegida por uma pequena quantidade de gordura. Esta é a parte que você sente quando sente sua canela. Parte lateral

É mais periférico do que medial e é rodeado pelos músculos das pernas. parte posterior

Ele está localizado atrás, de frente para o osso da panturrilha.

3. Parte distal

Na parte inferior do osso da tíbia, ele está localizado acima da face medial do tálus. A parte distal da canela também é ligeiramente alargada e tem uma proeminência óssea medialmente (mais perto da linha média do corpo). Esta seção é chamada de maléolo medial. A protuberância então se funde com o osso do tornozelo e forma a articulação do tornozelo.

Distúrbios que podem ocorrer na tíbia

A tíbia é um dos ossos mais proeminentes, por isso é muito fácil se machucar. A seguir estão alguns distúrbios que costumam atacar a tíbia e dos quais você precisa estar ciente.

1. Ossos quebrados

As fraturas são as lesões mais comuns da tíbia. A posição dos ossos que tendem a ficar para fora faz com que seja o primeiro osso com risco de lesão. Por exemplo, quando caímos, batemos em uma mesa ou sofremos um acidente. Quando a tíbia é rompida, ocorrem vários sintomas, incluindo dor, inchaço e uma mudança na forma ou na posição.

2. Osteoporose

A osteoporose é uma condição de perda óssea que pode afetar todos os ossos do corpo, incluindo a função da canela ou da tíbia. Os ossos que passam por essa condição se tornam frágeis e quebram facilmente. Isso ocorre porque os ossos não possuem o conteúdo mineral necessário.

3. Doença óssea de Paget

A doença de Paget é o distúrbio ósseo mais comum após a osteoporose. Em pessoas com essa condição, o tecido ósseo antigo não é substituído por tecido novo. Isso faz com que os ossos fiquem deformados e quebradiços, fazendo com que se quebrem facilmente.

4. Torção tibial

A torção tibial é uma condição em que a tíbia gira em uma direção inadequada. Esta disfunção das canelas pode ocorrer devido a erros de desenvolvimento ainda no útero. Geralmente, isso faz com que o dedão do pé aponte para dentro, de modo que os polegares esquerdo e direito fiquem de frente um para o outro. Esta condição também é comumente referida como dedo de pombo. Além dos quatro distúrbios mencionados acima, existem vários outros distúrbios da canela dos quais você precisa estar ciente. Dada a importância da função da tíbia, você certamente precisa tomar medidas ou como manter a saúde óssea adequada. Quer saber mais sobre a função da tíbia ou tíbia? Pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora na App store e no Google Play.