Sobre produtos lácteos: tipos, benefícios e riscos

Os produtos lácteos são leite e alimentos e bebidas feitos de produtos lácteos que ainda contêm cálcio. Exemplos de produtos lácteos são leite fresco, queijo, iogurte e creme.

Essa ingestão é considerada saudável porque pode ajudar a atender às necessidades de cálcio e proteína. Mas, por trás disso, existem vários riscos que podem surgir ao consumir esses produtos.

Tipos de laticínios

Leite e queijo são exemplos de produtos lácteos. Muitos alimentos e bebidas são considerados produtos lácteos, como:
  • Leite
  • Creme
  • Queijo
  • Sorvete
  • Pudim
  • Iogurte
A manteiga também é feita de leite, mas não é um produto lácteo porque geralmente não contém cálcio e contém apenas gordura.

Benefícios dos produtos lácteos

Produtos lácteos são bons para os ossos O consumo de produtos lácteos pode trazer vários benefícios para o corpo, tais como:

1. Bom para ossos

Os produtos lácteos são a ingestão certa para manter a saúde óssea. Não apenas por causa do papel do cálcio, o leite também contém vitamina D e proteínas, que são importantes para os ossos. O cálcio no leite também é mais facilmente absorvido pelo corpo em comparação com o cálcio de outras fontes.

2. Ajuda a estabilizar a pressão arterial

O leite e outros laticínios também contêm potássio, que desempenha um papel importante na estabilização da pressão arterial. Este conteúdo mineral também pode reduzir a pilha de gordura saturada no corpo.

3. Digestão saudável

Os laticínios fermentados, como o iogurte, contêm probióticos que são bons para a saúde do trato digestivo. O consumo de probióticos suficientes aumentará o número de bactérias boas no intestino, resultando em um sistema digestivo mais saudável.

4. Reduz o risco de obesidade e diabetes tipo 2

Um estudo afirma que, na verdade, considera-se que o leite com alto teor de gordura reduz o risco de obesidade. Outro estudo descobriu que pessoas que consumiam regularmente leite com alto teor de gordura tinham menos gordura na barriga, menor inflamação e níveis mais baixos de triglicerídeos. Na verdade, o hábito de consumir leite com alto teor de gordura também aumenta a sensibilidade à insulina e reduz o risco de diabetes tipo 2 em 62%.

5. Manter a função nervosa

O cálcio nos laticínios não é bom apenas para os ossos, mas também mantém a função nervosa e muscular. O cálcio também desempenha um papel importante para que o processo de coagulação do sangue corra bem. Leia também: Estes são os tipos de iogurte adequados para lanches saudáveis

O risco de consumir produtos lácteos

Consumir laticínios pode desencadear acne Por trás dos benefícios são abundantes, consumir laticínios não é isento de riscos. Aqui estão algumas condições que podem surgir devido aos produtos lácteos.

• A pele fica mais sujeita a erupções

Quando você consome leite e outros laticínios, seu corpo é acionado para liberar insulina e uma proteína chamada IGF-1. Ambas as substâncias apresentam risco de desencadear acne na pele.

• Aumenta o risco de certos tipos de câncer

A insulina e a proteína IGF-1 em quantidades muito altas também podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de próstata. No entanto, deve-se notar que a relação entre laticínios e câncer é complexa. Por outro lado, o consumo de leite e seus produtos processados ​​também reduz o risco de uma pessoa desenvolver câncer colorretal.

• Desencadear doenças cardíacas

Os produtos lácteos, especialmente o queijo, contêm uma boa quantidade de gordura saturada e colesterol. Portanto, se consumidos em excesso, esses produtos podem desencadear o bloqueio dos vasos sanguíneos, o que pode aumentar o risco de doenças cardíacas.

• Causa indigestão

Em pessoas com intolerância à lactose, o consumo de laticínios pode desencadear vários distúrbios digestivos, como dor de estômago, diarreia e gases.

• Aumenta o risco de diabetes tipo 1

O consumo excessivo de laticínios em idade precoce aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 1. Enquanto isso, o número de pessoas com diabetes tipo 1 em bebês que não consomem leite de vaca pelo menos nos primeiros três meses de vida é de 30 % mais baixo em comparação com crianças que consumiram leite de vaca desde tenra idade. [[artigo relacionado]] Por trás dos benefícios e riscos de consumir laticínios, uma coisa com a qual você precisa conviver é consumi-los com moderação. Mesmo ao misturá-lo com outros alimentos, certifique-se de que a alimentação seja balanceada, sem muito açúcar e sal que podem desencadear doenças. Para discutir melhor os benefícios e riscos para a saúde dos produtos lácteos, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.